A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
42 pág.
Técnicas de Seleção Exercícios Avaliando o Aprendizado

Pré-visualização | Página 8 de 15

humanos.
	
	Baixos investimentos em recrutamento e ênfase no recrutamento interno, critérios de seleção mais flexíveis e menos rigorosos, elevados investimentos em treinamento de pessoal, ofertas salariais mais estimulantes, elevados investimentos em benefícios sociais, para atrair e reter pessoal e forte concorrência organizacional pelos talentos humanos.
	
	Elevados investimentos em recrutamento e ênfase no recrutamento interno, critérios de seleção mais flexíveis e menos rigorosos, elevados investimentos em treinamento de pessoal, ofertas salariais mais estimulantes, moderados investimentos em benefícios sociais, para atrair e reter pessoal e forte concorrência organizacional pelos talentos humanos.
	
	Elevados investimentos em recrutamento e ênfase no recrutamento interno, critérios de seleção mais flexíveis e menos rigorosos, elevados investimentos em treinamento de pessoal, ofertas salariais mais baixas em relação à sua própria política salarial, elevados investimentos em benefícios sociais, para atrair e reter pessoal e forte concorrência organizacional pelos talentos humanos.
	 
	Elevados investimentos em recrutamento e ênfase no recrutamento interno, critérios de seleção mais flexíveis e menos rigorosos, elevados investimentos em treinamento de pessoal, ofertas salariais mais estimulantes, elevados investimentos em benefícios sociais, para atrair e reter pessoal e forte concorrência organizacional pelos talentos humanos.
	
	 5a Questão (Ref.: 201401578078)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Nos idos de 1976 Drucker, Peter Ferdinand utilizava a expressão ¿Era de Descontinuidade¿ para representar um mundo onde a mudança não se faz por etapas sucessivas e lógicas. O mundo em que vivemos, é inconstante e turbulento, onde as mudanças são uma constante, tal como, o período relatado pelo emérito referencial teórico. Assim sendo, quais são os aspectos importantes do mercado de trabalho nos tempos atuais?
		
	
	Dimensão de produção, dimensão de tempo e época e dimensão de oferta e procura.
	 
	Dimensão de planejamento, dimensão de tempo e época e dimensão de oferta e procura.
	
	Dimensão de custo, dimensão de tempo e época e dimensão de oferta e procura.
	 
	Dimensão de espaço, dimensão de tempo e época e dimensão de oferta e procura.
	
	Dimensão de produtividade, dimensão de tempo e época e dimensão de oferta e procura.
	
	 6a Questão (Ref.: 201401885717)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Numa organização as competências que garantem a sua competitividade, tornando-a única e diferenciada na relação com seus clientes, e que estão correlacionadas aos seus valores, são denominadas de competências:
		
	
	Estratégicas
	
	Funcionais
	 
	Organizacionais
	
	Operacionais
	
	Técnicas
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201401538799)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O ditado popular ¿em terra de cego, quem tem um olho é rei¿ já não faz mais sentido para falar da relação entre os profissionais e as oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho. Hoje, não basta qualificação, é preciso enxergar longe, ter uma visão de horizonte e estar atento à crescente internacionalização das empresas. Profissionais e estudantes precisam focar não apenas em desenvolver habilidades específicas na área escolhida, mas em ir além na formação acadêmica e profissional e, por conseguinte, é fator de suma importância para conquistar o cargo é a necessidade de ter o domínio de um segundo idioma. Diante da situação descrita, a requisição de pessoal deve reunir informações relacionadas a conhecimentos e habilidades (formação desejada) do futuro ocupante do cargo, contemplando, em especial as:
		
	
	Elementares: coerência entre a fala e a postura do candidato e, também, expressões faciais, modo de sentar e de ficar em pé.
	
	Desejáveis: considerados como diferencial, mas não excluirá o candidato caso o mesmo não apresente a competência.
	 
	Importantes: a questão comportamental ou de personalidade é extremamente importante no processo seletivo, pois é o que define como será a relação do candidato com os futuros colegas de trabalho e superiores.
	 
	Imprescindíveis: o candidato deverá apresentar essa competência; caso contrário, não será avaliado para a oportunidade.
	
	Necessárias: entender o estilo de liderança do gestor, dinâmica de funcionamento da equipe e as expectativas com a nova contratação.
	
	 2a Questão (Ref.: 201401538813)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Gil (2001) destaca que existem diversos procedimentos adequados para identificar as características pessoais de cada candidato, com vista em possibilitar a seleção dos mais aptos. Esses procedimentos ¿ os métodos de seleção ¿ permitem o conhecimento não apenas das habilidades dos candidatos, mas, também a previsão de seu comportamento no cargo a ser ocupado. E, por conseguinte, considerando que cabe ao selecionador a identificação do candidato mais adequado ao perfil solicitado, avalie as afirmações a seguir. I. Além de informações objetivas, o selecionador deve procurar entender o estilo de liderança do gestor, dinâmica de funcionamento da equipe, expectativas com a nova contratação e aspectos da cultura organizacional. II. O selecionador não define as fontes de recrutamento interno e externo, deixando a critério das áreas solicitantes do preenchimento de vagas escolher as fontes de recrutamento adequadas. III. O selecionador deverá reunir-se única e exclusivamente, com a diretoria do requisitante para levantar todas as informações que julgar serem importantes para a otimização do processo de busca no mercado. É correto o que se afirma em
		
	 
	I e III, apenas.
	
	II e III, apenas
	 
	I, apenas.
	
	I, II e III.
	
	II, apenas.
	
	 3a Questão (Ref.: 201401319981)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Você contratou um aluno do curso de Gestão de Recursos Humanos como Estagiário para auxiliá-lo nos processos de Recrutamento e Seleção de sua empresa. É preciso instruí-lo para realizar a etapa de triagem dos candidatos. Neste caso, você:
		
	 
	Fornece as informações necessárias para que ele faça uma análise dos currículos recebidos e realize uma breve entrevista para verificar se os candidatos possuem os requisitos básicos do cargo.
	
	Deve motivá-lo a aplicar dinâmicas de grupo que tenham como objetivo conhecer o comportamento dos candidatos em situações semelhantes às encontradas no ambiente de trabalho.
	
	Solicita a ele que faça a escolha dos modelos de anúncio de emprego que serão publicados no jornal e sites especializados.
	 
	Pede a ele a elaboração de modelos de ficha de solicitação de pessoal.
	
	Instrui como fazer a separação de currículos colocando inicialmente os que já são funcionários e os indicados por eles.
	
	 4a Questão (Ref.: 201401543013)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A respeito do início de um processo de recrutamento e seleção, leia as afirmações a seguir: I. A requisição de pessoal deve ser preenchida com informações fornecidas pela área de Recursos Humanos. II. A requisição de pessoal deve conter as competências necessárias ao cargo em questão. III. O selecionador deve reunir-se com o requisitante da vaga para levantar as informações que julgar serem importantes para otimização do processo de busca pelo candidato. IV. Não interessa ao gestor nesse momento, saber o estilo de liderança e a dinâmica de funcionamento do setor onde atua o requisitante da vaga. V. Características desejáveis no candidato são aquelas que tornam-se um diferencial para o mesmo, mas não o excluí do processo de seleção caso não as possua. Assinale a alternativa onde todas as afirmativas são incorretas:
		
	 
	I e IV
	
	I, II, III, IV e V
	 
	II, III e V
	
	II e V
	
	I, II e V
	
	 5a Questão (Ref.: