Buscar

Resumão- Filosofia 3º BIM O Delito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumão- Filosofia 3º Bimestre - Direito/ FADAP
Professor: Sérgio Bindilatti 
Monitora: Sarah Bevilaqua 2ºB 
Francesco Carnelutti- Como nasce o Direito 
O Delito
“O primeiro mandado do chefe é: Não façais a guerra uns aos outros, pois do contrario sereis castigados.” (Como nasce o Direito, Franceso Carnelutti, 2001, p. 23)
O objetivo do direito é eliminar a guerra, onde impera o direito desaparece a guerra e em seu lugar entra um outro conceito, o delito. Este, nada mais é que uma mutação de valores dentro de uma sociedade, antes a guerra era vista como algo comum em que atribuía ao individuo títulos de triunfo, de respeito e licitude, agora passa a ser um ato desprezível configurando-se como um ato delituoso e doentio a sociedade. “A guerra entre os indivíduos passou a ser um delito” (Como nasce o Direito, Franceso Carnelutti, 2001, p. 23)
O único resíduo de guerra admitido entre os indivíduos é a legitima defesa: “Ainda hoje, aquele que for injustamente agredido pode opor a força à agressão” (Como nasce o Direito, Franceso Carnelutti, 2001, p. 23)
A guerra é a invasão do domínio alheio , por isso as formar primordiais do delito são: o homicídio e o furto. A agressão uma composição da guerra, atinge os indivíduos em sua forma elementar: O corpo humano e as coisas. A esta forma elementar é atribuído dois primeiros preceitos jurídicos: não matar e não roubar. Para estes preceitos segue-se unida a sanção: Se matar ou roubar vai lhe acontecer isto ou aquilo “ 
“Mas o que lhe acontecerá? Acontecerão duas coisas. Primeira: posto que roubou, será colocado na prisão. Segunda: a coisa roubada lhe será arrebatada para ser restituída ao dono. A estas duas sanções se da o nome de sanção penal e sanção civil, de pena e de restituição . Assim surgiu um conceito rudimentar de delito: um ato, isto é, um fato voluntário do homem daninho à ordem social e por isso reprimido com a pena e com a restituição.” (Como nasce o Direito, Franceso Carnelutti, 2001, p. 24). Isto se configura como uma evolução jurídica da sociedade, em que consiste na aplicação de sanções, punições e tipificações de atos delituosos que vão contra os valores de uma sociedade. 
A evolução e a função do ordenamento jurídico, caminham no sentido do emprego da pena para os fins de reprimir cada vez mais uma variedade das chamadas condutas anti- sociais. 
Em sua origem, o delito devia ser um ato imoral, que pela gravidade do dano causado a ordem social se aplicaria a pena, em outros termos o centro da gravidade do delito estaria na moral. No entanto, em virtude da evolução um fato se qualifica de delito nem tanto por razões morais quanto por razões jurídicas, ou seja, nem porque merece e nem quando porque é castigado, o caráter de punibilidade está pautado em um fato do homem. 
*Conceito de crime para Carnelutti: Todo ato imoral que consuma certa gravidade.

Continue navegando