Logo Passei Direto
Buscar

Nutrição Profissão e Carreira atividade de autoaprendizagem 2 tentativa 3

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A luta pela regulamentação da profissão, por sua vez, teve seu desfecho positivo apenas em 24 de abril de __________________, quando foi sancionada a Lei no. 5.276, dispondo sobre a profissão de nutricionista, regulamentando o seu exercício e dando outras providências.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima.
0. 1966.
1. 1970.
2. 1967.
3. 1969.
4. 1968.

Em relação ao processo de formação do nutricionista brasileiro, idealizado pela primeira geração de médicos nutrólogos, seu início ocorreu na década de 1940, quando foram criados os quatro primeiros cursos do país.
Assinale a alternativa que não condiz corretamente com o processo de formação do nutricionista.
0. A partir de 1952 teve início o Curso de Dietistas da Universidade do Brasil (atual Curso de Graduação em Nutrição do Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ).
1. Em 1944, foi criado o Curso de Nutricionistas da Escola Técnica de Assistência Social Cecy Dodsworth (atual Curso de Graduação em Nutrição da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ).
2. Em 1943 foi criado o Curso de Nutricionistas do Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS) (atual Curso de Graduação em Nutrição da Universidade do Rio de Janeiro - UNI-RIO).
3. O primeiro curso para formação de nutricionistas foi criado, em 1939, no Instituto de Higiene de São Paulo.
4. Em 1940, tiveram início os cursos técnicos do Serviço Central de Alimentação do Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários (IAPI).

A formação do nutricionista se confunde com a formação de profissionais para o mercado de trabalho em saúde, constituindo uma etapa da formação do mercado capitalista de um modo geral. A prática do nutricionista, na sua origem, foi estruturada a partir da dietética, como parte de uma prática da enfermagem nos cuidados do paciente.
A respeito do processo de formação do nutricionista assinale a alternativa correta:
O desenvolvimento da profissão no Brasil esteve, desde o seu nascimento, vinculada às políticas do Estado, entre as quais, destacam-se, a criação, em 1940, do Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS), e a implementação do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), em 1976.
Em 1946 tiveram início os cursos superiores do Serviço Central de Alimentação do Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários (IAPI), os quais deram origem, no mesmo ano, ao Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS).
O processo de formação do nutricionista brasileiro, idealizado pela primeira geração de médicos nutrólogos, teve seu início na década de 1950, quando foram criados os três primeiros cursos do país.
A necessidade de promover a educação alimentar da população, bem como de contar com técnicos para a execução das várias atividades necessárias ao setor, esbarrava com o excesso de pessoal.
A profissão da nutrição surge dentro do setor da educação, tendo como objeto de trabalho a alimentação do homem no seu plano coletivo.
0.
1.
2.
3.
4.

O processo de criação da Nutrição aqui no Brasil foi concluído em 4 fases, entre elas a __________________ (1985 a 2000). Substituição do nome FEBRAN por Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), em 8 de junho de 1990. Aprovada a Lei n° 8.234, de 17 de setembro de 1991, que tinha como objetivo estabelecer o campo de atuação do nutricionista, as atividades privativas deste profissional e os instrumentos legais para sua identificação, reforçando o papel dos Conselhos como órgãos fiscalizadores do exercício legal da profissão.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima.
0. Consolidação da profissão.
1. Emergência.
2. Reprodução ampliada.
3. Evolução da profissão.
4. Aumento do número de cursos.

