Buscar

BLOCO 1 - ATIVIDADE 3 - CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PUBLICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Variações patrimoniais são todas as modificações ocorridas que impactam os itens que compõem o patrimônio da entidade, alterando seus valores. E que devem ser classificadas em quantitativas e qualitativas.
Variações patrimoniais qualitativas: provocam alterações no patrimônio, mas não alteram a situação líquida patrimonial. São provocadas por fatos que modificam valores iguais entre as contas patrimoniais.
Variações patrimoniais quantitativas: provocam alterações na situação líquida patrimonial. Esse tipo de variação se divide em variações patrimoniais aumentativas (VPA) e variações patrimoniais diminutivas (VPD).
- Variações patrimoniais aumentativas: alteram a situação líquida provocando um acréscimo no patrimônio, trazendo benefícios econômicos para o ente, e são consideradas receitas patrimoniais.
- Variações patrimoniais diminutivas: alteram a situação líquida patrimonial, causando redução do patrimônio e são consideradas despesas patrimoniais.
A importância de se evidenciar essas variações no setor público reside no fato de se detalhar e verificar como esses saldos se alteraram e são alocados nos entes públicos para que os serviços sejam prestados de forma adequada para sociedade.

Outros materiais