Logo Passei Direto
Buscar

AP4 | Prova av2

User badge image
Ana Gomes

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Há várias entidades que apoiam o Sistema Nacional de Seguros Privados brasileiro, colaborando para a divulgação dos seguros, para a competitividade do mercado e qualificação de seus profissionais. Cada uma com atuações específicas, seja congregando as seguradoras, outras coordenando os interesses dos corretores de seguros ou outras com função de aprimoramento do corretor de seguros.
Quais as entidades que apoiam o sistema de seguros? Escolha a opção que responde corretamente à questão.
a. CNSP, SUSEP, IRB.
b. Fenaseg, CNSP, CVM, Bacen.
c. Fenaseg, Anapp, Fenacor, Fenenseg.
d. CNSP, Sociedade corretoras, Anapp, Fenacor.
e. Fenaseg, Enel, Anvisa.

De acordo com Souza (2007), a responsabilidade civil empresarial pode ser feita para pessoas físicas, a exemplo de reparações por danos corporais ou materiais ocorridos na vigência do contrato de seguro; e pessoas jurídicas em diversas esferas, como estabelecimento comercial, eventos, prestação de serviços, transporte e ações trabalhistas. Na maioria dos casos, as seguradoras indenizam o terceiro reclamante diretamente, em vez de reembolsarem o segurado.
Nesse sentido, assinale a opção a seguir que corresponde aos seguros de responsabilidade civil empresarial.
a. Seguros de embarcações, aeronaves e roubo.
b. Seguros de cargas, automóvel e DPvat.
c. Seguros contra incêndio, odontológico e de risco de engenharia.
d. Seguros de ações judiciais, prestação de serviços em locais de terceiros e para serviços de obras civis.
e. Planos de vida individual, em grupo e de saúde.

O objetivo do seguro de prestação de serviços é indenizar uma pessoa por dano causado por outra enquanto presta serviços ou se compromete com a entrega de produtos. São modalidades deste seguro: o seguro garantia (segurado setor público ou privado), responsabilidade civil para prestação de serviços em locais de terceiro e para profissionais. A oferta desse seguro pelo prestador de serviço pode passar a ser um diferencial de seus serviços por gerar confiança e credibilidade no cliente. O custo do prêmio é do prestador do serviço e a indenização poderá ser paga, caso não cumpra com suas obrigações perante o contratante.
Analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.
a. É permitida a utilização de mais de um seguro garantia na mesma modalidade para cobrir o mesmo objeto, salvo no caso de apólices complementares.
b. O seguro deixará de fazer efeito quando o tomador não houver pago o prêmio nas datas convencionadas.
c. O contratante é o responsável pelo pagamento do prêmio à seguradora por todo o prazo de vigência da apólice.
d. No seguro garantia, o sinistro é o inadimplemento das obrigações do tomador cobertas pelo seguro.
e. No seguro garantia, cujo segurado é ente do setor privado, o segurado é o contratado, que é devedor das obrigações assumidas na relação.

A cobertura de um risco por parte de uma seguradora deve levar em consideração o valor do bem (quando bem material), os tipos de danos cobertos e o risco de o bem sofrer o dano. Quanto maior for o valor do bem, os tipos de sinistro cobertos e a probabilidade de o bem sofrer sinistro, maior será, também, o valor do prêmio. Dessa forma, é necessário para a seguradora que essa análise seja feita antes de aceitar o compromisso de indenização, para que não fique comprometida sua liquidez. Outro fator que deve ser levado em conta é que o objetivo do seguro não é a obtenção de lucro por parte do segurado, mas a garantia de que sobre seu bem não incorrerão prejuízos.
Assim sendo, a respeito da contratação de seguro de frota ou individual, analise as afirmativas a seguir.
I. Coberturas de responsabilidade civil e de acidentes pessoais podem estar incluídas na apólice de seguro de frota.
II. Locais onde a frota trafega e seus horários de circulação não podem ser levados em consideração para o cálculo do prêmio no seguro de frota.
III. No seguro individual, o risco levará em consideração o histórico de utilização de seguros.
IV. A proposta de seguro é o documento que comprova o acordo fechado entre segurador e segurado.
a. III e IV.
b. I e III.
c. I e II.
d. I e IV.
e. II e III.

