Buscar

Apresentacao digestao

Prévia do material em texto

SISTEMA DIGESTIVO NO EXERCÍCIO FÍSICO 
Nome: Ana Cleia, Paloma, Raimundo e Marcos.
O EXERCÍCIO FÍSICO AJUDA A DIGESTÃO?
Apesar do impacto do exercício físico sobre a digestão ainda ter sido pouco aprofundado estudos recentes já demonstram grandes efeitos positivos.Para quem tem problemas na digestão, tem sido provado que a atividade física regular tem um efeito protetor principalmente em doenças como cancro do cólon, diverticulite (inflamação do intestino) e obstipação intestinal, a conhecida prisão de ventre. Mesmo quando já instaladas estas doenças podem ser significativamente melhoradas com o exercício.
O que promove a prática regular de exercício físico?A prática regular de atividade física promove um aumento do metabolismo inclusive da digestão, por isso o esvaziamento gástrico, ou seja, a passagem dos alimentos para fora do estômago, também prossegue de forma mais eficiente.Durante a atividade física ocorre ainda a libertação de diversas hormonas que estimulam os movimentos intestinais, acelerando-se por isso o processo de condução do bolo alimentar pelo intestino e posterior evacuação.
O fortalecimento da musculatura - sobretudo abdominal - também aumenta com o exercício, favorecendo os movimentos intestinais que auxiliam o processo digestivo e reduzindo igualmente os problemas de flatulência. A existência de gases ocorre porque os alimentos digeridos fermentam quando absorvidos pelas bactérias da flora intestinal, tendência que está relacionada com a baixa capacidade de digerir determinados alimentos mas pode ser melhorada com a atividade física.
Quais os efeitos positivos?Os efeitos positivos do exercício sobre a digestão também estão associados ao controlo do stress. O sistema gastrointestinal é extremamente sensível à ansiedade, raiva e depressão; quando está sob stress os músculos do abdómen contraem-se causando espasmos dolorosos, contribuindo para um amplo leque de doenças gastrointestinais. O exercício é sem dúvida uma das formas mais eficazes de combater o stress.
Exercício físico e digestão: Saiba que cuidados precisam ser observados
O exercício físico e o processo digestivo são duas situações que requerem ajustes fisiológicos particulares e caracterizam situações que até certo ponto podem ser consideradas incompatíveis. Situações nas quais aparecem perturbações da digestão durante a prática de exercícios podem ser consideradas até muito frequentes. Geralmente tais situações são desencadeadas por desconforto gástrico e episódios de vômitos como decorrência da existência de conteúdo no estômago durante o exercício.
Quais são as razões desta incompatibilidade?
Quais são as razões desta incompatibilidade?
O exercício físico é uma situação que exige uma certa prioridade dos sistemas fisiológicos em função da grande demanda de energia requerida para sua realização. Na medida em que os músculos são exigidos a produzir energia, existe uma necessidade básica a ser atendida que é o aumento do fluxo sanguíneo.
Para proporcionar mais sangue e consequentemente mais oxigênio e nutrientes aos músculos, o coração aumenta sua função de bomba, e ao mesmo tempo a circulação se ajusta. Este ajuste circulatório, se caracteriza por uma dilatação dos vasos sanguíneos musculares e por uma “constrição” ou seja, diminuição do calibre dos vasos sanguíneos do sistema digestivo.
A consequência deste ajuste é que o sangue se “desvia” para os músculos e diminui sensivelmente no sistema digestivo. É exatamente esta restrição de fluxo sanguíneo para o tubo digestivo que torna incompatível digestão e exercício. A diminuição de fluxo lentifica e até interrompe a função digestiva, e a repercussão mais evidente é a restrição do esvaziamento do estômago.
Portanto, a ingestão de qualquer alimento antes de uma atividade física deve observar um intervalo de tempo suficiente para o estômago se esvaziar. A preferência deve ser o consumo de pequenos volumes, sempre diluídos, para evitar que a atividade física se inicie antes do estômago se esvaziar. Menores volumes, com baixa concentração de nutrientes proporcionam um esvaziamento gástrico mais rápido e evitam perturbações digestivas durante a atividade física.

Continue navegando