Buscar

Língua Portuguesa Laboratório de Texto (LET45) Avaliação I

Prévia do material em texto

1Fortes discussões e controvérsias nos primeiros séculos da Era Cristã surgiram e eram motivo de grandes embates a respeito da doutrina correta. Um dos assuntos mais em evidência era a Pessoa de Jesus Cristo. Decorrente disso, surgiram várias especulações teóricas acerca de Jesus Cristo. Com relação às especulações teóricas sobre Jesus, assinale a alternativa INCORRETA:
A)  Farisaísmo.B)  Eutiquianismo.C)  Arianismo.D)  Docetismo.
2Nos primeiros séculos da Era Cristã, surgiram fortes discussões e controvérsias em torno da dupla natureza (humana e divina) de Jesus Cristo. Algumas dessas teorias foram condenadas em Concílios diferentes. Com relação a essas teorias, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Arianismo.
II- Apolinarismo.
III- Nestorianismo.
IV- Eutiquianismo.
(   IV ) Teoria defendida por um monge em Constantinopla, afirmava que a natureza divina de Cristo absorveu a natureza humana. Portanto, Cristo teria apenas uma natureza.
( III   ) Teoria defendida por um bispo em Constantinopla, negava a união entre as duas naturezas de Cristo. Ensinava que as duas naturezas de Cristo estavam separadas em duas personalidades. Diziam que as duas naturezas estavam associadas, mas não unidas.
(  II  ) Teoria surgida em Laodiceia, onde um bispo afirmava que Jesus possuía somente um corpo humano e uma vida animal. Para eles, Jesus não tinha alma humana.
(  I  ) Teoria defendida por um presbítero de Alexandria, no Egito. Eles negavam os atributos da divindade de Jesus Cristo. Diziam que Jesus era Deus, mas não igual ao Pai, que é absoluto. Para eles, Cristo foi a primeira criação de Deus, através de quem o universo foi criado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  I - II - III - IV.B)  II - IV - I - III.C)  III - I - IV - II.D)  IV - III - II - I.
3Uma das mais sublimes mensagens cristã nos lembra o que Jesus Cristo fez quando veio a este mundo, pois revela muito do grande amor de Deus. Sobre o "autoesvaziamento" do Filho de Deus, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  V  ) O termo "esvaziamento" trata da autorrenúncia de Jesus ao assumir a natureza humana, sendo Deus, sem deixar de ser Deus.
( V   ) O "esvaziamento" não é da divindade de Cristo, mas de sua glória, visto que Jesus deixou o céu, despojando-se de sua própria majestade.
(  F  ) A teoria que Jesus renunciou a sua divindade, e por isso se tornou um Deus menor é muito clara nas Escrituras.
(   V ) A encarnação de Cristo é um grande mistério oculto aos humanos, que sua mente frágil e limitada é incapaz de encontrar a linha divisória entre divindade e humanidade do Filho de Deus.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  F - V - F - V.B)  V - V - F - V.C)  F - F - V - V.D)  V - V - F - F.
4"Aquele homem não é propriamente um homem e, entretanto, e apesar de tudo, - é o homem. É o filho do homem e, por conseguinte - na suprema expressão humana -, o Filho de Deus. Nas longas meditações pelo deserto, o Batista refletira muitas vezes acerca da espantosa revelação que lhe fizera. Aquele, cuja voz escutara no desmesurado silêncio ignorava, porém, o aspecto sob o qual apareceria o Cristo. Era provável que o supusesse segundo o modelo dos profetas: híspido, de ar severo, algo apavorante, como Isaías, Ezequiel, Jeremias, irradiando aquela terrível luz que fazia os próprios justos arrojarem-se por terra" (SALGADO, 1978, p. 86). Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Jesus Cristo é a pessoa central do cristianismo. Ele é o Deus encarnado, conforme as Escrituras. Nascido em Belém da Judeia, mas criado em Nazaré, ficou conhecido como Jesus de Nazaré. Embora Nazaré fosse uma cidade muito pequena, um povoado, tanto que nem Flavio Josefo nem o Talmud mencionam esta cidade. Foi carpinteiro, assim como o pai, e depois dos seus trinta anos e que deixa sua cidade para iniciar seu ministério público.
PORQUE
II- Chegara o momento do cumprimento das profecias e era o tempo para que Jesus de Nazaré iniciasse seu ministério público que culminaria com sua morte, sepultamento e ressurreição. Durante o seu ministério continuou vivendo como todo mundo. Sentiu fome, cansaço, sono, indignação com o pecado, chorou etc. Dois mil anos se passaram... e sua vida continua sendo um enigma perturbador para toda a humanidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SALGADO, Plínio. Vida de Jesus. São Paulo: Voz do Oeste, 1978.
A)  As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.B)  A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.C)  A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.D)  As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
5Quando lemos os quatro Evangelhos, podemos identificar que a razão principal da hostilidade dos judeus com Jesus se deveu ao fato d'Ele se declarar Deus ou se igualar à divindade (João, 5:18;10:33). A Bíblia apresenta essa verdade, afirmando que o "Verbo era Deus" (João, 1:1), Jesus Cristo "é" sempre Deus. Uma das formas de identificar a divindade de Jesus é observar os atributos que são mencionados a respeito de Jesus e que pertencem somente à divindade. Com relação aos atributos que apontam para a divindade de Jesus Cristo, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( v   ) Criador (Hb. 1.2).
(  v  ) Imutável (Hb. 1.12).
(  v ) Redentor dos homens (Hb. 11.3).