A contratação de um seguro é um passo importante não só para o segurado, mas também para a seguradora. A companhia seguradora passará a assumir um risco e incorrerá na obrigação de indenização caso o sinistro ocorra. Multiplicando em milhares (de clientes) o risco assumido em cada contrato, a seguradora precisa garantir que não sofrerá impacto financeiro acima das provisões seguras, até mesmo para manter a necessária confiabilidade para o equilíbrio do mercado.
Tendo como referência o texto base, analise as afirmativas a seguir sobre a formalidade na contratação de seguro e pagamento de indenização e, em seguida, assinale V, de verdadeiro, para as opções que caracterizam a formalidade e, F, de falso, para as que não caracterizam.
I - ( ) O seguro não estará em vigor, caso não exista apólice (ou bilhete) para ele.
II - ( ) A apólice é a garantia de que o acordo existe ente as partes.
III - ( ) Em alguns tipos de seguro, o bilhete pode substituir a apólice.
IV - ( ) Caso o prêmio esteja em dia, a companhia seguradora não pode negar a indenização sob nenhum pretexto.
a. F – V – V – F
b. V – F – V – F
c. V – V – F – F
d. V – V – V – F
e. F – V – F – F

O seguro de vida é uma garantia de manutenção de um padrão de vida escolhido pelo segurado para que sua família esteja protegida caso ocorra algum sinistro. Para que tudo transcorra da melhor forma possível, no momento da solicitação da indenização, é importante que os beneficiários conheçam o passo a passo de todos os procedimentos. Com o passar do tempo, as companhias seguradoras têm aprimorado o cuidado de oferecer assistência aos beneficiários para agilizar a análise do sinistro e o pagamento da indenização, entretanto, é necessário o cumprimento de algumas condições para que a indenização seja paga. Caso alguma condição não seja atendida, a indenização poderá até mesmo ser indeferida pela seguradora.
Analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.
a. Em caso de falecimento do segurado, os beneficiários poderão solicitar a indenização.
b. Em caso de falecimento do segurado por suicídio, os beneficiários não terão direito à indenização, ainda que a apólice cubra tal evento.
c. O plano de seguro do tipo Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) representa a categoria de seguro de pessoas por risco.
d. O seguro de pessoas está limitado à cobertura por riscos.
e. Uma vez formulado o plano de seguro, a seguradora se obriga a renovar automaticamente a apólice por prazo indeterminado.

Sendo desenvolvido há séculos pela humanidade, o seguro proporciona equilíbrio econômico e encoraja pessoas e empresas a atuarem em seus propósitos. De acordo com a autora Sandra Figueiredo: “seguro é um plano social que combina os riscos de muitos indivíduos dentro de um grupo. Atuarialmente prevê perdas e usa os fundos das contribuições dos membros do grupo para efetuar o pagamento de indenizações, quando são devidas nas condições e termos do contrato”.
Com base no enunciado, analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.
a. Quando há divergências sobre a causa de lesões, a companhia seguradora fará um acordo de cavalheiros com o segurado, para evitar gastos com perícia médica.
b. Constatada e avaliada a invalidez permanente, a companhia seguradora deve pagar a indenização.
c. Em caso de morte por acidente suceder à indenização por invalidez permanente, o valor da indenização se repete, pois se trata de dois eventos distintos.
d. A cobertura de invalidez permanente por acidente está relacionada à impotência funcional provisória.
e. Em caso de perícia médica solicitada pela companhia seguradora, estes gastos serão arcados exclusivamente pelo segurado.

A evolução das transações comerciais e empresariais faz surgir novas formas de relacionamento entre entidades (pessoas físicas e jurídicas) e entre essas entidades e as companhias seguradoras, que oferecem segurança aos seus contratados e pessoas a eles relacionados, pela garantia de indenização por danos provocados aos contratantes do seguro em eventos cobertos. Uma das evidências do avanço das relações está na oferta do seguro multirrisco pelas companhias seguradoras, como uma opção de contrato, muitas vezes, peculiares.
A respeito das características do seguro multirrisco, analise as afirmativas a seguir.
I. Há compartilhamento de risco em uma única apólice.
II. Possibilidade de exclusividade nas condições de cobertura.
III. Possibilidade de ser indenizado mais de uma vez pelo mesmo sinistro.
IV. É distribuído em três grupos: patrimonial, de responsabilidade e marítimo.
a. III e IV.
b. I, II e IV.
c. II e III.
d. I, II e III.
e. I e II.

