Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E SUA CORRELAÇÃO COM AS CATEGORIAS DE IDADE
	O desenvolvimento humano é um “processo contínuo, composto também por rupturas integrando diferentes aspectos, tais como afetivo-emocional, social, fisico-motor e intelectual, em que as influências dos aspectos biológicos, sociais, culturais e físicos são consideradas”, conforme nos afirmam Piletti, Rossato e Rossato (2018, 18).
	Desta forma podemos analisar a questão central do processo de desenvolvimento, pensando que este não está apenas ligado a cronologia. Na verdade podemos afirmar que cada etapa biológica do desenvolvimento possui características que auxiliam na maturação e no desenvolvimento, porém este não é o único marcador a ser determinado quando se trata do desenvolvimento humano. Felipe e Sousa (2014) nos afirmam que “os princípios utilizados para a classificação de sujeitos em nossa sociedade, até mesmo os que nos parecem ser naturais, como a idade ou o sexo, foram construídos socialmente.”. Compreendemos assim que, a fim de favorecer as organizações sociais, houve uma definição de nomenclatura e divisão de etapas de vida, principalmente no “sistema escolar, médico, mercado de trabalho e proteção social” e que “a idade é, portanto, uma noção social que foi estabelecida para distinguir os diferentes membros de um grupo social”. 
	Quando falamos no conceito de maturidade é importante considerar que é independente da idade. Ela consiste em ter domínio emocional para enfrentar e resolver situações pertinentes à etapa da vida que o sujeito está vivenciando. Desta forma podemos afirmar que alguns adultos e até idosos são imaturos, ao passo que podemos ter crianças maduras mesmo ainda vivendo a etapa da infância.
	Cada indivíduo é um ser único e apresenta diferenças no seu processo de desenvolvimento e de maturação, por todos os aspectos já mencionados. As experiências vividas, as questões genéticas, questões culturais e sociais, além da própria personalidade do sujeito. Sifuentes (2007) nos diz que “o desenvolvimento humano é composto por diferentes variáveis, intra e extra-orgânicas, relativas ao tempo e ao espaço, as quais se influenciam mutuamente em relações de bidirecionalidade”.
	Concluímos que a idade não determina a maturidade, mas que em cada momento da vida e de acordo com a cultura na qual estamos inseridos alguns comportamentos são socialmente aceitos e considerados comuns. Nossas vivências, experiências, além de fatores biológicos e socioculturais definem quem realmente nós somos, ou melhor em quem nos tornamos. 
PILETTI, N.; ROSSATO, S. M.; ROSSATO, G. Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Contexto, 2018
SIFUENTES, Thirza Reis. Desenvolvimento humano: desafios para a compressão das trajetórias probabilísticas. Psic.: Teor. e Pesq. 23. Dez 2007.  https://www.scielo.br/j/ptp/a/QCtKJsmxWhK8KF8xt3HVpVd/?lang=pt
FELIPE, Thayza Wanessa Silva Souza; SOUSA, Sandra Maria Nascimento. A construção da categoria velhice e seus significados. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, Macapá, v. 7, n. 2, p. 19-33, jul.-dez. 2014. ISSN 1984-4352. Disponível em: http://periodicos.unifap.br/index.php/pracs. Acesso em: 11 abr. 2022.
MATURIDADE [S.l.: s.n.], 2015. 1 vídeo (8 min). Publicado pelo canal Flávio Gikovate. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dAVU4oAYYA4. Acesso em: 08 abr. 2022

Mais conteúdos dessa disciplina