Buscar

Sindicalismo e Negociação Coletiva 3

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Sindicalismo e Negociação Coletiva (REH06)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:668643) ( peso.:3,00)
	Prova:
	30787201
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Toda empresa que possuir mais de 200 funcionários deverá instituir uma comissão de representantes dos empregados para promover o diálogo entre eles e os empregadores, visando garantir o cumprimento de seus direitos e garantias, bem como os deveres das partes dentro da relação laboral. Sobre as eleições desses representantes, analise as sentenças a seguir:
I- Funcionários que possuem contrato de trabalho por prazo determinado e indeterminado podem se candidatar.
II- A votação dos candidatos deverá acontecer por meio de votação secreta, na qual serão eleitos aqueles que obtiverem o maior número de votos.
III- A convocação para a escolha de uma comissão deve ser feita com no mínimo 30 dias de antecedência.
IV- A comissão eleitora é responsável pela organização e acompanhamento do processo eleitoral, sendo composta por cinco empregados da empresa que não tenham se candidatado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	2.
	De acordo com artigo 510-A da CLT, nas empresas com mais de duzentos empregados, é assegurada a eleição de uma comissão para representá-los, com a finalidade de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores. Esse artigo reforça o que já estava previsto na Carta constitucional, mas que até então não era colocado em prática. Sobre essa comissão de representantes, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://jusbrasil.com.br/topicos/173000092/artigo-510a-do-decreto-lei-n-5452-de-01-de-maio-de-1943. Acesso em: 31 mar. 2020.
	 a)
	Essa comissão de representantes tem poder para assegurar o entendimento direto com o empregador em questões exclusivamente sindicais.
	 b)
	Essa comissão de representantes consiste em uma forma não sindical da união dos empregados.
	 c)
	Essa comissão de representantes é considerada uma entidade sindical legitimada pelo ordenamento jurídico.
	 d)
	Essa comissão de representantes pode realizar convenções e acordos coletivos de trabalho.
	3.
	Na Convenção nº 87 da OIT, está prevista a plena liberdade sindical, considerada umas das convenções mais importantes. No entanto, no Brasil, essa convenção não foi ratificada, assim, dizemos que a liberdade sindical não é plena no Brasil. Sobre o que é adotado e praticado no Brasil e que pode ser considerado uma limitação para a liberdade sindical plena, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A criação de mais de um sindicato, seja este da categoria profissional ou econômica em uma mesma base territorial, limitando-se a uma microrregião.
(    ) A autorização prévia do Estado para a criação de sindicatos, seja este da categoria profissional ou econômica.
(    ) A criação de mais de um sindicato, seja este da categoria profissional ou econômica, limitando-se a um município.
(    ) A interferência do Estado na administração e decisões dos sindicatos, seja este da categoria profissional ou econômica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://www.ilo.org/brasilia/convencoes/WCMS_239608/lang--pt/index.htm. Acesso em: 31 mar. 2020.
	 a)
	V - V -  F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	4.
	A greve é instrumento de pressão, ou mesmo coerção, dirigido pela coletividade dos trabalhadores sobre o patronado e é o exercício de um poder de fato dos trabalhadores com o fim de realizar uma abstenção coletiva do trabalho subordinado. Com relação ao direito de greve, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para todas as categorias é garantido o exercício livre e amplo do direito de greve, no entanto, cada uma possui lei própria.
	 b)
	Compete aos sindicatos a garantia, durante a greve, da prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.
	 c)
	São assegurados aos grevistas, entre outros direitos, o emprego de meios pacíficos tendentes a persuadir ou aliciar os trabalhadores a aderirem à greve, a arrecadação de fundos e a livre divulgação do movimento.
	 d)
	É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a sua extensão e fixar quais as atividades que serão consideradas como essenciais para fins de delimitação do movimento.
	5.
	O surgimento da OIT no início do século XX visava ao alcance da promoção de justiça social e direitos humanos - especificamente dentro do âmbito laboral. A OIT é fonte de regulamentação internacional das normas que regem as relações de trabalho. Sobre a OIT, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A OIT é responsável pela criação de normas de caráter global autoaplicáveis em seus Estados membros.
(    ) Embora a OIT vise melhores condições mundiais de trabalho, não há nenhuma relação com a ONU.
(    ) As decisões tomadas no âmbito da OIT sempre sofreram influência dos movimentos sindicais.  
(    ) A OIT visava principalmente a uma universalização de caráter homogêneo das condições e relações de trabalho
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	6.
	De acordo com o art. 81, I, do código de defesa do consumidor, entende-se que interesses ou direitos difusos, assim entendidos, para efeitos deste código, os transindividuais, de natureza indivisível, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstâncias de fato. Sobre as características do direito difuso, analise as sentenças a seguir:
I- Tem como característica a transindividualidade, ou seja, que ultrapassa aquilo que pertence ou diz respeito a somente uma pessoa, sendo de interesse coletivo ou pertencente a uma coletividade.
II- Tem como característica a divisibilidade, pois, embora interessem toda coletividade, é possível definir exatamente os destinatários.
III- Tem como característica a indeterminabilidade dos titulares respectivos, na medida em que não estão claramente individualizados, do mesmo modo que nenhuma pessoa, isoladamente, pode intitular-se o seu sujeito.