Ações coletivas costumam reunir pessoas com as mesmas necessidades ou os mesmos objetivos. No coletivo, as forças se unem e o poder de barganha aumenta. Costuma aumentar, também, o ganho individual devido à sinergia das ações. Entretanto, no coletivo, por vezes são ignoradas algumas individualidades, ou seja, aquelas características, vontades ou necessidades pertinentes a cada indivíduo que pertence ao grupo chamado “coletivo”. Assim, mesmo sem os ganhos da coletividade, somente no individual é possível conquistar, a um custo maior, a individualidade.
Nesse sentido, considerando nossos estudos sobre as formas de contratação individual e coletiva, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) O contrato de plano individual é assinado por uma pessoa física, podendo a operadora de plano de saúde estender ou não à família.
II. ( ) O contrato coletivo é aquele assinado por uma pessoa física, quando a operadora de plano de saúde inclui a cobertura para a família do segurado.
III. ( ) O contrato coletivo poderá ser empresarial ou por adesão.
IV. ( ) O contrato empresarial é assinado por uma associação ou entidade de classe para beneficiar seus associados, enquanto o contrato por adesão é aquele assinado por uma empresa para beneficiar seus empregados.
a. V, V, F, F.
b. V, F, F, V.
c. F, V, V, F.
d. V, F, V, F.
e. F, F, V, V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Há várias entidades que apoiam o Sistema Nacional de Seguros Privados brasileiro, colaborando para a divulgação dos seguros, para a competitividade do mercado e qualificação de seus profissionais. Cada uma com atuações específicas, seja congregando as seguradoras, outras coordenando os interesses dos corretores de seguros ou outras com função de aprimoramento do corretor de seguros.
Quais as entidades que apoiam o sistema de seguros? Escolha a opção que responde corretamente à questão.
a. CNSP, SUSEP, IRB.
b. Fenaseg, CNSP, CVM, Bacen.
c. Fenaseg, Anapp, Fenacor, Fenenseg.
d. CNSP, Sociedade corretoras, Anapp, Fenacor.
e. Fenaseg, Enel, Anvisa.

De acordo com Souza (2007), a responsabilidade civil empresarial pode ser feita para pessoas físicas, a exemplo de reparações por danos corporais ou materiais ocorridos na vigência do contrato de seguro; e pessoas jurídicas em diversas esferas, como estabelecimento comercial, eventos, prestação de serviços, transporte e ações trabalhistas. Na maioria dos casos, as seguradoras indenizam o terceiro reclamante diretamente, em vez de reembolsarem o segurado.
Nesse sentido, assinale a opção a seguir que corresponde aos seguros de responsabilidade civil empresarial.
a. Seguros de embarcações, aeronaves e roubo.
b. Seguros de cargas, automóvel e DPvat.
c. Seguros contra incêndio, odontológico e de risco de engenharia.
d. Seguros de ações judiciais, prestação de serviços em locais de terceiros e para serviços de obras civis.
e. Planos de vida individual, em grupo e de saúde.

O objetivo do seguro de prestação de serviços é indenizar uma pessoa por dano causado por outra enquanto presta serviços ou se compromete com a entrega de produtos. São modalidades deste seguro: o seguro garantia (segurado setor público ou privado), responsabilidade civil para prestação de serviços em locais de terceiro e para profissionais. A oferta desse seguro pelo prestador de serviço pode passar a ser um diferencial de seus serviços por gerar confiança e credibilidade no cliente. O custo do prêmio é do prestador do serviço e a indenização poderá ser paga, caso não cumpra com suas obrigações perante o contratante.
Analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.
a. É permitida a utilização de mais de um seguro garantia na mesma modalidade para cobrir o mesmo objeto, salvo no caso de apólices complementares.
b. O seguro deixará de fazer efeito quando o tomador não houver pago o prêmio nas datas convencionadas.
c. O contratante é o responsável pelo pagamento do prêmio à seguradora por todo o prazo de vigência da apólice.
d. No seguro garantia, o sinistro é o inadimplemento das obrigações do tomador cobertas pelo seguro.
e. No seguro garantia, cujo segurado é ente do setor privado, o segurado é o contratado, que é devedor das obrigações assumidas na relação.

A cobertura de um risco por parte de uma seguradora deve levar em consideração o valor do bem (quando bem material), os tipos de danos cobertos e o risco de o bem sofrer o dano. Quanto maior for o valor do bem, os tipos de sinistro cobertos e a probabilidade de o bem sofrer sinistro, maior será, também, o valor do prêmio. Dessa forma, é necessário para a seguradora que essa análise seja feita antes de aceitar o compromisso de indenização, para que não fique comprometida sua liquidez. Outro fator que deve ser levado em conta é que o objetivo do seguro não é a obtenção de lucro por parte do segurado, mas a garantia de que sobre seu bem não incorrerão prejuízos.
Assim sendo, a respeito da contratação de seguro de frota ou individual, analise as afirmativas a seguir.
I. Coberturas de responsabilidade civil e de acidentes pessoais podem estar incluídas na apólice de seguro de frota.
II. Locais onde a frota trafega e seus horários de circulação não podem ser levados em consideração para o cálculo do prêmio no seguro de frota.
III. No seguro individual, o risco levará em consideração o histórico de utilização de seguros.
IV. A proposta de seguro é o documento que comprova o acordo fechado entre segurador e segurado.
a. III e IV.
b. I e III.
c. I e II.
d. I e IV.
e. II e III.