No cenário internacional, no início da década de 1970 assistiu-se a um contexto de crise do capitalismo, em que a questão da fome mundial ressurgiu com maior intensidade a partir da controvertida crise mundial de alimentos.
Em relação consolidação do nutricionista no Brasil, assinale a alternativa que não está corretamente relacionada ao tema:
0. No Brasil, surgem o I e o II Planos Nacionais de Desenvolvimento (PNDs), incorporando ao planejamento econômico instrumentos de políticas sociais.
1. Sob a tutela do Inan, em fevereiro de 1976 foi instituído o II Programa Nacional de Alimentação e Nutrição (II Pronan), que deveria ter duração coincidente com o II PND (1975-1979).
2. No Brasil, a degradação das condições de vida das massas trabalhadoras excluídas do processo de crescimento econômico foi atestada por vários estudos, particularmente pelo Estudo Nacional de Despesas Familiares (Endef), realizado em 1974/1975.
3. Organismos internacionais como a OMS, a FAO e o Unicef passaram a defender a necessidade da incorporação do planejamento nutricional ao planejamento econômico dos países do Terceiro Mundo, em particular dos países latino-americanos.
4. Com a instituição do II Pronan, outro médico pernambucano voltava a ocupar o posto mais elevado da principal agência pública do campo da Nutrição no Brasil: Josué de castro, que presidiu o Inan no período de 1974 a 1984.

A preocupação com a questão da alimentação e nutrição da população mundial (dentro de uma abordagem do coletivo) teve início com o desenrolar da (o)_____________________. Um primeiro indício. Desta preocupação foi a realização, em 1941, da National Nutrition Conference for Defense (conhecida como a Conferência de Washington), convocada pelo Presidente Roosevelt.
Ocultar opções de resposta
0. Segunda Guerra mundial.
1. Guerra dos farrapos.
2. Guerra fria.
3. Primeira Guerra Mundial.
4. Guerra do Paraguai.

Ao se tentar traçar as raízes da profissão de Dietista/Nutricionista no mundo, surgem várias vertentes. O registro mais antigo em Nutrição é feito no _______________, levantado no "Centro de Classificação Profissional e Ocupações Técnicas" em que aponta a atuação de Irmãs da Ordem de Ursulinas em Quebec (1670), depois em Ontário (1867), no ensino da Economia Doméstica. O primeiro curso universitário de formação de dietistas data de 1902 na Universidade de _______________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
0. Brasil, UFRJ.
1. Canadá, Toronto.
2. EUA, Stanford.
3. Brasil, USP.
4. EUA, Havard.

O Campo da Nutrição é um fenômeno relativamente recente, característico do início do século XX. Entretanto, o estudo da ciência foi estimulado a partir da revolução industrial europeia, ocorrida no século XVIII, e desencadearam-se entre 1914 e 1918, quando ocorreu a Primeira Guerra Mundial.
Em relação as fases de criação da nutrição assinale a alternativa correta.
0. Na fase de consolidação da Profissão que se deu entre os anos de 1960 a 1985 – Houve uma ampliação do número de cursos e da duração (3 anos), de nutricionistas, de áreas de atuação e uma grande luta para regulamentação da profissão.
1. Na fase de evolução da Profissão que se deu 1976 a 1984, foi instituído o 1° Programa Nacional de Alimentação e Nutrição (PRONAN), desenvolvido pela Associação Brasileira de Nutrição.
2. A fase de emergência deu início em 1949, onde aconteceu o primeiro curso de Nutrição, na Universidade de São Paulo, com duração de 3 anos em tempo integral.
3. Na fase de consolidação da Profissão que se deu entre os anos de 1960 a 1985, foram criadas ações da Associação Brasileira de Nutrição (ABN) para regulamentar a profissão e criar os Conselhos Federal e Regionais.
4. Na fase de reprodução ampliada (1985 a 2000) houve a Substituição do nome FEBRAN por Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), em 8 de junho de 1990. Aprovada a Lei n° 8.234, de 17 de setembro de 1991.

