Buscar

Atividade Contextualizada Logística Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Porto de Santos
Nome Completo: Jailson Ferreira Da Silva
Matrícula: 01111321
Curso: Logística
O porto de santos, que é o maior da amarica latina é a porta de entrada e saída de grande parte das mercadorias que circulam no brasil. Por ser o porto de maior relevância para a economia brasileira o seu fluxo de carga e muito intenso, acarretando muitos caminhões entrando em nos pátios de descarga. Em decorrer do tempo a região do Porto de Santos foi se desenvolvendo, porém a infraestrutura de acesso não seguiu os mesmos passos do desenvolvimento urbano da sua região. Em tempo de escoamento de carga o fluxo de caminhões em direção ao Porto de Santo intenso com congestionamento e filas de caminhões aguardando para realizar a descarga do insumo. Um dos principais motivos para esse congestionamento é a incapacidade de estocagem nos locais de produção. Por exemplo, os exportadores de produtos agrícolas não conseguem conciliar as viagens dos seus produtos via modal rodoviário com atracação dos navios que esses produtos serão embarcados.
Outro fator é os agendamentos que foi criado em 2014, com o intuito de otimizar a chegada e saída das cargas e assim tentar diminuir o tempo de espera dos caminhões para realizar o embarque e o desembarque das cargas. O tempo médio de uma operação no porto deveria ser de 3 horas, contudo, estava chegando a 36 horas uma operação. Esse tempo de espera gera custo para a logística das empresas, para se ter uma noção a lei 13.103/2015, conhecida como a “lei dos motoristas” determina um valor a ser pago pela embarcadora para ao transportador autônomo de carga (TAC) pelo tempo de espera para a carga e descarga esse valor corresponde a 30% do salário hora normal.
O agendamento ajudou em muito para evitar o congestionamento, mais se dever também aumentar o gasto com infraestrutura para o acesso do porto aumentar o número de pátios de espera para de fato o agendamento ser eficiente.
Referencias:
SOLIANI, Rodrigo Duarte; JÚNIOR, JBC. Análise da implementação do sistema de agendamento de carga no porto de Santos. Revista dos Transportes Públicos-ANTP-Ano, v. 37, p. 2º, 2015.
HILSDORF, Wilson de Castro; NOGUEIRA NETO, Mário de Souza. Porto de Santos: prospecção sobre as causas das dificuldades de acesso. Gestão & Produção, v. 23, p. 219-231, 2015.
CALDEIRA, M. S. Planejamento e aplicação de modelos internacionais de organização do acesso portuário terrestre: o caso do Porto de Santos. 2017.

Continue navegando

Outros materiais