A contratação de um seguro é um passo importante não só para o segurado, mas também para a seguradora. A companhia seguradora passará a assumir um risco e incorrerá na obrigação de indenização caso o sinistro ocorra. Multiplicando em milhares (de clientes) o risco assumido em cada contrato, a seguradora precisa garantir que não sofrerá impacto financeiro acima das provisões seguras, até mesmo para manter a necessária confiabilidade para o equilíbrio do mercado.
Tendo como referência o texto base, analise as afirmativas a seguir sobre a formalidade na contratação de seguro e pagamento de indenização e, em seguida, assinale V, de verdadeiro, para as opções que caracterizam a formalidade e, F, de falso, para as que não caracterizam.
I - ( ) O seguro não estará em vigor, caso não exista apólice (ou bilhete) para ele.
II - ( ) A apólice é a garantia de que o acordo existe ente as partes.
III - ( ) Em alguns tipos de seguro, o bilhete pode substituir a apólice.
IV - ( ) Caso o prêmio esteja em dia, a companhia seguradora não pode negar a indenização sob nenhum pretexto.
a. F – V – V – F
b. V – F – V – F
c. V – V – F – F
d. V – V – V – F
e. F – V – F – F

O seguro de vida é uma garantia de manutenção de um padrão de vida escolhido pelo segurado para que sua família esteja protegida caso ocorra algum sinistro. Para que tudo transcorra da melhor forma possível, no momento da solicitação da indenização, é importante que os beneficiários conheçam o passo a passo de todos os procedimentos. Com o passar do tempo, as companhias seguradoras têm aprimorado o cuidado de oferecer assistência aos beneficiários para agilizar a análise do sinistro e o pagamento da indenização, entretanto, é necessário o cumprimento de algumas condições para que a indenização seja paga. Caso alguma condição não seja atendida, a indenização poderá até mesmo ser indeferida pela seguradora.
Analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.
a. Em caso de falecimento do segurado, os beneficiários poderão solicitar a indenização.
b. Em caso de falecimento do segurado por suicídio, os beneficiários não terão direito à indenização, ainda que a apólice cubra tal evento.
c. O plano de seguro do tipo Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) representa a categoria de seguro de pessoas por risco.
d. O seguro de pessoas está limitado à cobertura por riscos.
e. Uma vez formulado o plano de seguro, a seguradora se obriga a renovar automaticamente a apólice por prazo indeterminado.

Sendo desenvolvido há séculos pela humanidade, o seguro proporciona equilíbrio econômico e encoraja pessoas e empresas a atuarem em seus propósitos. De acordo com a autora Sandra Figueiredo: “seguro é um plano social que combina os riscos de muitos indivíduos dentro de um grupo. Atuarialmente prevê perdas e usa os fundos das contribuições dos membros do grupo para efetuar o pagamento de indenizações, quando são devidas nas condições e termos do contrato”.
Com base no enunciado, analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.
a. Quando há divergências sobre a causa de lesões, a companhia seguradora fará um acordo de cavalheiros com o segurado, para evitar gastos com perícia médica.
b. Constatada e avaliada a invalidez permanente, a companhia seguradora deve pagar a indenização.
c. Em caso de morte por acidente suceder à indenização por invalidez permanente, o valor da indenização se repete, pois se trata de dois eventos distintos.
d. A cobertura de invalidez permanente por acidente está relacionada à impotência funcional provisória.
e. Em caso de perícia médica solicitada pela companhia seguradora, estes gastos serão arcados exclusivamente pelo segurado.

A evolução das transações comerciais e empresariais faz surgir novas formas de relacionamento entre entidades (pessoas físicas e jurídicas) e entre essas entidades e as companhias seguradoras, que oferecem segurança aos seus contratados e pessoas a eles relacionados, pela garantia de indenização por danos provocados aos contratantes do seguro em eventos cobertos. Uma das evidências do avanço das relações está na oferta do seguro multirrisco pelas companhias seguradoras, como uma opção de contrato, muitas vezes, peculiares.
A respeito das características do seguro multirrisco, analise as afirmativas a seguir.
I. Há compartilhamento de risco em uma única apólice.
II. Possibilidade de exclusividade nas condições de cobertura.
III. Possibilidade de ser indenizado mais de uma vez pelo mesmo sinistro.
IV. É distribuído em três grupos: patrimonial, de responsabilidade e marítimo.
a. III e IV.
b. I, II e IV.
c. II e III.
d. I, II e III.
e. I e II.

