Buscar

CIVIL AVALIANDO


Prévia do material em texto

Disc.: DIREITO CIVIL - PARTE GERAL   
	Aluno(a): BRENDA CAROLINE GOMEZ BARBOZA
	Matríc.: 202109009702
	Acertos: 0,5 de 0,5
	sexta-feira, 8 de abril de 2022 (Finaliz.)
		1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Acerca das disposições concernentes às pessoas jurídicas no Código Civil, assinale a alternativa correta:
 
		
	 
	O cumprimento repetitivo pela sociedade de obrigações do sócio ou do administrador, ou vice-versa caracteriza confusão patrimonial.
	
	Decai em dois anos o direito de anular a constituição das pessoas jurídicas de direito privado, por defeito do ato respectivo, contado o prazo da publicação de sua inscrição no registro.
	
	Entende-se por confusão patrimonial a ausência de separação de fato entre os patrimônios, caracterizada por transferência de ativos ou de passivos sem efetivas contraprestações, ainda que de pequena monta.
	
	Constitui desvio de finalidade a expansão ou a alteração da finalidade original da atividade econômica específica da pessoa jurídica.
	
	A autonomia patrimonial das pessoas jurídicas é um instrumento lícito de alocação e segregação de riscos, estabelecido pela maioria simples dos sócios com a finalidade de estimular empreendimentos, para a geração de empregos, tributo, renda e inovação em benefício de todos.
	Respondido em 08/04/2022 20:52:37
	
Compare com a sua resposta:
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Sobre os direitos da personalidade é incorreto afirmar:
		
	
	Os direitos da personalidade, especialmente à imagem, não poderá ser cedido em troca de uma remuneração.
 
	 
	Independentemente de autorização, o pseudônimo alheio poderá ser utilizado em propaganda comercial.
	
	Ninguém pode ser constrangido a submeter-se, com risco de vida, a tratamento médico ou a intervenção cirúrgica.
	
	Com exceção dos casos previstos em lei, os direitos da personalidade são intransmissíveis e irrenunciáveis, não podendo o seu exercício sofrer limitação voluntária.
	
	Salvo por exigência médica, é defeso o ato de disposição do próprio corpo, quando importar diminuição permanente da integridade física, ou contrariar os bons costumes.
	Respondido em 08/04/2022 20:54:02
	
Compare com a sua resposta:
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Nos termos do Código Civil, NÃO constitui uma pessoa jurídica de direito privado:
		
	
	Associação.
	
	Sociedade
 
	
	Partido político.
	 
	Autarquia.
	
	Fundação.
	Respondido em 08/04/2022 20:56:28
	
Compare com a sua resposta:
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Em matéria de pessoas jurídicas, é correto afirmar que:
 
		
	
	A existência legal das pessoas jurídicas de direito privado se inicia com o respectivo ato constitutivo, independentemente de registro.
	
	Nas associações, a exclusão do associado independe de motivação e do devido procedimento legal.
	 
	Os partidos políticos são pessoas jurídicas de direito privado.
	
	A fundação poderá ser constituída para fins econômicos.
	
	As associações são constituídas pela união de pessoas que se organizam para fins econômicos.
	Respondido em 08/04/2022 20:57:29
	
Compare com a sua resposta:
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Segundo o Código Civil brasileiro, pode ser declarada a morte presumida:
 
		
	
	Em decretação de ausência, desaparecendo uma pessoa do seu domicílio sem dela haver notícia.
	
	Com decretação de ausência, se alguém, desaparecido em campanha ou feito prisioneiro, não for encontrado até dois anos após o término da guerra.
	
	Com decretação de ausência, se for extremamente provável a morte de quem estava em perigo de vida.
	
	Com decretação de ausência, sempre, pois esta é imprescindível em todos os casos.
	 
	Sem decretação de ausência, se for extremamente provável a morte de quem estava em perigo de vida.
	Respondido em 08/04/2022 21:02:09
	
Compare com a sua resposta:
	
		1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Segundo o Código Civil, é uma característica dos direitos da personalidade:
		
	
	São alienáveis.
	
	São transferíveis.
	
	São disponíveis.
	 
	São irrenunciáveis.
	
