Buscar

EXERCÍCIO DE TOXOPLASMOSE

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO DE TOXOPLASMOSE
1- Toxoplasma gondii é um protozoário parasito intracelular obrigatório, de distribuição mundial, que pode ser encontrado em uma grande variedade de hospedeiros vertebrados.
2- As principais vias de transmissão são a oral e congênita. A via oral consiste na ingestão de carne contaminada crua ou mal cozida, que não teve o processamento térmico adequado. A congênita consiste na transmissão da doença adquirida pela mãe, durante a gestação, ao feto, via transplacentária.
3- O ciclo biológico da doença inicia quando o felino, com seu ato de ingerir carnes, alimenta-se de ratos infectados considerados hospedeiros intermediários, que ingerirem fezes e urinas contaminadas com oocistos imaturos que logo se transformará em ocistos esporulado e mais tarde em forma de bradizoítos.
4- A infecção pelo Toxoplasma gondii pode levar a abortos espontâneos e bebês natimortos (que morrem dentro do útero ou durante o parto). Também pode causar prematuridade e retardo no crescimento intrauterino.
5- O PCR é um método rápido, sensível e específico. O PCR POSITIVO, indica infecção ativa. A toxoplasmose geralmente não causa grandes riscos para adultos hígidos. A neurotoxoplasmose é causada pelo toxoplasma gondii. O método de ELISA é excelente para o diagnostico e triagem da toxoplasmose, utilizando tanto amostras de soro quanto de saliva, com altos valores de sensibilidade e especificidade. A Imunofluorescência, os anticorpos IgM podem ser dosados 1 a 2 semanas depois do inicio do pico em 6 a 8 semanas, quando então declinam. O teste de avidez de anticorpos IgM anti-toxoplasmose, pode ser utilizada para identificar infecções primarias de quadros clínicos causados por reativação, infecção crônica, persistência de IgM ou resposta policlonal do sistema imunitário. O teste de captura, é um teste sorológico, realizado com a retirada de uma amostra de sangue da gestante, não há risco para o feto, o objetivo é detectar a presença de anticorpos indicativos da toxoplasmose.

Continue navegando

Outros materiais