A luta pelo reconhecimento do curso de nutricionista como de nível superior teve seu início por volta de 1952, quando não só os cursos até então existentes como também a ABN começaram a encaminhar ao Ministério da Educação os primeiros pedidos de reconhecimento.
Assinale a alternativa correta a respeito dos cursos de nutrição no Brasil.
0. Em 1954, houve a criação dos primeiros curso de Nutrição, na Universidade do Rio de Janeiro.
1. Entre os anos de 1960/1985 houve a ampliação do número de cursos de nutrição; regulamentação da profissão.
2. O CEF estabeleceu o currículo mínimo e fixou a duração de quatro anos para a formação de nutricionistas, a nível nacional.
3. A luta pela regulamentação da profissão, teve seu desfecho positivo apenas em 24 de abril de 1967, quando foi sancionada a Lei nº 5.276, dispondo sobre a profissão de nutricionista.
4. Através do Parecer nº 295, de 19 de outubro de 1990, o então Conselho Federal de Educação (CEF) reconheceu os Cursos de Nutricionistas como de nível superior.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A luta pela regulamentação da profissão, por sua vez, teve seu desfecho positivo apenas em 24 de abril de __________________, quando foi sancionada a Lei no. 5.276, dispondo sobre a profissão de nutricionista, regulamentando o seu exercício e dando outras providências.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima.
0. 1966.
1. 1970.
2. 1967.
3. 1969.
4. 1968.

Em relação ao processo de formação do nutricionista brasileiro, idealizado pela primeira geração de médicos nutrólogos, seu início ocorreu na década de 1940, quando foram criados os quatro primeiros cursos do país.
Assinale a alternativa que não condiz corretamente com o processo de formação do nutricionista.
0. A partir de 1952 teve início o Curso de Dietistas da Universidade do Brasil (atual Curso de Graduação em Nutrição do Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ).
1. Em 1944, foi criado o Curso de Nutricionistas da Escola Técnica de Assistência Social Cecy Dodsworth (atual Curso de Graduação em Nutrição da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ).
2. Em 1943 foi criado o Curso de Nutricionistas do Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS) (atual Curso de Graduação em Nutrição da Universidade do Rio de Janeiro - UNI-RIO).
3. O primeiro curso para formação de nutricionistas foi criado, em 1939, no Instituto de Higiene de São Paulo.
4. Em 1940, tiveram início os cursos técnicos do Serviço Central de Alimentação do Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários (IAPI).

A formação do nutricionista se confunde com a formação de profissionais para o mercado de trabalho em saúde, constituindo uma etapa da formação do mercado capitalista de um modo geral. A prática do nutricionista, na sua origem, foi estruturada a partir da dietética, como parte de uma prática da enfermagem nos cuidados do paciente.
A respeito do processo de formação do nutricionista assinale a alternativa correta:
O desenvolvimento da profissão no Brasil esteve, desde o seu nascimento, vinculada às políticas do Estado, entre as quais, destacam-se, a criação, em 1940, do Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS), e a implementação do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), em 1976.
Em 1946 tiveram início os cursos superiores do Serviço Central de Alimentação do Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários (IAPI), os quais deram origem, no mesmo ano, ao Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS).
O processo de formação do nutricionista brasileiro, idealizado pela primeira geração de médicos nutrólogos, teve seu início na década de 1950, quando foram criados os três primeiros cursos do país.
A necessidade de promover a educação alimentar da população, bem como de contar com técnicos para a execução das várias atividades necessárias ao setor, esbarrava com o excesso de pessoal.
A profissão da nutrição surge dentro do setor da educação, tendo como objeto de trabalho a alimentação do homem no seu plano coletivo.
0.
1.
2.
3.
4.

O processo de criação da Nutrição aqui no Brasil foi concluído em 4 fases, entre elas a __________________ (1985 a 2000). Substituição do nome FEBRAN por Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), em 8 de junho de 1990. Aprovada a Lei n° 8.234, de 17 de setembro de 1991, que tinha como objetivo estabelecer o campo de atuação do nutricionista, as atividades privativas deste profissional e os instrumentos legais para sua identificação, reforçando o papel dos Conselhos como órgãos fiscalizadores do exercício legal da profissão.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima.
0. Consolidação da profissão.
1. Emergência.
2. Reprodução ampliada.
3. Evolução da profissão.
4. Aumento do número de cursos.

