Buscar

PROVA DO CONHECIMENTO- INTRODUÇÃO A ARQUEOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1 de 5
Considere o excerto de texto abaixo:
“A partir da transição Pleistoceno-Holoceno, a ocupação humana na região aumenta de maneira marcada. Baseando-se na frequência por milênio de datas por radiocarbono obtidas na Serra da Capivara, é nítido esse aumento progressivo mais rápido depois de 13.000 AP, até o oitavo e o nono milênios, com pico de maior ocorrência registrado antes de uma diminuição do número de datas no Holoceno médio. Até o momento, vestígios de ocupações entre 12.700 e 8.000 AP foram encontrados em 24 sítios arqueológicos. Acumulou-se uma considerável quantidade de informações quanto a esse período. Apresentamos, a seguir, uma síntese dos principais dados relativos ao início do Holoceno na Serra da Capivara”.Antoine Lourdeau. A Serra da Capivara e os primeiros povoamentos sul-americanos: uma revisão bibliográfica. In: Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas. vol.14 no.2 Belém May/Aug. 2019.
Com base nos estudos arqueológicos resultados da Serra da Capivara (Brasil) e nos conteúdos de Introdução à Arqueologia, assinale a afirmativa correta no que se refere às conclusões possíveis:
A - As datações de Callico Hill no México são mais antigas às encontradas na Serra da Capivara (Brasil) e em Monte Verde no Chile.
B - As pesquisas de Niéde Guidón indicam que a ocupação mais antiga é de 30 mil anos, sendo divididas pelas fases: Pedra Furada, Serra Talhada e Agreste.
C - Estudos conduzidos por Niéde Guidón corroboram com a Teoria de Clóvis, em que os povos migratórios teriam chegado à América pela Beríngia.
D - Niéde Guidón refuta a Teoria de Clóvis totalmente devido às descobertas da Arqueologia brasileira dos últimos 50 anos.
E - O Pleistoceno é o período com demarcação mais antiga confirmada da ocupação sul americana por pesquisas ainda na década de 1970.
Considere o excerto de texto abaixo:
“[...] Além dos artefatos, também são estudados pela arqueologia os ecofatos e os biofatos, ambos ligados à apropriação da natureza pelo homem. [...] os conceitos de ecofato e biofato para se referirem a vestígios do meio ambiente e restos de animais associados aos seres humanos”.FUNARI, Pedro Paulo. Arqueologia. São Paulo: Contexto, 2003, p.14.
De acordo com a afirmação acima sobre os “ecofatos” e os conteúdos de Introdução à Arqueologia, assinale a alternativa correta no que diz respeito às ampliações de estudo decorrentes dessa possibilidade de pesquisa:
A - A Arqueologia Ambiental, decorrente dos estudos dos “ecofatos” tem por objetivo entender o efeito das sociedades com o meio ambiente.
B - As ciências da natureza corroboram com alguns preceitos da Arqueologia Ambiental, entretanto, esta tem suas teorias próprias em relação à natureza.
C - Dados geoambientais são considerados pelos “ecofatos e biofatos” sem relação com as perspectivas culturais do sítio arqueológico.
D - Marcadores de paisagem são os vestígios diretos e indiretos encontrados nas estruturas arqueológicas que compõe a cultura material.
E - O principal desafio da Arqueologia Ambiental é a preservação do espaço natural devido às mudanças climáticas.
Considere o excerto de texto abaixo:
“[..] Os sítios são caracterizados basicamente por serem uma elevação de forma arredondadas que, em algumas regiões do Brasil, chega a ter mais de 30m de altura. São construídos basicamente com restos faunísticos como conchas, ossos de peixes e mamíferos. Ocorrem também frutos e sementes, sendo que determinadas áreas dos sítios foram espaços dedicados ao ritual funerário e lá foram sepultados homens, mulheres e crianças de diferentes idades. Contam igualmente com inúmeros artefatos de pedra e de osso, marcas de estacas e manchas de fogueira, que compõem uma intricada estratigrafia”. GASPAR, Madu. Sambaqui: Arqueologia do litoral brasileiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000, p.9-10)
Com base na importância da existência dos sambaquis e nos conteúdos de Introdução à Arqueologia, escolha a afirmativa correta no que se refere à cultura material e à analise desse tipo de sítio arqueológico brasileiro:
A - A monumentalidade é exclusiva dos sambaquis do Sul do Brasil.
B - As camadas de conchas trazem perspectivas de uma mesma ocupação.
C - As ocupações sambaquis em geral eram individuais ou de pequenos grupos.
D - Moluscos compõe mais de 80% em geral dos sambaquis.
E - Os estudos dos sambaquis consideram exclusivamente os locais de habitação e de sepultamentos.
Considere o excerto de texto:
“[...] o estudo da cultura material em sua relação com o comportamento humano [...]. Ela se ocupa também do ambiente em que o gênero humano se desenvolveu e no qual o homem ainda vive [...]. Assim, os arqueólogos estudam não apenas vasos e joias, templos e tumbas [...], mas também sedimentos de lagos, insetos, ossos de animais, excrementos e parasitos [...] A observação da mente de homens vivos [...] pode, até certo ponto, ser prolongada por fontes escritas, que são o domínio especial do historiador. Essas fontes, no entanto, só estão disponíveis no que se refere ao mais recente passado do homem – alguns milhares de anos no máximo [...]. O arqueólogo está preocupado com uma escala de tempo milhares de vezes maior [...]”. RAHTZ, P. 1989. Convite à arqueologia. Rio de Janeiro, Imago, p.11-13.
