Buscar

listas 1 e 2 - Mendel - com gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lista de Exercícios 1
1 - Faça um glossário com os seguintes termos: alelo, cromossomo, autossomo, cromátides irmãs, dominante, recessivo, fenótipo, genótipo, gene, heterozigoto, homozigoto, cromossomo homólogo, genoma.
2 – A característica dada pelo alelo autossômico que condiciona pêlos curtos no coelho é dominante em relação à dada pelo alelo que condiciona pêlos longos. Do cruzamento entre coelhos heterozigotos nasceram 480 filhotes, dos quais 360 tinham pêlos curtos. Entre estes filhotes de pêlos curtos, qual seria o número esperado de heterozigotos?
3 - Pelagem curta em coelhos (S) é dominante em relação à pelagem longa (s). Foram feitos os seguintes cruzamentos indicados abaixo, produzindo a prole mostrada. Cite todos os genótipos possíveis dos genitores em cada cruzamento:
	Genitores
	Prole
	a) curta x curta
	4 curta e 2 longa
	b) curta x curta
	8 curta
	c) curta x longa
	12 curta
	d) curta x longa
	3 curta e 1 longa
	e) longa x longa
	2 longa
4 - Uma planta híbrida de ervilhas apresentando o fenótipo vagens lisas produziu, por autofecundação, uma geração constituída por indivíduos com vagens lisas e indivíduos com vagens onduladas. Pergunta-se: qual a probabilidade de uma planta dessa geração, tomada ao acaso:
�
a) apresentar vagens onduladas?
b) apresentar vagens lisas?
	c) ser híbrida?
	d) ser pura?
�
5 - Existem 40 cromossomos nas células somáticas de um camundongo. (a) Quantos cromossomos um camundongo recebe de seu pai? (b) Quantos autossomos estão presentes em seus gametas? (c) Quantos cromossomos sexuais encontram-se no óvulo de um camundongo fêmea? (d) Quantos autossomos são encontrados nas células somáticas de uma fêmea?
6 - Crianças Rh - negativas podem ser filhas de pais Rh - positivos ou negativos, mas as crianças Rh - positivas sempre têm pelo menos um genitor Rh - positivo. Qual dos dois fenótipos é devido a um alelo dominante?
7 - Um casal normal tem cinco filhos, dois dos quais sofrem de um distúrbio genético raro que, contudo, tem aparecido esporadicamente nessa família. a) Qual é o tipo de relação entre os alelos desse gene? b) Quais são os genótipos dos genitores? c) Se este casal tiver uma sexta criança, qual é a probabilidade dela apresentar este distúrbio?
8 - Um carneiro de cauda curta foi acasalado com três ovelhas; com a ovelha de cauda longa A, obteve-se um descendente de cauda curta; com a ovelha de cauda longa B, obteve-se um animal de cauda longa; com a ovelha de cauda curta C, obteve-se um carneirinho de cauda longa.
Quais os genótipos dos quatro progenitores? b) que outras descendências se poderiam obter de cada um dos cruzamentos?
9 – Nos seres humanos, “Keratosis” (K) é uma doença de pele determinada por um alelo dominante. Um homem que apresentava “K”, cujo pai não apresentava, casa-se com uma mulher que possui “K”, cuja mãe não possuía. Se tiverem três crianças, qual é a probabilidade das três apresentarem “K”?
10 – A mãe e o pai acham ambos muito amargo o gosto de uma substância química chamada feniltiouréia. Contudo, dois de seus quatro filhos acham que ela não tem gosto. Supondo que a incapacidade de sentir o gosto desta substância seja um caráter monogênico, o alelo que a determina é dominante ou recessivo? Explique.
11 - A acondroplasia é uma forma de nanismo herdada como caráter monogênico simples. Dois anões acondroplásicos se casam e têm um filho anão; mais tarde têm um segundo filho, agora normal. a) A acondroplasia é recessiva ou dominante? Explique. B) Quais são os genótipos dos genitores neste casamento? C) Qual é a probabilidade de um próximo filho ser normal? E de ser anão?
12 - Considere que numa população de animais domésticos estejam presentes dois defeitos distintos, cada um deles determinado por um par de alelos. Um dos defeitos é determinado por um alelo recessivo e, o outro, por um alelo dominante de outro gene. Qual defeito seria eliminado mais facilmente da população, o dominante ou o recessivo? Explique.
Gabarito:
1) 
2) 2/3 ou 240 animais
3) a) Ss x Ss; b) SS x SS (ou Ss); c) SS x ss; e) ss x ss
4) a) 1/4; b) 3/4; c) 1/2; d) 2/4 (1/2)
5) a) 20; b) 19; c) 1; d) 38
6) Rh+
7) a) dominância completa; b) ambos Aa; c) 1/4
8) a) carneiro: Ll; ovelha de cauda longa A: ll; ovelha de cauda longa B: ll; ovelha de cauda curta C: Ll; b) com a ovelha A: ll; Com a ovelha B: Ll; Com a ovelha C: LL e Ll.