(  f  ) Amor (Hb. 11.4).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  V - V - F - V.B)  V - V - V - F.C)  F - F - V - V.D)  F - V - F - V.
6A palavra grega para "esvaziamento" no grego ekenosen trata da autorrenúncia de Jesus ao assumir a natureza humana, sem deixar de ser Deus (Filipenses, 2:5-8). Seu autodespojamento aconteceu por vontade própria. Foi uma limitação de si mesmo para um propósito. Ao fazer isso, houve algumas implicações quando Jesus se encarnou, isto é, tornou-se carne, o que é um grande mistério. A respeito das implicações que envolveram a encarnação de Jesus Cristo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( v   ) O autoesvaziamento de Cristo acomodou-se às leis de crescimento, não apenas corporal, mas também mental (Lucas, 2:52).
(  v  ) O autoesvaziamento maior consistiu em ter que arcar com os pecados de toda a raça humana, vindo a sofrer e morrer na cruz.
( v   ) Quando encarnou-se, Jesus Cristo submeteu-se às leis naturais, quanto a sua concepção, nascimento e a diversos fatores comuns da vida, por exemplo, tinha fome, se cansava, sentia dor.
(  f  ) A doutrina da encarnação não tem muito respaldo bíblico, pois não existem passagens bíblicas claras que tratam a respeito desse assunto, e isso gera muitas dúvidas sobre a veracidade desse acontecimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  V - V - F - V.B)  V - F - V - V.C)  V - V - V - F.D)  F - V - F - V.
7Muitos estudos têm sido feitos relacionados à vida e ao ministério de Jesus Cristo. Estes estudos têm como proposta uma compreensão mais abrangente e completa a respeito da pessoa de Jesus. O estudo da Cristologia pode ser organizado de maneira mais ou menos cronológica. Sobre a ordem cronológica desse estudo, assinale a alternativa CORRETA:
A)  Um estudo da genealogia de Cristo, seguido pela sua vida ministerial e, por fim, pelo seu sacrifício na cruz.B)  Um estudo do Cristo pré-encarnado, na sequência um estudo da análise de Cristo em sua humilhação, isto é, de sua vida aqui na Terra e, por último, um estudo pelo do seu ministério presente e futuro.C)  Um estudo do Cristo messiânico, seguido pelo Cristo milagroso e, por fim, pela sua morte vicária.D)  Um estudo pelo Cristo profetizado por Isaías, seguido pelo Cristo das parábolas dos Evangelhos e, por último, pelo Cristo apocalíptico.
8A palavra Concílio vem do latim. Quer dizer reunião, assembleia. Pode-se dizer que é uma reunião convocada pelos representantes de uma igreja, para deliberar acerca deuma linha comum e pugna pela ortodoxia doutrinária. Foram vários os Concílios realizados na história da igreja. Um deles foi convocado por Marcion, imperador oriental, em 451, e teve como principal finalidade: estabelecer a unidade eclesiástica do Oriente. Qual foi este Concílio?
A)  Concílio de Jerusalém.B)  Concílio de Niceia.C)  Concílio da Calcedônia.D)  Concílio de Antioquia.
9O escritor de Hebreus (1:1-12) fala da verdadeira identidade da personalidade de Jesus Cristo. Em um estudo mais aprofundado dessa passagem, em especial os versículos 2 e 3, encontramos a revelação, primeiramente, que a missão terrena de Jesus Cristo foi a de revelar a Pessoa de Deus. Nesse texto, o escritor destaca atributos para Jesus Cristo que apontam para a sua divindade. Com relação aos atributos que apontam para a divindade de Jesus, assinale a alternativa CORRETA:
A)  Sustentador e Redentor dos homens (v. 3); Deus (v. 8); imutável (v. 12); criador (v. 2).B)  Sustentador e Redentor dos homens (v. 3); bondoso (v. 8); imutável (v. 12); altruísta(v. 2).C)  Pronto para servir (v. 3); manso (v. 8); humilde (v. 12); criador (v. 2).D)  Cheio de compaixão (v. 3); Deus (v. 8); amoroso (v. 12); criador (v. 2).
10Ao tratar sobre a divindade de Jesus, especialmente o aspecto da sua eternidade de existência, Campos (2008, p. 295) faz a seguinte afirmação: "a relação do Pai com o Filho é simultânea. É uma tolice e, ao mesmo tempo, uma impossibilidade falar das coisas eternas de modo compreensível a nós. Os termos Pai e Filho, usados na Escritura e na teologia cristã, devem sugerir coigualdade em natureza e, além disso, com conotação de eternidade". É muito claro através das Escrituras as afirmações sobre a existência de Jesus antes de todas as coisas. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Quando João (1.3) diz que "todas as coisas foram feitas por intermédio dele" apresenta a atividade divina de Jesus. Jesus não é uma mera criatura, Ele é Criador. Jesus não é parte da criação é o Criador de todas as coisas.
II- A palavra "logos" em João 1.1 refere-se ao princípio cósmico eterno, que traz ordem ao universo, por isso permeia todas as coisas e provê o padrão de conduta para o homem racional.
III- As diversas profecias no Antigo Testamento confirmam a divindade e preexistência de Jesus Cristo, por exemplo, a profecia de que ele seria do sexo masculino, a profecia de que ele seria um ser humano, não um anjo e que Ele era Deus (Sl 110.1).
IV- A palavra "logos" em João 1.1 descreve o "verbo" divino na perspectiva da Eternidade, ou seja, fala do estado preexistente de Jesus Cristo e expressa sua relação dinâmica com o Pai, pois "Ele estava com Deus, e era Deus".
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CAMPOS, Heber. A pessoa de Cristo: as duas naturezas. São Paulo: Vida Nova, 2008.
A)  As sentenças I, III e IV estão corretas.B)  Somente a sentença III está correta.C)  As sentenças I, II e III estão corretas.D)  As sentenças I, II e IV estão corretas.

Continue navegando