De acordo com a afirmação acima e os conteúdos de Introdução à Arqueologia, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao trabalho do arqueólogo sobre vestígios diretos/indiretos e a cultura material:
A - A escala de tempo do arqueólogo está proporcional à referente ao trabalho do historiador.
B - O conjunto de cultura material encontrado em um sítio arqueológico, seja, direto ou indireto compõe a estrutura arqueológica.
C - Vestígios diretos são compostos pelo conjunto do sítio arqueológico, independente da formação da estrutura arqueológica.
D - Vestígios diretos são documentos escritos presentes nos sítios arqueológicos que indicam datações da presença humana.
E - Vestígios indiretos são marcadores da presença humana, nem sempre evidentes ou perceptíveis diretamente.
VoltarQuestõeslist
Considere o fragmento de texto abaixo:
“Nesse sentido estrito, não se pode falar em algo como "arqueologia brasileira", principalmente quando se considera que tal arqueologia nada mais é que a história dos povos que aqui habitavam antes da chegada dos europeus, quando o Brasil ainda não existia. Difícil separar, por exemplo, o contexto arqueológico dos pampas gaúchos e uruguaios. Na extremidade oposta, o rio Oiapoque não funciona como uma fronteira que marque diferenças notáveis entre as arqueologias do Amapá e da Guiana Francesa. Por outro lado, é forçoso reconhecer que, do ponto de vista institucional, existe sim uma arqueologia brasileira, representada por um número crescente de cursos de graduação e programas de pós-graduação e organizada legalmente por uma série de normas”. NEVES, Eduardo Góes. Existe algo que se possa chamar de “arqueologia brasileira”? In: Estudos avançados, vol.29 no.83 São Paulo Jan./Apr. 2015.
Com base no crescimento da Arqueologia Brasileira, tanto na criação de instituições de estudo, quanto nos debates metodológicos e no conteúdo de Introdução à Arqueologia, escolha a afirmativa correta:
A - A formação arqueológica no Brasil está próxima da Antropologia, da História e da Filologia.
B - Institutos históricos no Brasil e museus foram os responsáveis pelas primeiras disseminações de ideias arqueológicas.
C - O fragmento do texto sugere que o campo arqueológico no Brasil é superficial no que se refere à pesquisa e à metodologia.
D - O Programa de Aceleramento do Crescimento na gestão de Médici foi o responsável pelo incentivo à Arqueologia Brasileira.
E - Os primeiros cursos arqueológicos foram criados a partir da gestão de Fernando Henrique Cardoso.
Considere o excerto de texto abaixo:
“Os desenhos do Tocantins e do Ereré estão cuidadosamente copiados. As figuras das estampas passaram diretamente dos meus esboços originais para a madeira. Não tenho a pretensão de exigir para elas a exatidão fotográfica; porém estou certoque traduzem fielmente a ideia que os índios tiveram em vista representar. As inscrições originais são mesmo mais grosseiramente acabadas do que se pode inferir das estampas”.
HARTT, Charles Frederick. Inscrições em rochedos do Brasil. Revista do Instituto Archeologico e Histórico Pernambucano, Recife, n. 47, p. 300-329, 1895, p.308.
De acordo com os apontamentos sobre um sítio arqueológico em 1895 e os conteúdos de Introdução à Arqueologia, assinale a alternativa correta no que se refere às metodologias e formas de análise desenvolvidas no século XX:
A - A forma simples e “grosseira” aos olhos arqueológicos como Charles Hartt descreve o sítio reflete apenas os estudos iniciais da ciência arqueológica.
B - A metodologia de divisão de análise de um sítio arqueológico considera o aspecto cultural material como parte essencial.
C - A prospecção subsuperficial não-interventina faz uso de metodologias que dependem do trabalho humano exclusivamente.
D - A prospecção superficial não-interventina diz respeito à uma análise de poucos recursos humanos e sem uso de tecnologias de perfuração, por exemplo.
E - O sistema de amostragem utilizado pode ser dividido em duas categorias: aleatória e sistemática.
Considere o fragmento de texto abaixo:
“Nos assentamentos localizados em grutas ou abrigos, geralmente calcários, areníticos ou quartzíticos, reuniam-se recursos minerais, vegetais e animais em nichos diversificados (SCHMITZ, 1990, p. 118), o que pode ter sido um fator de influência para a criação de acampamentos de atividades múltiplas. O regime alimentar do caçador generalizado que viveu durante a fase Paranaíba, da tradição Itaparica, identificado nos abrigos do sudoeste do Goiás, mostra-se muito variado e de todos os tamanhos (Idem), abrangendo cervos, veados, capivaras, macacos, tamanduás, tatus, tartarugas, lagartos, peixes e aves, além de ovos de emas”. WOLNEI, Santiago Ferreira Guimarães. Ocupação caçadora e coletora no Planalto Central Brasileiro. In: Revista Tecnologia e Ambiente, Dossiê Arqueologia, Ambiente e Patrimônio, v. 17, 2011, Criciúma, p.109.
Com base na ocupação do Planalto Central e no conteúdo de Introdução à Arqueologia, escolha a afirmativa correta no que se refere às características dos povos de Tradição Itaparica que se apropriaram dessa região:
A - A formação social da Tradição Itaparica está ligada à ideia de caçadores-coletores, especializados e com variações de acordo com a região.
B - A Gruta do Padre, analisada na década de 1960 por meio de vestígios orgânicos, apontou indústrias líticas pré-históricas.
C - A região a que se refere a Tradição Itaparica diz respeito aos Estados de Goiás, Tocantins, Pernambuco e Bahia.
D - A Tradição Itaparica é reconhecida por sua organização complexa, embora instável culturalmente.
E - É característico dos grupos da Tradição Itaparica o manuseio do bronze e do ferro para confecção de lascadores.

Outros materiais