Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Bárbara Lopes Conelian - Pedagogia 4ºC
 Orientação Psico-educacional
 ATIVIDADE EXTRACLASSE
Assistir ao vídeo “Quando sinto que já sei”, e escrever uma reflexão sobre o filme no contexto de comparar as escolas mencionadas no vídeo com a escola tradicional.
O documentário “Quando penso que já sei” apresenta vários projetos em diferentes escolas do Brasil, que rompem com o modelo da escola tradicional. 
Podemos ver muitas das diferenças quando comparados os próprios relatos dos alunos que experimentaram ambos os sistemas, e relatam que no modelo tradicional estavam cansadas de ver o professor falar sem poder argumentar, com a obrigação de copiar e decorar, e com o método do professor escrevendo no quadro, carteiras enfileiradas, tudo muito professor fala e aluno escuta, vivendo como em uma “prisão”, entre outras coisas, totalmente diferente do que vivenciam atualmente, onde buscam por si conhecimentos, com um ambiente diversificado, e o professor tendo mais contato e ouvindo mais seus alunos.
Este documentário traz justamente a importância da quebra desse paradigma tradicional para outro método, outra forma de olhar o ensino-aprendizagem, que ajude mais os alunos a se transformarem, provocando interesse e vontade de aprender principalmente com o outro, não apenas como uma obrigação. Sobre uma nova escola que tenha mais contato com a comunidade, apresentando mais a cultura e diversidade... 
O documentário traz uma sensação de paz, esperança, ver as crianças evoluindo socialmente, saindo do foco que educação é preparação para vestibular, para o mercado de trabalho, e que educar vai muito além disso, mostrando que cada um tem sua forma de evolução, sua forma de se expressar e pensar.
As escolas estão muito presas ao modelo tradicional, e pensam que essa mudança para outro método dá muito trabalho e não apresenta “dever e disciplina” como estão acostumados, porém o objetivo é justamente esse, sair do comodismo criado, que é mais como uma barreira de conexão com seus os alunos e que acaba tornando um ambiente desagradável e sem oportunidades, e afinal é nas relações que se produzem conhecimento; é importante a escola passar por esse processo de transformação e não só a escola como também os professores, que eles possam dar voz aos seus alunos e oportunidade de ambos aprenderem juntos.

Mais conteúdos dessa disciplina