Buscar

ATIVIDADE 1 - PESQUISA OPERACIONAL APLICADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 – PESQUISA OPERACIONAL APLICADA
CASE: adequar os serviços de ambulância de uma cidade paulista. Atualmente, as necessidades de ambulância de emergência da cidade são atendidas por várias empresas privadas, as quais têm enfrentado uma situação financeira deteriorada, com custos de mão de obra e manutenção que tendem a aumentar. As empresas não podem pagar as despesas com motoristas e atendentes treinados, mas uma lei estadual, recentemente aprovada, exige que todos os motoristas tenham treinamento paramédico substancial até 1º de janeiro do próximo ano. Com essa situação, é provável que as empresas privadas encerrem suas atividades e tenham de ser disponibilizados outros meios de prestação de serviço de ambulâncias. A prefeitura solicitou que um grupo de estudo examine e avalie propostas alternativas para a prestação de serviço de ambulância, e fez as seguintes demandas:
· incorporar o serviço de ambulância às operações do departamento de polícia;
· ter uma frota de ambulâncias patrocinada pela cidade;
· subsidiar empresas atuais.
         Suponha que você faz parte do grupo de estudo designado. Você deverá estruturar e analisar o caso, especialmente em relação às questões operacionais, econômicas e de serviço. Logo, você deverá indicar, de modo sequencial, os passos fundamentais para resolver a situação-problema, aplicando a metodologia de PO.
Referência Bibliográfica: TAHA, H. A. Pesquisa Operacional: uma visão geral. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.
RESPOSTA DO CASE
A Pesquisa Operacional é capaz de fornecer uma análise quantitativa do problema em questão, e a partir daí pode-se tomar uma decisão assertiva. A base da PO está nos fundamentos das áreas de Matemática, Engenharia, Negócios, Ciência da Computação, Economia e Estatística, que, juntas, contribuem com uma ampla variedade de aplicações nos negócios, na indústria, no governo e na área militar, por exemplo.
Para que o decisor possa guiar o raciocínio na tomada de decisão, há uma sequência de etapas envolvidas no processo decisório, descritas a seguir: 
1º Classificar o problema: Adequar os serviços de ambulância de uma cidade paulista. 
2º Definir o problema: Serviço de ambulância atualmente prestados por empresas privadas nas quais passam por uma situação financeira deteriorada devido a custos de manutenção e mão de obra que tendem a aumentar.
3º Especificar a resposta para o problema: Para solucionar o case em questão é necessário incorporar o serviço de ambulância às operações do departamento de polícia, ter uma frota de ambulâncias patrocinada pela cidade e subsidiar empresas atuais para que tenham condição de continuar operando sem comprometer a saúde financeira das empresas envolvidas. 
4º Decidir a eficácia da decisão: tendo em vista a resposta do problema na etapa anterior, é possível analisar a eficácia da decisão. 
De acordo com uma lei estadual, recentemente aprovada, exige que todos os motoristas tenham treinamento paramédico substancial portanto é possível otimizar o serviço de ambulância às operações do departamento de polícia, onde estes realizarão a condução do veículo e prestarão os atendimentos necessários, solucionando assim o custo de mão de obra.
A frota de ambulância devera ser patrocinada pela prefeitura da cidade, neste caso conseguimos subsidiar a empresa com o patrocínio do município. 
5º Incorporar na decisão a ação para realizá-la: Para realizar a ação proposta será necessário envolver a prefeitura da cidade, o departamento de polícia e as empresas envolvidas que atualmente prestam serviços ao município. 
6º Testar a validade e a eficácia da decisão: Juntamente com todos os envolvidos no processo é possível testar a validade da sugestão da resolução do problema e por fim, tomar a decisão e colocar a ação em prática. 
A tomada de decisão é um processo sistemático, com elementos claramente definidos e em uma sequência distinta de etapas. É esperado escolhas que tenham impacto significativo e positivo em toda a organização, e seu desempenho e seus resultados caracterizam o processo decisório eficaz, sendo assim possível solucionar o problema em questão.

Continue navegando