Ações coletivas costumam reunir pessoas com as mesmas necessidades ou os mesmos objetivos. No coletivo, as forças se unem e o poder de barganha aumenta. Costuma aumentar, também, o ganho individual devido à sinergia das ações. Entretanto, no coletivo, por vezes são ignoradas algumas individualidades, ou seja, aquelas características, vontades ou necessidades pertinentes a cada indivíduo que pertence ao grupo chamado “coletivo”. Assim, mesmo sem os ganhos da coletividade, somente no individual é possível conquistar, a um custo maior, a individualidade.
Nesse sentido, considerando nossos estudos sobre as formas de contratação individual e coletiva, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) O contrato de plano individual é assinado por uma pessoa física, podendo a operadora de plano de saúde estender ou não à família.
II. ( ) O contrato coletivo é aquele assinado por uma pessoa física, quando a operadora de plano de saúde inclui a cobertura para a família do segurado.
III. ( ) O contrato coletivo poderá ser empresarial ou por adesão.
IV. ( ) O contrato empresarial é assinado por uma associação ou entidade de classe para beneficiar seus associados, enquanto o contrato por adesão é aquele assinado por uma empresa para beneficiar seus empregados.
a. V, V, F, F.
b. V, F, F, V.
c. F, V, V, F.
d. V, F, V, F.
e. F, F, V, V.

Prévia do material em texto

Página inicial / Meus cursos / EAD221208-72234 / Avaliações / AP4 | Prova On-line
Iniciado em domingo, 29 Mai 2022, 16:59
Estado Finalizada
Concluída em domingo, 29 Mai 2022, 17:53
Tempo
empregado
53 minutos 58 segundos
Avaliar 3,60 de um máximo de 6,00(60%)
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,60
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,60
“ Importante destacar que a Resolução CFC n. 750/93, alterada pela Resolução CFC n. 1.282/10, que versava sobre Princípios de
Contabilidade foi revogada a partir de 1º/1/2017 pela Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (NBC TSP) –
Estrutura Conceitual. Isso significa que a partir daquela data, há no Brasil apenas um arcabouço com conceitos e princípios mais
gerais a serem seguidos, qual seja a Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro (CPC 00)
emitido pelo CPC.” (SUSEP, 2019, p.06).
 
SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS (SUSEP). Manual de Práticas e Procedimentos Contábeis do Mercado
Segurador. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: http://www.susep.gov.br/setores-susep/cgsoa/coaso/arquivos-outros
/Manual%20de%20Contabilidade%20do%20Mercado%20de%20Seguros%20-vigencia%20jan-2019-%20versao%20final.pdf.
Acesso em: 07 jan. 2019.
 
Além das normas citadas acima, a circular da Susep n. 517/15 estabelece que a técnica contábil deve atender aos seguintes
aspectos:
Escolha uma opção:
a. a escrituração errada da contabilidade ou de seus livros auxiliares.
b. as classificações das contas contábeis com os respectivos controles analíticos deverão ser realizadas anualmente e
mantidas atualizadas. 
c. os registros devem ser completos, mantendo-se em lançamentos fixos todos os atos e fatos administrativos que possam
variar, imediatamente ou não, sua estrutura patrimonial.
d. o simples lançamento na contabilidade cria elemento comprobatório.
e. os registros contábeis serão descentralizados da sede da companhia seguradora.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: os registros devem ser completos, mantendo-se em lançamentos fixos todos os atos e fatos administrativos
que possam variar, imediatamente ou não, sua estrutura patrimonial.
“Há várias entidades que apoiam o Sistema Nacional de Seguros Privados brasileiro, colaborando para a divulgação dos seguros,
para a competitividade do mercado e qualificação de seus profissionais. Cada uma com atuações específicas, seja congregando as
seguradoras, outras coordenando os interesses dos corretores de seguros ou outras com função de aprimoramento do corretor de
seguros” (SOUZA, 2007, p. 47).
 
