Buscar

'Atividade sobre o filme O Julgamento de Nuremberg'

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E ECNOLOGIA DO PIAUÍ- IFPI campus FLORIANO
DIRETORIA DE ENSINO
COORDENAÇÃO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: BIOÉTICA
PROFESSORA: Ma. SÁVIA DA MOTA CARNEIRO
FILME: O JULGAMENTO DE NUREMBERG
1. Observando-se todas as atrocidades acometidas pelos nazistas: “todos aqueles que não possuíam sangue ariano não deveriam ser tratados como seres humanos dignos de viver”. Disserte sobre uma abordagem da questão ética e bioética do filme em relação ao respeito a vida humana.
O filme fala do contexto da Alemanha após a Segunda Guerra, e retrata o julgamento ocorrido através do Tribunal de Nuremberg, um tribunal criado pelos "vencedores" da referida guerra, especialmente com a finalidade de julgar os crimes de guerra cometidos pelos principais líderes nazistas. 
tribunal teve como principal fundamento a violação aos direitos à vida e à paz, que eram simplesmente considerados como crimes de guerra, sem ter nenhuma outra previsão na legislação da época. 
Assim, no decorrer do filme é possível observar que foi um tribunal criado com a finalidade de "fazer justiça" em face a tantas barbaridades cometidas pelos nazistas. 
Sob o ponto de vista da ética e bioética, é importante considerar que, o discurso dos nazistas era baseado simplesmente no extermínio de uma "raça" que segundo eles, eram inferiores à raça deles, e esse discurso, que era propagado pelas principais autoridades alemãs da época, fez nascer no imaginário dos alemães, que os judeus precisavam ser exterminados e representavam algo negativo para a Alemanha. 
Dessa forma, é possível perceber que se tratava de uma questão social, que foi sendo inserida na mente da população, e que ultrapassou o senso de humanidade dessas pessoas.
Por fim, no filme foi possível notar que, embora o juíz e promotor responsáveis pelo julgamento do Tribunal de Nuremberg tivessem a preocupação com a imparcialidade desse julgamento, ao final, no julgamento dos 21 líderes que comandaram as atrocidades do nazismo, vemos que, com a imposição de penas arbitrárias como prisão perpétua e pena de enforcamento, os responsáveis pelo julgamento acabaram também cometendo atos que atentaram contra os direitos humanos, com a justificativa de fazer justiça.

Continue navegando