No cenário internacional, no início da década de 1970 assistiu-se a um contexto de crise do capitalismo, em que a questão da fome mundial ressurgiu com maior intensidade a partir da controvertida crise mundial de alimentos.
Em relação consolidação do nutricionista no Brasil, assinale a alternativa que não está corretamente relacionada ao tema:
0. No Brasil, surgem o I e o II Planos Nacionais de Desenvolvimento (PNDs), incorporando ao planejamento econômico instrumentos de políticas sociais.
1. Sob a tutela do Inan, em fevereiro de 1976 foi instituído o II Programa Nacional de Alimentação e Nutrição (II Pronan), que deveria ter duração coincidente com o II PND (1975-1979).
2. No Brasil, a degradação das condições de vida das massas trabalhadoras excluídas do processo de crescimento econômico foi atestada por vários estudos, particularmente pelo Estudo Nacional de Despesas Familiares (Endef), realizado em 1974/1975.
3. Organismos internacionais como a OMS, a FAO e o Unicef passaram a defender a necessidade da incorporação do planejamento nutricional ao planejamento econômico dos países do Terceiro Mundo, em particular dos países latino-americanos.
4. Com a instituição do II Pronan, outro médico pernambucano voltava a ocupar o posto mais elevado da principal agência pública do campo da Nutrição no Brasil: Josué de castro, que presidiu o Inan no período de 1974 a 1984.

A preocupação com a questão da alimentação e nutrição da população mundial (dentro de uma abordagem do coletivo) teve início com o desenrolar da (o)_____________________. Um primeiro indício. Desta preocupação foi a realização, em 1941, da National Nutrition Conference for Defense (conhecida como a Conferência de Washington), convocada pelo Presidente Roosevelt.
Ocultar opções de resposta
0. Segunda Guerra mundial.
1. Guerra dos farrapos.
2. Guerra fria.
3. Primeira Guerra Mundial.
4. Guerra do Paraguai.

Ao se tentar traçar as raízes da profissão de Dietista/Nutricionista no mundo, surgem várias vertentes. O registro mais antigo em Nutrição é feito no _______________, levantado no "Centro de Classificação Profissional e Ocupações Técnicas" em que aponta a atuação de Irmãs da Ordem de Ursulinas em Quebec (1670), depois em Ontário (1867), no ensino da Economia Doméstica. O primeiro curso universitário de formação de dietistas data de 1902 na Universidade de _______________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
0. Brasil, UFRJ.
1. Canadá, Toronto.
2. EUA, Stanford.
3. Brasil, USP.
4. EUA, Havard.

O Campo da Nutrição é um fenômeno relativamente recente, característico do início do século XX. Entretanto, o estudo da ciência foi estimulado a partir da revolução industrial europeia, ocorrida no século XVIII, e desencadearam-se entre 1914 e 1918, quando ocorreu a Primeira Guerra Mundial.
Em relação as fases de criação da nutrição assinale a alternativa correta.
0. Na fase de consolidação da Profissão que se deu entre os anos de 1960 a 1985 – Houve uma ampliação do número de cursos e da duração (3 anos), de nutricionistas, de áreas de atuação e uma grande luta para regulamentação da profissão.
1. Na fase de evolução da Profissão que se deu 1976 a 1984, foi instituído o 1° Programa Nacional de Alimentação e Nutrição (PRONAN), desenvolvido pela Associação Brasileira de Nutrição.
2. A fase de emergência deu início em 1949, onde aconteceu o primeiro curso de Nutrição, na Universidade de São Paulo, com duração de 3 anos em tempo integral.
3. Na fase de consolidação da Profissão que se deu entre os anos de 1960 a 1985, foram criadas ações da Associação Brasileira de Nutrição (ABN) para regulamentar a profissão e criar os Conselhos Federal e Regionais.
4. Na fase de reprodução ampliada (1985 a 2000) houve a Substituição do nome FEBRAN por Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), em 8 de junho de 1990. Aprovada a Lei n° 8.234, de 17 de setembro de 1991.

