Buscar

Como você explicaria a relação entre: cruzamentos monoíbridos e 1ª Lei de Mendel; e cruzamentos diíbridos e 2a lei de Mendel? A primeira lei de Me...

Como você explicaria a relação entre: cruzamentos monoíbridos e 1ª Lei de Mendel; e cruzamentos diíbridos e 2a lei de Mendel?

A primeira lei de Mendel é explicada por meio dos cruzamentos monoíbridos, que estudam os fatores responsáveis por uma única característica do híbrido em análise.
A segunda lei de Mendel é explicada por meio dos cruzamentos diíbridos, que comparam dois caracteres simultaneamente, determinando quanto é transmitido para a prole.

Essa pergunta também está no material:

FÓRUM 1
2 pág.

Genética I Universidade Federal da BahiaUniversidade Federal da Bahia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A relação entre cruzamentos monoíbridos e a 1ª Lei de Mendel está no fato de que a primeira lei, também conhecida como Lei da Segregação dos Fatores, é explicada por meio desses cruzamentos. Os cruzamentos monoíbridos envolvem o estudo de um único par de genes, responsáveis por uma única característica do híbrido em análise. Através desses cruzamentos, Mendel observou que os fatores hereditários segregam-se durante a formação dos gametas, sendo transmitidos de forma independente. Já a relação entre cruzamentos diíbridos e a 2ª Lei de Mendel está no fato de que a segunda lei, também conhecida como Lei da Segregação Independente, é explicada por meio desses cruzamentos. Os cruzamentos diíbridos envolvem o estudo de dois pares de genes, responsáveis por duas características diferentes do híbrido em análise. Mendel observou que os fatores hereditários segregam-se independentemente uns dos outros durante a formação dos gametas, ou seja, a segregação de um par de genes não interfere na segregação do outro par de genes. Dessa forma, os cruzamentos monoíbridos estão relacionados à 1ª Lei de Mendel, que trata da segregação dos fatores hereditários de uma única característica, enquanto os cruzamentos diíbridos estão relacionados à 2ª Lei de Mendel, que trata da segregação independente de dois pares de genes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais