Buscar

Microbiologia dos Alimentos-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1
Universidade: Unama Parque Shopping
Curso: Nutrição
Disciplina: Microbiologia dos Alimentos
Nome da professora: Ariele Milet do Amaral Merces
Tutora: Misma Maheli da Silva
Nome do aluno: Dayane Damasceno Sousa
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA SOBRE AS DTA's
A Nutrição é um ramo que abrange diversos fatores relacionados a alimentação e aos processos pelos quais os alimentos passam até chegarem aos indivíduos, desta forma o(a) Nutrólogo(a) assume papel de suma importância no que se refere as praticas alimentares e a construção dos alimentos pois a presença do(a) Nutricionista capacitado é bastante importante no que se refere a prevenção de surtos alimentares, e as doenças relacionadas aos DTA's, visando que estes profissionais exercem os princípios da alimentação. Sendo assim, este texto vem tratar das especificidades relacionadas às DTA’s, aos fatores que influenciam para o seu aumento, como essa contaminação ocorre, e quais medidas preventivas podem ser tomadas. Questões das quis serão aprofundadas posteriormente.
As DTA's são doenças transmitidas por alimentos ou água contaminada, sendo este (DTA) um termo genérico aplicado a uma síndrome, geralmente caracterizada de anorexia, náusea, vômito, diarreia, no qual podem ser acompanhados ou não de febre ou até mesmo infecções extraintestinais, ademais as DTA’s podem ter diversas causas como as toxinas, bactérias e vírus, parasitas ou até mesmo substâncias tóxicas em diferentes órgãos ou sistemas comuns. É importante observar que as DTA’s se fazem presentes principalmente em países subdesenvolvidos como o Brasil, no qual ainda conta com precárias situações alimentares e a dificuldade ao acesso de água potável, fazendo com que no país casos de DTA’s sejam cada vezais constante. Desse modo observa-se a grande especificidade e necessidade de estudar e entender o processo das doenças transmitidas pelos anilemos e suas diversas ramificações. 
Entre suas ramificações situa-se a influência dos fatores patógenos como os ingredientes crus contaminados, pessoas infectadas, práticas inadequadas de manipulação, limpeza e desinfecção deficiente dos equipamentos, alimentos sem procedência, alimentos elaborados contaminados, recipientes tóxicos, plantas tóxicas tomadas por comestíveis, aditivos acidentais, saneamento deficiente, é o que pode ser comprovado pois como afirma os dados coletados pela Eali: 
“70,8% são causadas pela refrigeração inadequada, 24,8% por mãos contaminadas, 22,3% têm por causa o preparo inadequado, 7,4% por instalações deficientes, 5,2% têm como causa a má higiene, entre utensílios contaminados chega 4,6%, já entre a matéria-prima contaminada os dados chegam a 4,1%, sobre o cozimento, reaquecimento deficiente os dados ficam em 3,3%” (Eali, 2020).
Ademias, outra ramificação referente a DTA's, refere-se a contaminação cruzada que podem ocorre, devido à falta de higiene dos utensílios de cozinha, alimentos, ou até mesmo falta de higiene pessoal de quem está manuseando o alimento, fazendo com que ocorra a transferência de contaminantes de um ser, alimento ou objeto contaminado para outro alimento. Outrossim a contaminação cruzada poder se dar direta ou indiretamente, sendo a primeira decorrente de um alimento contaminado para outro, já a segunda ocorre quando o alimento é contaminado por meio de uma superfície ou utensílios, por exemplo uma faca ou recipiente infectado em contato com o alimento. 
Atualmente segundo a Biblioteca Virtual em Saúde “Estima-se que uma em cada dez pessoas adoecem após consumir alimentos contaminados, e que 420 mil pessoas morrem a cada ano, sendo que crianças menores de 5 anos são as mais afetadas, com 125 mil mortes anuais”. Por que motivo é importantissimo que as doenças relacionadas às DTA’s ganhem destaque, dado seus autos números principalmente no grupo infantil, no qual a taxa é crescente.
Dessa forma conclui-se que praticas preventivas se fazem necessárias para amenizar as doenças relacionadas a DTA’s, dentre estas práticas encentra-se o ato de checar o prazo de validade dos alimentos, o acondicionamento e suas condições físicas, a aparência, consistência e odor, higienizar bem os utensílios utilizados no processo preparatório dos alimentos, lavar devidamente as mãos antes e durante a preparação dos alimentos, utilizar-se de água ou gelo apenas de procedência conhecida, alimentos armazenados sob refrigeração devida, Cozinhar a temperatura indicada , carnes, frangos, ovos e peixes, reaquecer alimentos conservados sob temperatura recomendada, separe alimentos crus dos cozidos ou prontos. Consumir alimentos obtidos em fontes confiáveis. Deve ser evitado o consumo de pratos que contêm ovos crus ou mal-cozidos. Também não se deve consumir sorvetes de procedência duvidosa. Pois assim os altos níveis de contaminação e mortalidade poderão ser amenizados enfatizando o bem-estar do indivíduo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SEGURANÇA DOS ALIMENTOS RESPO SABILIDADE DE TODOS! DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA DOS ALIMENTOS. Biblioteca Virtual da Saúde. Acesso em: 03 de Junho de 2022. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/07-6-seguranca-dos-alimentos-responsabilidade-de-todos-dia-mundial-da-seguranca-dos-alimentos/ . 
DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS (DTA's). Eali,2020. Acesso em: 03 de Junho de 2022. Disponível em:http://portal.saude.pe.gov.br/verbete/doencas-transmitidas-por-alimentosdta#:~:text=O%20que%20%C3%A9%3A,de%20alimentos%20ou%20%C3%A1gua%20contaminados
MELO, Alice. O QUE É E COMO EVITAR A CONTAMINAÇÃO CRUZADA DE ALIMENTOS. Paripassu,2020. Acesso em 03 de Junho de 2022. Disponível em:https://www.paripassu.com.br/blog/o-que-e-contaminacao-cruzada

Continue navegando