AP4 | Prova On-line: Revisão da tentativa https://ava.unicarioca.edu.br/ead/mod/quiz/review.php?attempt=1647197&cm...
1 of 6 5/31/22, 18:47
https://ava.unicarioca.edu.br/ead/
https://ava.unicarioca.edu.br/ead/
https://ava.unicarioca.edu.br/ead/course/view.php?id=2239
https://ava.unicarioca.edu.br/ead/course/view.php?id=2239
https://ava.unicarioca.edu.br/ead/course/view.php?id=2239&sectionid=54562#section-4
https://ava.unicarioca.edu.br/ead/course/view.php?id=2239&sectionid=54562#section-4
https://ava.unicarioca.edu.br/ead/mod/quiz/view.php?id=230812
https://ava.unicarioca.edu.br/ead/mod/quiz/view.php?id=230812
Questão 3
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,60
SOUZA, S. Seguros, contabilidade, atuária e auditoria. São Paulo: Saraiva, 2007.
 
Quais as entidades que apoiam o sistema de seguros? Escolha a opção que responde corretamente à questão.
Escolha uma opção:
a. CNSP, SUSEP, IRB.
b. Fenaseg, CNSP, CVM, Bacen. 
c. Fenaseg, Anapp, Fenacor, Fenenseg.
d. CNSP, Sociedade corretoras, Anapp, Fenacor.
e. Fenaseg, Enel, Anvisa.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Fenaseg, Anapp, Fenacor, Fenenseg.
De acordo com Souza (2007), a responsabilidade civil empresarial pode ser feita para pessoas físicas, a exemplo de reparações por
danos corporais ou materiais ocorridos na vigência do contrato de seguro; e pessoas jurídicas em diversas esferas, como
estabelecimento comercial, eventos, prestação de serviços, transporte e ações trabalhistas. Na maioria dos casos, as seguradoras
indenizam o terceiro reclamante diretamente, em vez de reembolsarem o segurado.
 
SOUZA, S. de. Seguros: contabilidade, atuária e auditoria. São Paulo: Saraiva, 2007.
 
Nesse sentido, assinale a opção a seguir que corresponde aos seguros de responsabilidade civil empresarial.
Escolha uma opção:
a. Seguros de embarcações, aeronaves e roubo.
b. Seguros de cargas, automóvel e DPvat.
c. Seguros contra incêndio, odontológico e de risco de engenharia
d. Seguros de ações judiciais, prestação de serviços em locais de terceiros e para serviços de obras civis. 
e. Planos de vida individual, em grupo e de saúde.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Seguros de ações judiciais, prestação de serviços em locais de terceiros e para serviços de obras civis.
O objetivo do seguro de prestação de serviços é indenizar uma pessoa por dano causado por outra enquanto presta serviços ou se
compromete com a entrega de produtos. São modalidades deste seguro: o seguro garantia (segurado setor público ou privado),
responsabilidade civil para prestação de serviços em locais de terceiro e para profissionais. A oferta desse seguro pelo prestador de
serviço pode passar a ser um diferencial de seus serviços por gerar confiança e credibilidade no cliente. O custo do prêmio é do
prestador do serviço e a indenização poderá ser paga, caso não cumpra com suas obrigações perante o contratante.
 
Analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.
Rio Comprido
Av. Paulo de Frontin, 568 Rio Comprido, Rio de Janeiro, RJ
Méier
Rua Venceslau, 315 Méier, Rio de Janeiro, RJ
 Central de atendimento: (21) 2563-1919
© 2018 UniCarioca | Todos os direitos reservados.
AP4 | Prova On-line: Revisão da tentativa https://ava.unicarioca.edu.br/ead/mod/quiz/review.php?attempt=1647197&cm...
2 of 6 5/31/22, 18:47
https://ava.unicarioca.edu.br/ead/mod/quiz/review.php?attempt=1647197&cmid=230812#
https://ava.unicarioca.edu.br/ead/mod/quiz/review.php?attempt=1647197&cmid=230812#
Questão 5
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
Questão 6
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
Escolha uma opção:
a. É permitida a utilização de mais de um seguro garantia na mesma modalidade para cobrir o mesmo objeto, salvo no caso de
apólices complementares.
b. O seguro deixará de fazer efeito quando o tomador não houver pago o prêmio nas datas convencionadas. 
c. O contratante é o responsável pelo pagamento do prêmio à seguradora por todo o prazo de vigência da apólice.
d. No seguro garantia, o sinistro é o inadimplemento das obrigações do tomador cobertas pelo seguro.
e. No seguro garantia, cujo segurado é ente do setor privado, o segurado é o contratado, que é devedor das obrigações
assumidas na relação.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: No seguro garantia, o sinistro é o inadimplemento das obrigações do tomador cobertas pelo seguro.
A cobertura de um risco por parte de uma seguradora deve levar em consideração o valor do bem (quando bem material), os tipos
de danos cobertos e o risco de o bem sofrer o dano. Quanto maior for o valor do bem, os tipos de sinistro cobertos e a probabilidade
de o bem sofrer sinistro, maior será, também, o valor do prêmio. Dessa forma, é necessário para a seguradora que essa análise
seja feita antes de aceitar o compromisso de indenização, para que não fique comprometida sua liquidez. Outro fator que deve ser
levado em conta é que o objetivo do seguro não é a obtenção de lucro por parte do segurado, mas a garantia de que sobre seu bem
não incorrerão prejuízos.
 