	São incomensuráveis.
	Respondido em 21/04/2022 22:35:37
	
Compare com a sua resposta:
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	São _____________os bens suscetíveis de movimento próprio, ou de remoção por força alheia, sem alteração da substância ou da destinação econômico-social.
		
	
	imóveis
	
	imateriais
	 
	móveis
	
	semoventes
	
	intangívies
	Respondido em 21/04/2022 22:37:17
	
Compare com a sua resposta:
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Mediante o emprego de violência, Mélvio esbulhou a posse da Fazenda Vila Feliz. A vítima do esbulho, Cassandra, ajuizou ação de reintegração de posse em face de Mélvio após um ano e meio, o que impediu a concessão de medida liminar em seu favor. Passados dois anos desde a invasão, Mélvio teve que trocar o telhado da casa situada na fazenda, pois estava danificado. Passados cinco anos desde a referida obra, a ação de reintegração de posse transitou em julgado e, na ocasião, o telhado colocado por Mélvio já se encontrava severamente danificado. Diante de sua derrota, Mélvio argumentou que faria jus ao direito de retenção pelas benfeitorias erigidas, exigindo que Cassandra o reembolsasse. A respeito do pleito de Mélvio, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	Mélvio não faz jus ao direito de retenção por benfeitorias, pois sua posse é de má-fé e as benfeitorias, ainda que necessárias, não devem ser indenizadas, porque não mais existiam quando a ação de reintegração de posse transitou em julgado.
	
	Mélvio é possuidor de má-fé, fazendo jus ao direito de retenção por benfeitorias e devendo ser indenizado pelo valor atual delas.
	
	Mélvio é possuidor de boa-fé, fazendo jus ao direito de retenção por benfeitorias e devendo ser indenizado pelo valor atual delas.
	
	Mélvio é possuidor de boa-fé, fazendo jus ao direito de retenção por benfeitorias e devendo ser indenizado por Cassandra com base no valor delas.
	
	Mélvio é possuidor de má-fé, não fazendo jus ao direito de retenção por benfeitorias, mas deve ser indenizado por Cassandra com base no valor delas.
	Respondido em 21/04/2022 22:38:37
	
Compare com a sua resposta:
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Os direitos da personalidade encontram-se previstos entre os artigos 11 e 21 do Código Civil brasileiro vigente. Foram criados e sistematizados a partir dos direitos fundamentais e dos direitos humanos, pois têm como propósito a proteção da esfera extrapatrimonial das pessoas e "uma série indeterminada de valores não redutíveis pecuniariamente, como a vida, a integridade física, a intimidade, a honra entre outros" (GAGLIANO, P. S.; PAMPLONA FILHO, R. Novo curso de direito civil. Parte geral. 13. ed. São Paulo: Saraiva,  2011. p. 180), como é o caso do nome. Esses direitos tem características que lhe são peculiares. Nesse sentido, marque a alternativa que se refere a essas características.
		
	
	A vitaliceidade inerente aos direitos da personalidade define que "são outorgados a todas as pessoas, pelo simples fato de existirem".
	
	Os direitos da personalidade são intransmissíveis uma vez que não podem ser objeto de transmissão a não ser o nome e os órgãos.
	
	Ageneralidade é outra característica a se destacar no estudo dos direitos da personalidade, devendo-se esclarecer "que inexiste um prazo para o seu exercício, não se extinguindo pelo não uso" .
	
	Segundo a imprescritibilidade considera que "os direitos da personalidade são inatos e permanentes, acompanhando a pessoa desde a primeira manifestação de vida até o seu pensamento".
	 
	A irrenunciabilidade dos direitos de personalidade, define que não são admitidas negociações pautadas em parâmetros pecuniários, pois integram o patrimônio imaterial e existencial relacionado à dignidade humana de cada sujeito.
	Respondido em 21/04/2022 22:54:24
	
Compare com a suaresposta:
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A constitucionalização do Direito Civil consiste no reflexo interpretativo dos valores constitucionais na aplicação das normas de Direito Privado. Nesse sentido, é certo que, na aplicação das normas do Código Civil brasileiro, haverá diretrizes orientadoras fundadas nos valores da CF/88, como a função social do direito, por exemplo. Acerca dessas diretrizes marque a alternativa correta.
		
	
	Segundo a eticidade, deve-se pautar o novo direito civil com uma linguagem rebuscada de forma a prever a maior quantidade possível de casos concretos.
	 
	Segundo o princípio da eticidade há uma preocupação do legislador infraconstitucional com a ética como fator regente das relações jurídicas constituídas entre particulares.
	
	De acordo com o princípio da socialidade, exige-se o desapego à linguagem rebuscada buscando uma linguagem clara, concisa, objetiva e de fácil entendimento pela sociedade.
	
	Conforme a operacionalidade deve o Estado-juiz buscar cada vez mais envolver a sociedade nas decisões judiciais de modo a tornar o direito civil mais operável.
	
	Conforme a operacionalidade, deve-se romper com o individualismo exacerbado do CC/1916 propondo uma ressignificação das relações entre os particulares.
	Respondido em 21/04/2022 23:01:19

Mais conteúdos dessa disciplina