A luta pelo reconhecimento do curso de nutricionista como de nível superior teve seu início por volta de 1952, quando não só os cursos até então existentes como também a ABN começaram a encaminhar ao Ministério da Educação os primeiros pedidos de reconhecimento.
Assinale a alternativa correta a respeito dos cursos de nutrição no Brasil.
0. Em 1954, houve a criação dos primeiros curso de Nutrição, na Universidade do Rio de Janeiro.
1. Entre os anos de 1960/1985 houve a ampliação do número de cursos de nutrição; regulamentação da profissão.
2. O CEF estabeleceu o currículo mínimo e fixou a duração de quatro anos para a formação de nutricionistas, a nível nacional.
3. A luta pela regulamentação da profissão, teve seu desfecho positivo apenas em 24 de abril de 1967, quando foi sancionada a Lei nº 5.276, dispondo sobre a profissão de nutricionista.
4. Através do Parecer nº 295, de 19 de outubro de 1990, o então Conselho Federal de Educação (CEF) reconheceu os Cursos de Nutricionistas como de nível superior.

Prévia do material em texto

Módulo E - 92443 . 7 - Nutrição: Profissão e Carreira - D.20221.E
Atividade de Autoaprendizagem 2
Tentativa 3 
Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
/0
A luta pela regulamentação da profissão, por sua vez, teve seu desfecho positivo apenas em 24 de abril de __________________, quando foi sancionada a Lei no. 5.276, dispondo sobre a profissão de nutricionista, regulamentando o seu exercício e dando outras providências. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima.
Ocultar opções de resposta 
0. 
1966.
1. 
1970.
2. 
1967.
Resposta correta
3. 
1969.
4. 
1968.
2. Pergunta 2
/0
 Em relação ao processo de formação do nutricionista brasileiro, idealizado pela primeira geração de médicos nutrólogos, seu início ocorreu na década de 1940, quando foram criados os quatro primeiros cursos do país. Assinale a alternativa que não condiz corretamente com o processo de formação do nutricionista.
Ocultar opções de resposta 
0. 
A partir de 1952 teve início o Curso de Dietistas da Universidade do Brasil (atual Curso de Graduação em Nutrição do Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ). 
Resposta correta
1. 
Em 1944, foi criado o Curso de Nutricionistas da Escola Técnica de Assistência Social Cecy Dodsworth (atual Curso de Graduação em Nutrição da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ).
2. 
Em 1943 foi criado o Curso de Nutricionistas do Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS) (atual Curso de Graduação em Nutrição da Universidade do Rio de Janeiro - UNI-RIO).
3. 
O primeiro curso para formação de nutricionistas foi criado, em 1939, no Instituto de Higiene de São Paulo.
4. 
Em 1940, tiveram início os cursos técnicos do Serviço Central de Alimentação do Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários (IAPI).
3. Pergunta 3
/0
A formação do nutricionista se confunde com a formação de profissionais para o mercado de trabalho em saúde, constituindo uma etapa da formação do mercado capitalista de um modo geral. A prática do nutricionista, na sua origem, foi estruturada a partir da dietética, como parte de uma prática da enfermagem nos cuidados do paciente. A respeito do processo de formação do nutricionista assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
0. 
O desenvolvimento da profissão no Brasil esteve, desde o seu nascimento, vinculada às políticas do Estado, entre as quais, destacam-se, a criação, em 1940, do Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS), e a implementação do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), em 1976.
Resposta correta
1. 
O processo de formação do nutricionista brasileiro, idealizado pela primeira geração de médicos nutrólogos, teve seu início na década de 1950, quando foram criados os três primeiros cursos do país.
2. 