IV- Tem como característica a ligação de seus titulares por um simples fato, e não necessariamente em decorrência de relação jurídica.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Código de Defesa Do Consumidor. Lei 8.078 de 11/09/90. Brasília: Diário Oficial da União, 1990.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	7.
	A greve é considerada hoje um direito fundamental de todo povo brasileiro, no entanto, não foi sempre assim, visto que no início as greves eram proibidas, reprimidas e às vezes os grevistas eram punidos. A greve configura-se como um instrumento de pressão dos empregados sobre os empregadores. Sobre a greve no contexto brasileiro, analise as sentenças a seguir:
I- A greve passou a ser considerada um direito do trabalhador a partir da Constituição Federal de 1988.
II- Diante da reforma trabalhista de 2017, se tornou não obrigatória a participação do sindicato da categoria para que haja o exercício da greve.
III- Não é permitida a paralisação total das atividades por parte dos empregados em empresas prestadoras de serviços essenciais.
IV- A greve pode ser adotada diante de qualquer tipo de discordância com os empregadores, antes mesmo de haver qualquer tipo de tentativa de negociação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.8.
	Nascimento (2010) define as relações coletivas de trabalho como relações jurídicas que têm como sujeitos os sindicatos de trabalhadores e os sindicatos de empregadores ou grupos e como causa a defesa dos interesses coletivos dos membros desses grupos. De acordo com as definições e as características das relações coletivas de trabalho, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Nas relações coletivas de trabalho, temos como sujeitos os grupos de trabalhadores e os de empregadores, que normalmente são representados pelos sindicatos profissionais e patronais.
(    ) Nas relações coletivas, os interesses são grupais e comuns a todos os seus membros.
(    ) Possuem finalidade compositiva de conflitos coletivos, onde nasce o conflito, mas na maioria das vezes também surge a solução deste conflito.
(    ) A causa é a defesa dos interesses grupais ou individuais, que resultará em normas genéricas que são as convenções coletivas de trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: NASCIMENTO, A. M. Curso de direito do trabalho: história e teoria geral do direito do trabalho: relações individuais e coletivas do trabalho. 25. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	9.
	A OIT é fonte de regulamentação internacional das normas que regem as relações de trabalho. No entanto, cabe a cada estado membro a decisão de adotar estas normas e torná-las parte de seu ordenamento jurídico de acordo também com sua legislação. Sendo assim, existem diferenças entre os estados membros, no que se refere às relações coletivas de trabalho e o funcionamento do sindicalismo. Sobre as relações coletivas do trabalho no Brasil, analise as sentenças a seguir
I- No Brasil, podemos ter mais de um sindicato dentro de uma mesma base territorial defendendo uma mesma categoria.
II- No Brasil, os sindicatos têm a liberdade de se organizarem e definirem sua forma de administração sem a interferência do poder público.
III- No Brasil, adotou-se como princípios das relações coletivas a liberdade sindical e pluralidade de sindicatos.
IV- Em conformidade com a Convenção nº 87 da OIT, definiu-se que no Brasil o poder público jamais poderá interferir na criação de um sindicato.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	10.
	Na Convenção nº 87 da OIT está prevista a plena liberdade sindical, considerada umas das convenções mais importantes. No entanto, no Brasil, esta convenção não foi ratificada, desse modo, dizemos que a liberdade sindical não é plena no Brasil. Sobre a limitação da liberdade sindical plena no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No Brasil, todos trabalhadores devem ser filiados a um sindicato da sua respectiva categoria, o que pode ser considerado uma limitação à liberdade plena, uma vez que esta prevê a liberdade de associação profissional ou sindical.
(    ) No Brasil, deve-se ter autorização prévia do Estado para a criação de sindicatos, seja este da categoria profissional ou econômica, o que pode ser considerado um limitador da liberdade plena, pois esta proíbe à lei exigir autorização do Estado para a fundação de sindicato.
(    ) No Brasil, é limitada a existência de apenas uma entidade sindical da categoria dentro de uma mesma base territorial, ou seja, de um município, o que pode ser considerado um limitador da liberdade plena, pois trata-se de uma imposição de unicidade sindical - que nada mais é que uma forma de dificultar a plena liberdade de associação sindical.
(    ) No Brasil, embora não exista nenhuma restrição quanto à organização dos sindicatos descrita na CF, optou-se por manter a interferência do poder público na administração dos sindicatos, o que pode ser considerado uma limitação para liberdade sindical, uma vez que esta preze pela organização sem interferência ou intervenção do Poder Público.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.ilo.org/brasilia/temas/normas/WCMS_239608/lang--pt/index.htm. Acesso em: 3 abr. 2020.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	11.
	(ENADE, 2009) A Metalúrgica Ferro e Aço está com dificuldades financeiras devido à forte concorrência no mercado. Sônia, sua gerente de recursos humanos, foi encarregada de negociar com o sindicato de classe a melhor saída para evitar demissões em massa. Para levar avante as negociações, de modo satisfatório tanto para a empresa quanto para os empregados, optou pela negociação denominada coletiva. Nesse caso, o que a negociação escolhida conduz?
	 a)
	A uma solução integradora quando os interesses em conflito são importantes demais para uma solução de meio termo, e o objetivo principal é aprender.
	 b)
	A uma decisão que especifica a responsabilidade de cada uma das partes para um período definido de dois ou três anos.
	 c)
	A uma discussão de um bolo fixo e focaliza a obtenção da máxima participação ou da maior fatia desse bolo, apenas para uma das partes.
	 d)
	A uma parte contar à outra o que ela deseja, baseando-se em uma situação incerta e sob pressão, o que pode conduzir a um acordo aceitável.
Parte inferior do formulário

Continue navegando