Buscar

REVISÃO PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA

Prévia do material em texto

REVISÃO PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA
 01 – O que é Construtivismo? 
Nada está pronto, acabado. O conhecimento é um processo construído pelo indivíduo através da interação com o meio. 
02 – Caracterize as fases dos desenhos na visão de Georges Henri Luquet e Viktor Lowenfeld. Para Henri Luquet 
1. 2 a 3 anos – Realismo fortuito = Analogia entre o traço e objeto, dando nome/sem querer. 
2. 3 a 4 anos – Realismo malsucedido = A criança aprende a representar, há fracassos e sucessos; badameco girino e badameco. 
3. 4 a 8 anos – Realismo intelectual = A criança desenha o que sabe e não o que vê; transparência/plano deitado/rebatimento. 
4. 9 a 12 anos – Realismo visual = A criança desenha o que vê/perda da espontaneidade para desenhar. 
Para Viktor Lowenfeld 
1. 2 a 4 anos – Garatujas = São 4 tipos: 
a) Desordenadas – rabiscos que não respeitam o limite do papel, saem da folha, a criança risca a base onde está a folha; 
b) Controladas – os riscos não saem mais da folha, a criança respeita o limite do papel; 
c) Nomeadas – a criança começa a tirar o lápis do papel, dando nome aos riscos que faz na folha; 
d) Diagramadas – traços e linhas se interligam, formando uma espécie de mosaico ou mandala. 
2. 4 a 7 anos – É o início da representação da figura humana; há justaposição dos elementos desenhados sem a presença da linha de chão. 
3. 7 a 9 anos – É o aparecimento da linha de base (3 tipos), possibilitando maior coordenação no desenho: 
a) Objetos no chão e objetos no céu, 
b) Há exageros e omissões 
c) Utilização de planos deitado e dos raios-X. 
4. 9 a 12 anos – É a preocupação com a perspectiva, profundidade, sobreposição, detalhes e pormenores, desenhos satíricos; a criança desenha por opção e muitas vezes não desenha mais pela perda da espontaneidade. 
03 – Explique as fases do desenvolvimento de Piaget. 
· estádio sensório-motor (0 a 2 anos) = atos e ações reflexas, inatas e automáticas (sucção, preensão) no início, um sujeito passivo que constrói esquemas simples que funcionam isoladamente de maneira circular e repetitiva (pegar, olhar, bater, sugar). E é composto por seis subestádios: 
1º Substágio - 0 a 1 mês = Exercício dos reflexos, Esquemas simples e Atividade reflexa. 
2º Substágio - 1 a 4 meses = Reação circular primária, primeiras diferenciações. 
3º Substágio - 4 a 8 meses = Reação circular secundária, reprodução de eventos interessantes. 
4º Substágio - 8 a 12 meses = Noção de objeto permanente, coordenação de esquemas, nascimento da inteligência. 
5º Substágio - 12 a 18 meses = Reação circular terciária, Invenção de novos meios. 
6º Substágio - 18 a 24 meses = Fase de transição e Representação. 
· estádio pré-operatório (2 a 6 anos) = Esse período é marcado pela passagem da inteligência sensório-motora ou prática para a inteligência representativa, a criança se torna apta para representar objetos e eventos. 
· estádio operatório concreto (7 a 11 anos) = A característica principal desse estádio é que o pensamento deixa de ser pré-lógico e passa a ser operatório, a criança tem a capacidade cognitiva de coordenar diferentes pontos de vista de maneira lógica, expressando ações cognitivas mais elaboradas. 
· estádio operatório formal (12 a 15 anos) = Na adolescência, essa limitação deixa de existir e o sujeito é capaz de formar esquemas conceituais abstratos (amor, justiça, saudade) e realizar operações mentais de acordo com uma lógica formal mais sofisticada em termos de conteúdo e flexibilidade de raciocínio. É capaz de discutir sobre valores morais dos pais, construir seus próprios valores, adquirindo autonomia, é capaz de levantar hipóteses e expressar proposições para depois testá‐las e refletir sobre seus próprios pensamentos, buscando justificativas lógicas para seus julgamentos, é a construção de sua identidade. 
04 – Explique as fases do desenvolvimento moral. 
a) Anomia - 0 a 2 anos = Não há consciência da regra pelo bebê, existe a repetição e a formação de hábitos, as regras fazem parte da vida da criança de forma indireta; 
b) Heteronomia – 2 a 6 anos = Há consciência de regra, a criança é heterônoma, mas governada por outra, por uma autoridade externa (baseada da dor moral/física); 
c) Semiautonomia – 7 a 11 anos = Início autonomia moral, ainda depende das regras do meio para se organizar, mais instáveis e frágeis. 
Autonomia – 12 a 15 anos = Construção da autonomia moral, obedece às regras, busca forma de adequação as suas necessidades, sem modifica-las. A criança/adolescente assume a responsabilidade e consequências de suas escolhas. 
05 – Explique o processo da construção do conhecimento na visão de Piaget. 
Na visão de Piaget o conhecimento é construído através da interação entre sujeito-meio e objeto, ou seja: inteiração com o meio físico e o meio social, este processo de construção do conhecimento denominado aprendizagem. 
06 – Explique as correntes da inteligência. 
Inatismo - a inteligência é vista principalmente como resultante de nossa carga genética e hereditária. Como um dom, algo que já estaria predeterminado biologicamente quando nascemos. A inteligência, então, iria se manifestar à medida que o sujeito crescesse, com base nos processos de maturação orgânica, de modo que as influências do meio seriam minimamente relevantes. 
Empirismo - contrário à concepção inatista, o foco recai especificamente sobre as experiências e influências do ambiente em relação aos sujeitos. Os indivíduos nasceriam como uma tábula rasa, como uma folha de papel em branco, e sua inteligência seria resultante das estimulações recebidas e das aprendizagens realizadas no meio em que ele viver. determinismo é conhecido positivismo lógico e favoreceu o desenvolvimento das ciências. 
Interacionismo - Piaget filia-se à terceira perspectiva e questiona as duas anteriores. A inteligência é produto das sucessivas e infinitas construções do sujeito sobre o ambiente, nem se trata de uma maturação ou desenvolvimento puros nem de uma aprendizagem dominante, mas de uma relação interdependente entre ambos – desenvolvimento e aprendizagem.

Continue navegando

Outros materiais