Buscar

Relatorio de Estagio 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ZILDA DO SOCORRO DRAGO TEIXEIRA
MATRICULA 201902050231
JUNHO DE 2022
1 . INTRODUÇÃO 
Este relatório tem, entre outras finalidades, expor a experiência do Estágio Supervisionado , realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr José Malcher no período de 02 de Maio de 2022 a 06 de junho de 2022 .
O estágio foi orientado pela professora Bruna Missely Almeida Prado , com a duração de180 horas. O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). O estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática. Para Francisco e Pereira (2004) o estágio surge como processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor “aluno de tantos anos descobre-se no lugar de professor”. Este é um momento da formação em que o graduando pode vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de atuação. “O Estágio Supervisionado consiste em teoria e prática tendo em vista uma busca constante da realidade para uma elaboração conjunta do programa de trabalho na formação do educador (GUERRA,1995)”. Este “possibilita ao graduando desenvolver a postura de pesquisador, despertar a observação, ter uma boa reflexão crítica, facilidade de reorganizar as ações para poder reorientar a prática quando necessário (KENSKI, 1994:11 citado por LOMBARDI, 2005)”.O Estágio Supervisionado visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.
2. DESENVOLVIMENTO 
2.1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
O estágio foi realizado na EMEF Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr José Malcher anos iniciais , localizada na Rua Celson Rodrigues Lopes de Azevedo na cidade de Muaná no Estado do Pará . CEP: 68825-000. Atualmente é dirigida pelo professor Élson da Silva Malato . A instituição funciona em dois período manhã e tarde , com os anos iniciais do ensino fundamental do ( 1° ao 5 ° ano ) A escola possui atualmente 384 alunos, matriculados no turno da manhã e tarde , com 14 professores, 07 funcionários administrativos, englobando secretários, auxiliares, funcionário de limpeza (serventes) e 01 vigia.
2. 2 ESTRUTURA FÍSICA E ORGANIZACIONAL DA ESCOLA.
A estrutura física da escola é excelente, as salas são amplas, com mesas e carteiras apropriadas, ventiladores e quadro branco . O material necessário para o andamento das aulas parece ser suficiente e adequado, a direção da escola procura sempre suprir as necessidades materiais da escola, Existem várias dependências para realização de atividades tais como: Sala de recursos multifuncionais para atendimento Educacional Especializado (AEE) , sala ampla biblioteca, sala de educadores, salas administrativas (secretaria, sala da direção, coordenação, orientação, almoxarifado) , cozinha com todos os equipamentos utensílios necessários , além de computadores para auxiliar os funcionários e alunos .
 
2.3CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO ADOTADA PELA ESCOLA
De acordo com informações da Direção, é uma escola identificada como processo de construção de uma sociedade mais justa, com um espaço em que a prática pedagógica é entendida como uma prática de vida, de todos e com todos, na perspectiva de formar cidadãos e cidadãs que integrem e contribuam para sua comunidade. Uma escola democrática, competente e comprometida com aprendizagem significativa do aluno, buscando transformar informações em saberes necessários à vida dos alunos. A direção da Escola desenvolve um trabalho partido da observação dos problemas sociais como um todo, buscando novos caminhos para a educação, através de uma atividade reflexiva, com uma administração escolar voltada para as necessidades básicas e a realização do ser humano, tendo como base Dermeval Savianni que diz: Entendo, pois que o processo educativo é a passagem da desigualdade à igualdade . Portanto, só é possível o processo educativo em seu conjunto como democrático sob a condição de se distinguir a democracia como possibilidade no ponto de partida e a democracia como realidade do nosso ponto de chegada.
2.4 CARACTERIZAÇÃO DA CLIENTELA DO ESTÁGIO
 A maioria dos alunos é oriunda de famílias de baixa renda, filhos de pais com pouca escolaridade e empregos de mão-de-obra não qualificada; tem renda familiar em média de um a três salários mínimos; moram em casas pequenas; 100% utilizam-se do sistema público de saúde; como meio de comunicação tem acesso a internet pública (GESAC) e a televisão. Quanto às atitudes em sala de aula, os problemas são comuns como em todas as escolas, desatenção e desinteresse, para tentar resolver estes problemas, a escola usa de todos os meios que dispõe, na maioria das vezes com poucos resultados positivos, pois geralmente os problemas começam na família, pois parte dos alunos vivem em um meio onde não há participação efetiva dos pais no desenvolvimento escolar dos filhos, ou mesmo na falta de perspectiva para o futuro, pois a cidade não possui emprego para atender a grande demanda de jovens que se formam todos os anos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O estágio foi um período em que buscamos vincular aspectos teóricos com aspectos práticos. Foi um momento em que a teoria e a prática se mesclaram para que fosse possível apresentar um bom resultado. E, sobretudo perceber a necessidade em assumir uma postura não só crítica, mas também reflexiva da nossa prática educativa diante da realidade e a partir dela, para que possamos buscar uma educação de qualidade, que é garantido em lei (LDB - Lei nº 9394/96). 
REFERENCIAIS
AZZI, Sandra. Trabalho docente: autonomia didática e construção do saber pedagógico. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.).Saberes pedagógicos e atividade docente.
São Paulo: Cortez, 2000.BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.
Parâmetros Curriculares Nacionais : Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. ___.Lei de diretrizes e bases da educação nacional
(Lei nº 9.394/96: nova LDB.Rio de Janeiro: Dunya/Qualitymark, 1997.FRANCISCO, C. M. e PEREIRA, A.S.
Supervisão e Sucesso do desempenho do aluno no estágio, 2004. Disponível em internet.http://www.efdeportes.com/efd69/aluno.htm. Acesso em 08 Dez. 2009.FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano.
Que Fazer, Teoria e prática em educaçãopopular,Petrópolis RJ: Vozes, Ed. 1989.GUERRA, Miriam Darlete Seade.Reflexões sobre um processo vivido em estágio supervisionado: Dos limites às possibilidades, 1995. 
Disponível em Internet. http://www.anped.org.br/23/textos/0839t.PDF. Acesso em 08 Dez. 2009.LOMBARDI, Roseli Ferreira.
Formação Inicial: Uma observação da prática docente por discurso de alunos estagiários do curso de Letra, 2005. Disponível em internet. http://www.congresso/ed2005.puc.c/pdf/ferreira%20lombardi.pdf.Acesso em 08 Dez. 2009.SAVIANE, Demerval.
Escola e Democracia. São Paulo, Ed. Campinas-SP 1999.

Continue navegando