Buscar

Fator rh-

Prévia do material em texto

Fator rh-
Discente:sergio seiji funato Shimada
Fator rh
O fator Rh é um sistema de grupos sanguíneos, descoberto a partir do sangue do macaco Rhesus. Ele indica se o sangue é positivo ou negativo.
Descoberta:O fator Rh foi descoberto em 1940, pelos cientistas Landsteiner e Wiener, através de experimentos envolvendo coelhos e macacos do gênero Rhesus, daí a origem do nome do fator Rh.
Eles descobriram que ao injetar o sangue do macaco nos coelhos, começava a produção de anticorpos para combater as hemácias que foram introduzidas. Esses anticorpos foram denominados de anti-Rh e eram os responsáveis por aglutinar as hemácias do macaco Rhesus.
Em testes com o sangue humano, as pesquisas demostraram que determinados tipos de sangue possuem ausência do fator Rh, uma vez que os indivíduos que apresentaram as hemácias aglutinadas pelo anticorpo Rh.
Assim, surgiu a classificação como Rh positivas (Rh+), enquanto que as hemácias que não se aglutinaram, foram classificadas como Rh negativas (Rh-).
Assim, nem todas as pessoas possuem o antígeno Rh. Para saber se uma pessoa possui Rh+ ou Rh-, é realizado um exame no qual se mistura o amostra de sangue em uma solução de Rh. Se ocorre aglutinação das hemácias, o sangue é do tipo Rh+, se não ocorrer é porque a pessoa é Rh-.
Genética do fator rh
rh+ antígeno rh RR ou Rr
Rh- sem antígeno rh rr
Fator rh na gravidez
É importante reconhecer o fator Rh no momento de transfusões sanguíneas. Por exemplo, uma pessoa com Rh- não deve entrar em contato com o sangue Rh+.
Isso ocorre porque o organismo tentará destruir as substâncias não conhecidas presente no sangue recebido.
Existe também risco de problemas de incompatibilidade sanguínea durante a gravidez. Considere uma mulher com Rh- grávida de uma bebê com Rh+, nesse caso, as hemácias do bebê, vistas como um agente estranho, poderão ser destruídas pelo sistema de defesa do organismo da mãe.
Essa condição é conhecida por eritroblastose fetal e pode causar a morte do bebê durante a gestação ou depois do nascimento.
No conjunto de Rh não haverá anticorpos anti-Rh já prontos no plasma. Esses anticorpos só são produzidos se uma pessoa Rh- acabar recebendo sangue de uma pessoa Rh+.
Coombs indireto
Eritoblastose fetal
Fisiopatologia da eritroblastose fetal
As hemácias fetais movem-se através da placenta para a circulação materna durante toda a gestação. A passagem é maior no final da gestação e no parto. O movimento de extensos volumes significativos (p. ex., 10 a 150 mL) é considerado como hemorragia feto-materna; isto pode ocorrer após um trauma e algumas vezes após o parto, ou término da gestação. Em mulheres portadoras de sangue Rh negativo e grávidas de um feto com sangue Rh positivo, os eritrócitos fetais estimulam a produção materna de anticorpos contra os antígenos Rh. Quanto maior a hemorragia feto-materna, mais anticorpos são produzidos. O mecanismo é o mesmo quando os outros sistemas antigênicos estão envolvidos; entretanto, a incompatibilidade com o sistema Kell de anticorpos também suprime, diretamente, a produção de eritrócitos na medula óssea.
fatorrhmacaco.webp

Continue navegando