Buscar

Conforme o Estudo de Caso que foi apresentado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nós como representante do Srº Marcos e Conforme o Estudo de Caso que foi apresentado, concluímos que se a Clínica Dentária Saúde Bucal resolver que a divergência terá que seguir pela via judicial, o Sr. Marcos terá de realizar o tratamento em outra clínica, e sem recursos, ou ficar como está, passando dores e com baixa autoestima, até que seja resolvida nos tribunais a sua contenda, o que pode levar muito tempo. Não está em jogo somente a questão financeira, mas o destino de uma pessoa em lidar com o problema no seu dia a dia. Antes de utilizar os meios jurídicos ou de terceiros, as pessoas que fazem parte do problema poderiam utilizar uma técnica simples para a resolução do conflito, que seria uma boa conversa, e, neste diálogo, teria que estar presente a empatia, que é se colocar no lugar do outro. Se as partes conseguissem compreender o outro, estando realmente presente a interação, com certeza o conflito seria resolvido de forma a satisfazer os dois lados. Essa interação exige que as partes não se sintam adversárias, mas parceiras, enfrentando um mesmo problema; porém, com consequências diferentes para cada lado.
A mediação é a melhor forma para se resolver o conflito, uma vez que, além de ser eficiente, o processo é mais rápido, e de baixo custo, possibilitando um bom acordo para a satisfação do problema. A demais, como mencionado anteriormente, o mediador, irá auxiliar as partes para que o acordo possa avançar, dito isso, é extremamente importante que o mediador conheça técnicas de negociação, e, encontre-se atento para possíveis obstáculos que impeçam o êxito do acordo, agindo sempre de a cordo com os princípios da isonomia, autonomia das partes, boa-fé, imparcialidade, entre outros. 
Durante o processo houve um desgaste para ambas as partes, tendo em vista, que o Dentista que prestou atendimento ao Senhor Marcos, não labora mais na Clínica Saúde Bucal, a vista disso, as duas partes não irão sair plenamente realizadas, considerando que foram prejudicados com o quadro apresentado. Todavia, para resolver o problema a Clínica como prestadora de serviços, deverá ser responsabilizada. 
O mediador tem um papel de suma importância para a resolução de conflitos na mediação, como FERNANDA TARTUCE (2020, p. 223) explica que:
“O mediador atuará para que a negociação entre ambas as partes possa avançar contribuindo para que a conversa evolua; é importante, então, que conheça estratégias de negociação e esteja atento para as barreira que impedem o sucesso dela.”
 Em suma, a mediação deverá ser o método utilizado para a resolução do conflito, da do que, o Marcos passou dias com dores, tendo que se alimentar através de substâncias liquidas por não conseguir ingerir alimentos sólidos. Procurou a Clínica, e eles não deram o suporte necessário. Por isso, esse método é, das alternativas apresentadas a mais acessível para as duas partes, possibilitando uma comunicação direta, rápida e de baixo custo, possuindo ainda o auxílio do mediador. 
Importante ainda destacar que mudanças no judiciário e nas leis não irão adiantar, se as pessoas não mudarem o seu modelo mental, buscando a judicialização como meio de resolver seus conflitos, sem darem uma chance de conciliar de forma consensual e voluntária.
Desta forma entendo que mediação é a melhor forma e a que recomendamos para solucionar a questão pensando no fato do Srº Marcos ter passado por uma situação ruim e de mal estar e a clinica não ter dado a devida atenção e cumprido com o seu serviço de modo adequado no primeiro momento em resposta a solicitação de solução é essa é a opção mais viável para ambas as partes envolvidas e que sentem e conversem e possa entrar em um acordo para refazer a prótese ou ajusta-la e a fim de solucionar o problema de ambos e assim o Srº Marcos possa seguir com sua vida normal e sem dor e sua saúde bucal restabelecida e a clinica possa seguir seu ramo e suas atividades sem um processo contra ela.
Referências bibliográficas
TARTUCE FERNANDA Mediação nos Conflitos Chris São Paulo Forense. 2020.
LONGO, Samanth a Mendes; NETTO, Antônio Evangelista de Souza. Superação de conflitos: autotutela, autocomposição e heterocomposição. Disponível em: https://jus.com.b r/artigo s/82145/superacao -de-conflitos -autotutela-autocomposicao -e-heterocomposicao. 
Acesso em:12 mai.2022.

Outros materiais