Assim sendo, a respeito da contratação de seguro de frota ou individual, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Coberturas de responsabilidade civil e de acidentes pessoais podem estar incluídas na apólice de seguro de frota.
II. Locais onde a frota trafega e seus horários de circulação não podem ser levados em consideração parao cálculo do prêmio no
seguro de frota.
III. No seguro individual, o risco levará em consideração o histórico de utilização de seguros.
IV. A proposta de seguro é o documento que comprova o acordo fechado entre segurador e segurado.
 
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a. III e IV.
b. I e III. 
c. I e II.
d. I e IV.
e. II e III.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: I e III.
A contratação de um seguro é um passo importante não só para o segurado, mas também para a seguradora. A companhia
AP4 | Prova On-line: Revisão da tentativa https://ava.unicarioca.edu.br/ead/mod/quiz/review.php?attempt=1647197&cm...
3 of 6 5/31/22, 18:47
Questão 7
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
Questão 8
A contratação de um seguro é um passo importante não só para o segurado, mas também para a seguradora. A companhia
seguradora passará a assumir um risco e incorrerá na obrigação de indenização caso o sinistro ocorra. Multiplicando em milhares
(de clientes) o risco assumido em cada contrato, a seguradora precisa garantir que não sofrerá impacto financeiro acima das
provisões seguras, até mesmo para manter a necessária confiabilidade para o equilíbrio do mercado.
 
Tendo como referência o texto base, analise as afirmativas a seguir sobre a formalidade na contratação de seguro e pagamento de
indenização e, em seguida, assinale V, de verdadeiro, para as opções que caracterizam a formalidade e, F, de falso, para as que
não caracterizam.
I - (  )  O seguro não estará em vigor, caso não exista apólice (ou bilhete) para ele.
II - (  )  A apólice é a garantia de que o acordo existe ente as partes.
III - (  )  Em alguns tipos de seguro, o bilhete pode substituir a apólice.
IV - (  )  Caso o prêmio esteja em dia, a companhia seguradora não pode negar a indenização sob nenhum pretexto.
 
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
Escolha uma opção:
a. F – V – V – F
b. V – F – V – F
c. V – V – F – F
d. V – V – V – F 
e. F – V – F – F
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: V – V – V – F
O seguro de vida é uma garantia de manutenção de um padrão de vida escolhido pelo segurado para que sua família esteja
protegida caso ocorra algum sinistro. Para que tudo transcorra da melhor forma possível, no momento da solicitação da indenização,
é importante que os beneficiários conheçam o passo a passo de todos os procedimentos. Com o passar do tempo, as companhias
seguradoras têm aprimorado o cuidado de oferecer assistência aos beneficiários para agilizar a análise do sinistro e o pagamento
da indenização, entretanto, é necessário o cumprimento de algumas condições para que a indenização seja paga. Caso alguma
condição não seja atendida, a indenização poderá até mesmo ser indeferida pela seguradora.
 
Analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a. Em caso de falecimento do segurado, os beneficiários poderão solicitar a indenização. 
b. Em caso de falecimento do segurado por suicídio, os beneficiários não terão direito à indenização, ainda que a apólice cubra
tal evento.
c. O plano de seguro do tipo Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) representa a categoria de seguro de pessoas por risco.
d. O seguro de pessoas está limitado à cobertura por riscos.
e. Uma vez formulado o plano de seguro, a seguradora se obriga a renovar automaticamente a apólice por prazo indeterminado.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Em caso de falecimento do segurado, os beneficiários poderão solicitar a indenização.
AP4 | Prova On-line: Revisão da tentativa https://ava.unicarioca.edu.br/ead/mod/quiz/review.php?attempt=1647197&cm...
4 of 6 5/31/22, 18:47
Questão 8
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,60
Sendo desenvolvido há séculos pela humanidade, o seguro proporciona equilíbrio econômico e encoraja pessoas e empresas a
atuarem em seus propósitos. De acordo com a autora Sandra Figueiredo: “seguro é um plano social que combina os riscos de
muitos indivíduos dentro de um grupo. Atuarialmente prevê perdas e usa os fundos das contribuições dos membros do grupo para
efetuar o pagamento de indenizações, quando são devidas nas condições e termos do contrato” (FIGUEIREDO, 2012, p. 03).
 
