Buscar

Negro sai, Minério fica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Economia
No estudo de caso “Negro sai, minério fica? - Desenvolvimento econômico e direitos humanos em choque”, elaborado por Moura et al. (2016) nos apresenta o cenário da comunidade de Esperança localizado no interior do norte brasileiro, composta por 50 famílias que são remanescentes de escravos auto identificados quilombolas, que está enfrentando uma mineradora, cuja matriz esta localizada em um rico país europeu com grandes interesses na área da comunidade de Esperança, para exploração de ferro na região. 
É perceptível que a situação apresentada uma situação que tem sido muito comum nas últimas décadas, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, que é a relação entre crescimento e desenvolvimento econômico e o preço que a população está disposta e deve pagar para que um país cresça. 
Desta forma é possível gerar riqueza e ao mesmo tempo prezar pelo desenvolvimento do país, a linha de pensamento progressista é aquela que tenta unir os aspectos socioeconômicos, desenvolvendo a riqueza da nação e o bem comum. 
Porém para que isso ocorra, os poderes democráticos do país têm o dever de zelar pelos valores sociais, para que não haja, ou sejam corrigidas, injustiças causadas ao longo do tempo. 
Entre e2conomia e direitos humanos, não há fator mais importante que o outro, ambos estão diretamente ligados, um buscando o desenvolvimento da nação, e o outro respeitando cada cidadão e sua carga cultural para manter de forma integral seus direitos.

Continue navegando