Buscar

Relatório de Aula Pratica MBI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório de Aula Pratica
Microbiologia Básica e Imunológica
Questão 1:  Quais as diferenças entre microbiota transitória e residente?
Podem ser distinguidas a microbiota residente, constituída por organismos específicos, encontrados, freqüentemente, em determinadas áreas e a microbiota transitória, que consiste de microrganismos provenientes do ambiente, que habitam a pele e as superfícies mucosas por horas ou poucas semanas
Questão 2: Qual a importância da manipulação asséptica para o trabalho em laboratório de microbiologia?
A manipulação asséptica é de grande importância para manter os meios de cultura ou matérias estéreis isentos de contaminação, para posterior analise de exames e resultado laboratoriais.
Questão 3: Quais as formas de se realizar o controle do processo de esterilização?
O processo de esterilização deve ser comprovado por meio de monitoramento físico, químico e biológico. A monetarização mais confiável para esterilização mais confiável para a esterilização em autoclave e a biológica, pois é feito com microorganismos tecnicamente preparados e indicadores biológicos, para demonstrar a esterilização. O monitoramento biológico deve ser registrado, juntamente com a data da esterilização, lote, validade e equipamento utilizado.
Questão 4: O meio de cultura MacConkey é um meio seletivo diferencial amplamente utilizado na rotina dos laboratórios de microbiologia. Explique como ele funciona e quais as indicações de uso.
Diferente dos outros meios de cultura, o MacConkey é seletivo, pois apresenta combinação de sais biliares e o cristal violeta, que inibem os microrganismos gram positivos, assim reduzindo relativamente doenças causadas por bactérias ou protozoários presentes nas fezes. Além disso, um dos diferenciais do MacConkey é que as bactérias gram negativas produzem colônias na cor rosa. As incapazes de fermentar permanecem incolores.

Outros materiais