FIGUEIREDO, S. Contabilidade de seguro. São Paulo: Atlas, 2012.
 
Com base no enunciado, analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a. Quando há divergências sobre a causa de lesões, a companhia seguradora fará um acordo de cavalheiros com o segurado,
para evitar gastos com perícia médica.
b. Constatada e avaliada a invalidez permanente, a companhia seguradora deve pagar a indenização. 
c. Em caso de morte por acidente suceder à indenização por invalidez permanente, o valor da indenização se repete, pois se
trata de dois eventos distintos.
d. A cobertura de invalidez permanente por acidente está relacionada à impotência funcional provisória.
e. Em caso de perícia médica solicitada pela companhia seguradora, estes gastos serão arcados exclusivamente pelo
segurado.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Constatada e avaliada a invalidez permanente, a companhia seguradora deve pagar a indenização.
A evolução das transações comerciais e empresariais faz surgir novas formas de relacionamento entre entidades (pessoas físicas e
jurídicas) e entre essas entidades e as companhias seguradoras, que oferecem segurança aos seus contratados e pessoas a eles
relacionados, pela garantia de indenização por danos provocados aos contratantes do seguro em eventos cobertos. Uma das
evidências do avanço das relações está na oferta do seguro multirrisco pelas companhias seguradoras, como uma opção de
contrato, muitas vezes, peculiares.
 
A respeito das características do seguro multirrisco, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Há compartilhamento de risco em uma única apólice.
II. Possibilidade de exclusividade nas condições de cobertura.
III. Possibilidade de ser indenizado mais de uma vez pelo mesmo sinistro.
IV. É distribuído em três grupos: patrimonial, de responsabilidade e marítimo.
 
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a. III e IV.
b. I, II e IV.
c. II e III.
d. I, II e III.
I e II. 
AP4 | Prova On-line: Revisão da tentativa https://ava.unicarioca.edu.br/ead/mod/quiz/review.php?attempt=1647197&cm...
5 of 6 5/31/22, 18:47
Questão 10
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
e. I e II. 
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: I, II e IV.
Ações coletivas costumam reunir pessoas com as mesmas necessidades ou os mesmos objetivos. No coletivo, as forças se unem e
o poder de barganha aumenta. Costuma aumentar, também, o ganho individual devido à sinergia das ações. Entretanto, no coletivo,
por vezes são ignoradas algumas individualidades, ou seja, aquelas características, vontades ou necessidades pertinentes a cada
indivíduo que pertence ao grupo chamado “coletivo”. Assim, mesmo sem os ganhos da coletividade, somente no individual é
possível conquistar, a um custo maior, a individualidade.
 
Nesse sentido, considerando nossos estudos sobre as formas de contratação individual e coletiva, analise as afirmativas a seguir e
marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
 
I. (  ) O contrato de plano individual é assinado por uma pessoa física, podendo a operadora de plano de saúde estender ou não à
família.
II. (  ) O contrato coletivo é aquele assinado por uma pessoa física, quando a operadora de plano de saúde inclui a cobertura para a
família do segurado.
III. (  ) O contrato coletivo poderá ser empresarial ou por adesão.
IV. (  ) O contrato empresarial é assinado por uma associação ou entidade de classe para beneficiar seus associados, enquanto o
contrato por adesão é aquele assinado por uma empresa para beneficiar seus empregados.
 
Agora, assinale a opção com a sequência correta.
Escolha uma opção:
a. V, V, F, F.
b. V, F, F, V.
c. F, V, V, F.
d. V, F, V, F. 
e. F, F, V, V.
Sua respostaestá correta.
A resposta correta é: V, F, V, F.
◄ AP2 | Prova On-line
Seguir para...
AP5 | Prova On-line ►
AP4 | Prova On-line: Revisão da tentativa https://ava.unicarioca.edu.br/ead/mod/quiz/review.php?attempt=1647197&cm...
6 of 6 5/31/22, 18:47
https://ava.unicarioca.edu.br/ead/mod/quiz/view.php?id=230809&forceview=1
https://ava.unicarioca.edu.br/ead/mod/quiz/view.php?id=230809&forceview=1
https://ava.unicarioca.edu.br/ead/mod/quiz/view.php?id=230814&forceview=1
https://ava.unicarioca.edu.br/ead/mod/quiz/view.php?id=230814&forceview=1

Mais conteúdos dessa disciplina