Buscar

ATIVIDADE 1 E 3 rotinas pessoal

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1
Após a Revolução de 1930, com o presidente Getúlio Vargas no poder, a Justiça do Trabalho foi criada em 1° de maio de 1941, é oficialmente instalada no Brasil a proteção e direitos aos trabalhadores. A Consolidação das Leis Trabalhistas, conhecida por CLT, foi criada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de1º de maio de 1943, e sancionada pelo então presidente, durante o período do Estado Novo. A Consolidação foi assinada por ele, no Estádio de São Januário (Club de Regatas Vasco da Gama), que estava lotado para comemorar o feito.	
A CLT é uma	 grande conquista para os trabalhadores, ela surgiu como forma de proteger o empregado da relação abusiva por parte dos empregadores. Lembrando que a CLT foi decretada em uma época em que a grande parte da população era calasse operária, muitos não tinham nenhuma orientação e se submetiam a qualquer tipo de trabalho para sustentar a si e a família. 					
A função principal da CLT é a regulamentação da relação dos trabalhadores e empregadores, normatizar as atividades para seja justa a compensação pelos serviços prestados, sendo individuais ou coletivas. Assim, são estabelecidos os direitos e deveres de empregados e empregadores como, por exemplo, jornada de trabalho, remuneração, férias, aviso prévio, licenças, rescisão de contrato de trabalho, normas de segurança do trabalho e outras regras fundamentais para as relações de trabalho. 
Está assistido pela CLT segundo o artigo 11, I, da lei 8.213/91 é segurado empregado CLT“ aquele que presta serviço de natureza urbana ou rural à empresa, em caráter não eventual, sob sua subordinação e mediante remuneração, inclusive como diretor empregado” A CLT não se aplica aos seguintes trabalhadores: trabalhadores rurais: pessoas físicas que prestam serviço na agricultura ou na pecuária, servidores públicos da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal. 
Contudo, desde o surgimento da CLT ela vem passando por várias mudanças, reformas trabalhista, com leis atualizadas para acompanhar todos os setores da economia e novas tecnologias. 
																																																																																																					
ATIVIDADE 3
O orçamento pessoal é uma ferramenta para auxiliar no planejamento das finanças familiar. Para compor os itens de um orçamento familiar/pessoal deve saber primeiramente qual o valor das receitas e das despesas. 
As receitas são os valores recebidos, podendo ser referente ao salário, investimentos, renda extra, entre outros. As despesas podem ser divididas como fixas, que são pagas todo mês, exemplo luz, internet, condomínio. Já as despesas variáveis são aquelas que eventualmente se tem no mês, passeios, viagens, entre outros. Importante, também, é saber quais são as dívidas, como empréstimos, financiamento, parcelamento em cartões de crédito. 
Depois de reunir todas essas informações, podemos analisar o valor total de cada item, utilizando ferramentas de controles ou planilhas para calcular. Com os resultados apresentados interpretar a realidade da vida financeira e como está seu padrão de consumo.								
Para cada situação apresentada nos resultados, podemos fazer previsões, analisar os gastos, e tomada decisões mais eficientes com o próprio dinheiro. Os cenários poderão ser positivos ou negativos, mas de qualquer forma ajudarão na organização financeira, com estratégias de mensurar e equilibrar as finanças pessoais.
 Contudo, com a visão realista do orçamento pessoal evitará inúmeros problemas, como gastar mais do que ganha e se endividar.

Continue navegando