Buscar

DESAFIO 3 - Processos de formação das palavras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio 3 - Processos de formação das palavras
Os estudos dedicados aos processos de formação de palavras evidenciam dois processos como sendo os principais: composição e derivação. Ambos formam palavras em língua portuguesa do ponto de vista da expressão ou da constituição material.
Você, como revisor técnico de uma revista de língua portuguesa, recebeu um comunicado urgente sobre um artigo que será publicado na próxima edição do periódico. O artigo trata de processos de formação de palavras. No entanto, você constatou que não há mais prazo para ajuste do texto pelo responsável pela escrita, mas que há necessidade de ampliação da definição dos seguintes conceitos: 1) composição: criação de uma nova palavrae2) derivação: criação de novas palavras e ampliação do léxico. Com relação aos exemplos, eles foram citados, mas não analisados: a) peixe-espada e couve-flor; b) estrada de ferro; c) guarda-roupa, fidalgo; d) livraria e livreiro; e) deter e conter. Por não haver mais prazo, você precisa resolver a situação, pois foi solicitado pelo editor-chefe.
Nessa situação de urgência, você deve ampliar a escrita e indicar uma breve explicação para os exemplos, antes de enviar para o autor do texto verificar as modificações e emitir o acordo para publicação.
Composição e derivação configuram os dois principais processos de formação de novas palavras em língua portuguesa. A composição consiste na criação de uma palavra nova, de significado único e constante. Esse processo de formação acontece por meio de dois radicais que se relacionam. A composição dos substantivos, por exemplo, pode ocorrer por coordenação ou por subordinação. No caso da coordenação, temos: peixe-espada e couve-flor, por exemplo. Nesses casos, constata-se uma sequência de coordenação entre nomes, sendo que o elemento determinante está em posição precedente. No caso da subordinação, a composição ocorre quando um dos elementos é determinante e outro é determinado. Em estrada de ferro, há a formação de uma palavra nova por meio de composição com ocorrência de subordinação entre elas. Logo, estrada é determinante e de ferro é determinado. Ainda como processo de composição, existem justaposição e aglutinação. Nesses dois casos, ocorre associação dos componentes das palavras compostas. Como exemplo de justaposição, temos: guarda-roupa. Agora, como exemplo de aglutinação, encontra-se: fidalgo.
Por fim, existe também o processo de derivação, como segundo processo de formação de palavras. Esse pode acontecer por prefixação ou sufixação. Ou seja, é possível formar palavras de outra primitiva por meio de afixos. Como exemplos de derivação sufixal, temos: livraria e livreiro. Como exemplos do segundo caso, ou seja, de derivação prefixal, temos: deter e conter.

Mais conteúdos dessa disciplina