Em 1946 tiveram início os cursos superiores do Serviço Central de Alimentação do Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários (IAPI), os quais deram origem, no mesmo ano, ao Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS).
3. 
A profissão da nutrição surge dentro do setor da educação, tendo como objeto de trabalho a alimentação do homem no seu plano coletivo.
4. 
A necessidade de promover a educação alimentar da população, bem como de contar com técnicos para a execução das várias atividades necessárias ao setor, esbarrava com o excesso de pessoal.
4. Pergunta 4
/0
O processo de criação da Nutrição aqui no Brasil foi concluído em 4 fases, entre elas a ____________________ (1985 a 2000). Substituição do nome FEBRAN por Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), em 8 de junho de 1990. Aprovada a Lei n° 8.234, de 17 de setembro de 1991, que tinha como objetivo estabelecer o campo de atuação do nutricionista, as atividades privativas deste profissional e os instrumentos legais para sua identificação, reforçando o papel dos Conselhos como órgãos fiscalizadores do exercício legal da profissão.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima.
Ocultar opções de resposta 
0. 
Consolidação da profissão.
1. 
Emergência.
2. 
Reprodução ampliada.
Resposta correta
3. 
 Evolução da profissão.
4. 
Aumento do número de cursos.
5. Pergunta 5
/0
No cenário internacional, no início da década de 1970 assistiu-se a um contexto de crise do capitalismo, em que a questão da fome mundial ressurgiu com maior intensidade a partir da controvertida crise mundial de alimentos. Em relação consolidação do nutricionista no Brasil,assinale a alternativa que nção está corretamente relacionada ao tema:
Ocultar opções de resposta 
0. 
No Brasil, surgem o I e o II Planos Nacionais de Desenvolvimento (PNDs), incorporando ao planejamento econômico instrumentos de políticas sociais.
1. 
Sob a tutela do Inan, em fevereiro de 1976 foi instituído o II Programa Nacional de Alimentação e Nutrição (II Pronan), que deveria ter duração coincidente com o II PND (1975-1979).
2. 
No Brasil, a degradação das condições de vida das massas trabalhadoras excluídas do processo de crescimento econômico foi atestada por vários estudos, particularmente pelo Estudo Nacional de Despesas Familiares (Endef ), realizado em 1974/ 1975.
3. 
Organismos internacionais como a OMS, a FAO e o Unicef passaram a defender a necessidade da incorporação do planejamento nutricional ao planejamento econômico dos países do Terceiro Mundo, em particular dos países latino-americanos.  
4. 
Com a instituição do II Pronan, outro médico pernambucano voltava a ocupar o posto mais elevado da principal agência pública do campo da Nutrição no Brasil: Josué de castro, que presidiu o Inan no período de 1974 a 1984.
Resposta correta
6. Pergunta 6
/0
A preocupação com a questão da alimentação e nutrição da população mundial (dentro de uma abordagem do coletivo) teve início com o desenrolar da (o)_____________________-. Um primeiro indício.Desta preocupação foi a realização, em 1941, da National Nutrition Conference for Defense (conhecida como a Conferência de Washington),convocada pelo Presidente Roosevelt.
Ocultar opções de resposta 
0. 
Segunda Guerra mundial.
Resposta correta
1. 
Guerra dos farrapos.
2. 
Guerra fria.
3. 
Primeira Guerra Mundial.
4. 
Guerra do Paraguai.
7. Pergunta 7
/0
A luta pelo reconhecimento do curso de nutricionista como sendo de nível superior teve seu início por volta de 1952, quando não só os cursos até então existentes como também a ABN, começaram a encaminhar ao Ministério da Educação os primeiros pedidos de reconhecimento. Sobre a nutrição, assinale a alternativa que não contempla o tema.
Ocultar opções de resposta 
0. 
II PRONAN consistia em estimular o processo de formação e capacitação de recursos humanos em Nutrição, dada a inserção do nutricionista no PAT, entre 1975 a 1981.
1. 
Luta pela regulamentação da profissão, por sua vez, teve seu desfecho positivo apenas em 24 de abril de 1967, quando foi sancionada a Lei no. 5.276.
