Buscar

trabalho de fisico quimica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU
DISCIPLINA: FÍSICO-QUIMICA
 
ATIVIDADE
CONTEXTUALIZADA
1.Como era a indústria do século XIX na parte de eficiência produtiva?
Apesar de que novas fontes de energia com custo mais baixo terem sido incorporadas ao processo produtivo e ampliarem, no século XIX, a capacidade das fábricas, tais como o petróleo e a energia elétrica, e o uso de novas matérias-primas, como o aço, permitiram o surgimento de novas máquinas, porém o rendimento produtivo, ainda necessitava de uma reorganização, com o objetivo de reduzir custo e tempo de produção. Nesta época os trabalhos de Taylor e o Ford se destacaram na racionalização do trabalho.
O taylorismo teve a premissa de elevar a produção industrial no menor tempo possível, segmentando as etapas da produção, aonde cada operário fica responsável por apenas uma atividade, evitando perda de tempo com movimentos desnecessários. Os treinamentos deveriam ser realizados segundo métodos científicos e atividades planejadas na medida em que fossem identificados os melhores perfis para cada função específica. Também a introdução da gerência de produção, responsável pelo planejamento racional com base em métodos concretos e pelo controle dos trabalhadores. 
O Fordismo incrementou a linha de montagem com esteira, inicialmente nas montadora Ford, com trabalho especializado em uma atividade específica e controle de qualidade no final do processo produtivo.
2. Qual o papel da tecnologia dentro do contexto empresarial
A tecnologia nas empresas se tornou imprescindível para superar os desafios do mercado moderno e para prosperar diante de um grau cada vez mais elevado de competitividade num mundo globalizado, sendo imprescindível tanto na produção, como comercialização, divulgação dos produtos.
Devido a popularização da internet e acesso facilitado aos dispositivos e recursos digitais, os negócios conseguiram chegar ao público mais facilmente, podendo com um simples aplicativo, fazer pesquisas de preços, ou de produtos em poucos minutos, em detrimento aos meios tradicionais.
Com esse novo contexto, a competitividade das organizações aumentaram de maneira exponencial, com a qualidade da comunicação, do atendimento e das ofertas sendo cada vez mais decisiva para a conquista do público.
Hoje a infraestrutura dos negócios é cada vez mais dependente da tecnologia, pois só ela é capaz de viabilizar um nível gerencial e de operações mais robusto, dinâmico e automatizado. As possibilidades são imensas, e vão desde a realização automática de determinadas tarefas, até relatórios que guiam melhor certas decisões, portabilidade para o trabalho remoto, integração de diferentes equipes, criação de fluxos de ações, e assim por diante.
Os setores de TI passaram a ocupar um papel de protagonismo, deixando de oferecer um suporte pontual para sistemas e infraestruturas tecnológicas para promover inovações realmente alinhadas às estratégias e metas dos negócios.
Devido à pandemia da COVID-19, muitas organizações aderiram ao trabalho remoto, automatizando muitas de suas operações e a se preocupar ainda mais com a experiência digital de seus consumidores, tais como os serviços disponibilizados em nuvem, recursos de Inteligência Artificial.
 	
3. Comente sobre a relação homem máquina na indústria atual
Atualmente, com a relação está mais para homem com a máquina, graças a indústria 4.0. A automação de processos está atrelada à utilização de robôs na execução de tarefas da rotina produtiva, antes exercidas por pessoas. Enquanto os robôs agilizam e trabalham sem interrupções em tarefas como encaixotar, parafusar, pegar e colocar, etc; os profissionais humanos podem ocupar melhores posições dentro das indústrias. Assim, há uma valorização da mão de obra humana em atividades que não são substituíveis, como, por exemplo, fazer a programação, TI, gerenciamento.  
A tecnologia é uma aliada e não uma inimiga. Há uma relação quase simbiótica entre homens e máquinas, sobretudo se falarmos de um aspecto social e de produção.
Hoje, moldamos a atividade humana para que empregos sejam criados em harmonia com o apoio tecnológico. Novas funções surgiram e continuarão a surgir. A educação precisa mudar muito para acompanhar essa realidade de forma totalmente produtiva. Precisamos formar profissionais de um modo mais eficiente e mais conectado às reais necessidades das cadeias produtivas e de geração de conhecimento. O presente já nos mostra que só temos a ganhar com isso, e que trata-se de um caminho sem volta. A evolução das máquinas é, acima de tudo, uma evolução humana.
4. Qual o ganho que as industrias tiveram com a evolução dos meios produtivos( máquinas).
Antes da revolução industrial, ou seja do surgimento das máquinas, o artesão era responsável por todas as etapas da produção. Em meados do século XVIII dá-se inicio a revolução industrial, inicialmente na Inglaterra, com a introdução de máquinas fabris, substituindo a manufatura, multiplicando o rendimento do trabalho e o aumento da produção global, com redução do preço. Entre as principais características da sociedade industrial, podemos citar: a organização das mais diversas atividades humanas pelo capital; a predominância da indústria na atividade econômica e o crescimento da urbanização. Quanto do aparato tecnológico empregados nas novas indústrias, a automação e as novas tecnologias, se refletiu diretamente na produção e produtividade, na organização do trabalho nas unidades fabris e na forma de acumulação do capital. aumento da produtividade na indústria e na agricultura, maior variedade de mercadorias, surgimento do capitalismo financeiro, e crescimento das áreas urbanas. Formaram-se empresas gigantescas, algumas das quais deram origem às multinacionais do século XX.
Em seguida, novas revoluções foram se incorporando, tais como a indústria 2.0(segunda revolução industrial), a 3.0(Revolução Técnico-Científica e Informacional), a 4.0 (Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Big Data e Internet das Coisas ).
BIBLIOGRAFIA
· https://itforum.com.br/colunas/o-futuro-da-relacao-homem-x-maquina-e-a-relacao-homem-maquina - acessado em 07/05/2022
· https://www.monitoratec.com.br/blog/tecnologia-nas-empresas - acessado em 07/05/2022
· https://monografias.brasilescola.uol.com.br/historia/revolucao-industrial.htm - acessado em 07/05/2022
· https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/toyotismo.htm - acessado em 07/05/2022
· https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/fordismo.htm - acessado em 07/05/2022
· https://monografias.brasilescola.uol.com.br/historia/revolucao-industrial.htm - acessado em 07/02/2022
· LIMA, Amanda Duarte – Os fundamentos e a organização do trabalho ed. Visual

Outros materiais