9) 27/64
10) Dominante, pois pais sensíveis tem filhos não insensíveis.
11) a) dominante; b) heterozigoto; c) 1/4 normal e 3/4 acondroplásico
12) Dominante, pois o recessivo fica "mascarado" no heterozigoto.
�
Lista de exercícios 2
1 - Nos seres humanos, a doença galactosemia é herdada como um caráter monogênico recessivo de um modo mendeliano simples. Uma mulher, cujo pai tinha galactosemia pretende casar com um homem cujo avô era galactosêmico. Eles estão preocupados quanto a ter um filho galactosêmico. Qual a probabilidade dessa ocorrência?
2 - João e Maria estão pensando em ter um filho, mas o irmão de João tem galactosemia (uma doença autossômica recessiva) e a bisavó de Maria também tem galactosemia. Maria tem uma irmã que tem 3 filhos, nenhum com galactosemia. Qual a probabilidade de que o primeiro filho de João e Maria tenha galactosemia?
3 - O esquema abaixo apresenta a genealogia de uma família. Os símbolos escuros representam indivíduos albinos e os claros pigmentação normal. Considerando-se que o casal II(3) X II(4) deseja ter 4 filhos, pergunta-se:
qual a probabilidade do primeiro filho ser albino;
qual a probabilidade dos 4 filhos serem normais
qual a probabilidade de 1 filho ser afetado e 3 serem normais;
qual a probabilidade do primeiro filho ser do sexo masculino e normal.
4 - O heredograma abaixo é de uma certa doença rara, mas que não é fatal.
a) Determine o modo mais provável de herança desta doença.
b) Escreva o genótipo de cada membro familiar de acordo com seu modo proposto de herança.
Se você fosse o médico da família, como você informaria os três casais da terceira geração sobre a probabilidade de terem um filho afetado?
5 - Em uma determinada espécie de peixe, a cor dourada é devida a um alelo (g) que é recessivo em relação a cor normal (G). Um peixe dourado é cruzado com um peixe normal. Entre a prole, 88 são normais e 82 são dourados.
Quais os genótipos mais prováveis dos genitores nesse cruzamento?
Avalie a possibilidade de sua hipótese fazendo um teste de qui-quadrado.
6 – Em famílias de 6 filhos, em que ambos os pais sejam heterozigotos para o gene que determina o albinismo, qual é a probabilidade de: a) a segunda criança ser uma menina albina; b) ocorrer duas crianças albinas?
7 - Nos seres humanos, a doença galactosemia é herdada como um caráter monogênico recessivo de um modo Mendeliano simples. Uma mulher, cujo pai tinha galactosemia, pretende se casar com um homem cujo avô era galactosêmico. Eles estão preocupados quanto a ter um filho galactosêmico. Qual é a probabilidade dessa ocorrência?
8 - Duas moscas de fruta (Drosophila) com asas recurvadas (curly) são cruzadas. A F1 consiste de 341 recurvadas e 162 normais. Explique!
9 – Quando cruzamos galinhas com penas salpicadas de branco, com galos de penas pretas, seus descendentes são todos azulados (azul de Andaluzia). Quando as aves azuis andaluzas são cruzadas entre si, produzem descendentes com penas salpicadas de branco, azuis e pretas na razão de 1:2:1 respectivamente. A) Como são herdadas estas características das penas? B) Aplicado qualquer dos símbolos apropriados indique os genótipos para cada fenótipo.
10 - Galinhas com asas e penas curtas são chamadas rastejantes “creepers”. Quando galinhas rastejantes são cruzadas com aves normais, produzem descendentes normais e rastejantes com igual freqüência. Quando as rastejantes são cruzadas com rastejantes, produzem duas rastejantes para uma normal. Cruzamentosentre descendentes normais produzem somente progênie normal. Como podemos explicar este resultado?
Gabarito:
1) 1/8
2) 1/24
3) a) 1/4; b) 81/256; c) 108/256; d) 3/8
4) a) herança autossômica recessiva; b) casais 1 e 2: 1/8; casal 3: 1/4
5) herança monogênica, com dominância completa; b) aceita H0.
6) a) 1/8; b) 1215/4096
7) 1/8
8) 3:1 substituída por 2:1, alelos letais
9) a) codominantes; b) penas salpicadas de branco A1A1; penas pretas A2A2; azul de andaluzia A1A2
10) Rastejantes Cc, normais cc. Genótipo CC pode causar efeito muito drástico, transformando a proporção 3:1 em 2:1
� PAGE \* MERGEFORMAT �4�

Outros materiais