2. 
A luta pela regulamentação da profissão, por sua vez, teve seu desfecho positivo apenas em 24 de abril de 1967, quando foi sancionada a Lei no. 5.276.
3. 
Parecer no. 265, de 19 de outubro de 1962, o então Conselho Federal de Educação (CFE) reconheceu os Cursos de Nutricionistas como de nível superior, estabeleceu o primeiro currículo mínimo e fixou a duração de três anos para a formação de nutricionistas, a nível nacional.
4. 
A FEBRAN foi criada para substituir a Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), em 8 de junho de 1990, pela Lei nº 8234, de 17 de setembro de 1991.
Resposta correta
8. Pergunta 8
/0
Ao se tentar traçar as raízes da profissão de Dietista/Nutricionista no mundo, surgem várias vertentes. O registro mais antigo em Nutrição é feito no _______________, levantado no "Centro de Classificação Profissional e Ocupações Técnicas" em que aponta a atuação de Irmãs da Ordem de Ursulinas em Quebec (1670), depois em Ontário (1867), no ensino da Economia Doméstica. O primeiro curso universitário de formação de dietistas data de 1902 na Universidade de _______________. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Ocultar opções de resposta 
0. 
Brasil, UFRJ.
1.Canadá, Toronto.
Resposta correta
2. 
EUA, Stanford.
3. 
Brasil, USP.
4. 
EUA, Havard.
9. Pergunta 9
/0
O Campo da Nutrição é um fenômeno relativamente recente, característico do início do século XX. Entretanto, o estudo da ciência foi estimulado a partir da revolução industrial europeia, ocorrida no século XVIII, e desencadearam-se entre 1914 e 1918, quando ocorreu a Primeira Guerra Mundial. Em relação as fases de criação da nutrição assinale a alternativa correta.
Ocultar opções de resposta 
0. 
Na fase de consolidação da Profissão que se deu entre os anos de 1960 a 1985 – Houve uma ampliação do número de cursos e da duração (3 anos), de nutricionistas, de áreas de atuação e uma grande luta para regulamentação da profissão.
1. 
Na fase de evolução da Profissão que se deu 1976 a 1984,foi instituído o 1° Programa Nacional de Alimentação e Nutrição (PRONAN), desenvolvido pela Associação Brasileira de Nutrição.
2. 
A fase de emergência deu início em 1949, onde aconteceu o primeiro curso de Nutrição, na Universidade de São Paulo, com duração de 3 anos em tempo integral.
3. 
Na fase de consolidação da Profissão que se deu entre os anos de 1960 a 1985, foram criadas ações da Associação Brasileira de Nutrição (ABN) para regulamentar a profissão e criar os Conselhos Federal e Regionais.
4. 
 Na fase de reprodução ampliada (1985 a 2000) houve a Substituição do nome FEBRAN por Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), em 8 de junho de 1990. Aprovada a Lei n° 8.234, de 17 de setembro de 1991.
Resposta correta
10. Pergunta 10
/0
A luta pelo reconhecimento do curso de nutricionista como de nível superior teve seu início por volta de 1952, quando não só os cursos até então existentes como também a ABN começaram a encaminhar ao Ministério da Educação os primeiros pedidos de reconhecimento. Assinale a alternativa correta a respeito dos cursos de nutrição no Brasil.
Ocultar opções de resposta 
0. 
Em 1954, houve a criação dos primeiros curso de Nutrição, na Universidade do Rio de Janeiro.
1. 
Entre os anos de 1960/1985 houve a ampliação do número de cursos de nutrição; regulamentação da profissão.
2. 
O CEF estabeleceu o currículo mínimo e fixou a duração de quatro anos para a formação de nutricionistas, a nível nacional.
3. 
A luta pela regulamentação da profissão, teve seu desfecho positivo apenas em 24 de abril de 1967, quando foi sancionada a Lei nº 5.276, dispondo sobre a profissão de nutricionista.
Resposta correta
4. Através do Parecer nº 295, de 19 de outubro de 1990, o então Conselho Federal de Educação (CEF) reconheceu os Cursos de Nutricionistas como de nível superior.

Mais conteúdos dessa disciplina