Buscar

relatório 2 anatomia aplicada a fisioterapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Relatório Aula Prática 2 
Nome: Vanessa Oliveira do Espírito Santo Sampaio 
Curso: Anatomia Aplicada a Fisioterapia 
Matrícula: 01485653 Polo: Feira de Santana 
Professor: André Martins Galvão 
1°)Cite os músculos da cintura escapular e do braço, e suas respectivas funções.
Os músculos da cintura escapular são: Trapézio: É um músculo achatado de forma triangular, ele ajuda na elevação ( fibras superiores), retratação ( fibras médias), e depressão da omoplata ( fibras inferiores) e na rotação ascendente da cavidade glenoidal.
Romboide: São efetivamente dois músculos ( romboide maior e menor), que são frequentemente agrupados devido suas semelhanças funcionais, esses músculos são responsáveis pela adução, elevação, rotação e estabilização da escapula ( omoplata).
Latíssimo do dorso: O músculo ou ( grande dorsal), é o músculo mais largo do corpo humano, ele insere-se no úmero proximal e distal e as suas principais funções são rotação interna, adução e retroversão do úmero, a elevação e interiorização do tronco, e o auxílio a respiração.
Peitoral Menor: Este músculo realiza protrusão da escapula ( omoplata), isto é puxa o processo ceracoide anterior e inferiormente, adicionalmente, o peitoral é menor e ainda um músculo acessório da respiração.
Subclávio: A principal função deste músculo é a estabilização da clavícula, no entanto ele também contribui para a depressão da clavícula e elevação da primeira costela.
Serrátil anterior: Este músculo está envolvido na movimentação e estabilização da escapula e na elevação do braço acima de 90 graus. Além disso, este é um músculo inspiratório acessório.
Os músicos do Braço são: Bíceps braquial: A sua função é realizar uma forte flexão e supinação do antebraço, bem como uma flexão fraca do braço na articulação do ombro, além disso sua cabeça longa estabiliza a articulação do ombro.
Braquial: O músculo atua apenas, na articulação do cotovelo, durante a sua contração, ele flexiona o antebraço. O braquial é o flexor mais potente do antebraço, independente da sua posição.
Corobraquial: Atua na articulação do ombro durante sua contração ele flexiona os braços, ele também estabiliza a articulação do ombro impedindo o seu deslocamento durante a sustentação de cargas pesadas.
Tríceps Braquial: A função principal desse músculo é a extensão do antebraço, tornando-o o principal antagonista dos músculos flexores, a cabeça medial gera mais força, seguida pela lateral, a cabeça longo é a parte extensora menos ativa, mas ela executa outras funções como a exclusão do braço e a adução ao redor da articulação do ombro.
Ancôneo: A função desse músculo, está inteiramente relacionada com a do tríceps na extensão do antebraço e evita que a capsula articular do cotovelo seja pinçada durante esse movimento.
2°)Descreva os músculos motores do joelho.
A articulação do joelho possui dois graus de liberdade: flexão, extensão e rotação axial. É composto por músculos extensores: reto da coxa, vasto lateral, vasto medial e vasto intermédio ( chamado de quadríceps) os quatro músculos formam uma única fixação distal forte na patela, cápsula do joelho e superfície próxima anterior da tíbia, e por músculos flexores bíceps femoral semitendinoso e semimembranosa. Os músculos flexores do joelho são responsáveis pelo movimento de flexão que ocorre no plano sagitário entre os côndilos do fêmur e da tíbia.
3°) Considerando as estruturas anatômicas do membro inferior quais os músculos motores da articulação do quadril: regiões anterior, medial, posterior e lateral.
Os músculos do quadril são: Ilíaco: Articulação coxofemoral, flexão coxa.
Psoas maior: Articulação coxofemoral, flexão da coxa e tronco, rotação lateral da coxa, flexão lateral do tronco.
Psoas menor: Articulação coxofemoral, flexão da coxa e do tronco, rotação lateral da coxa, flexão lateral do tronco.
Obturador externo: Articulação coxofemoral, rotação lateral da coxa, abdução da coxa (de um quadril flexionado), estabiliza a cabeça do fêmur no acetábulo.
Tríceps da coxa: Articulação coxofemoral rotação lateral da coxa, abdução da coxa ( de um quadril flexionado), estabiliza a cabeça do fêmur no acetábulo.
Gêmeo inferior: Articulação coxofemoral rotação lateral da coxa, abdução da coxa ( de um quadril flexionado), estabiliza a cabeça do fêmur no acetábulo.
Piriforme: Articulação coxofemoral, rotação lateral da coxa, abdução da coxa (de um quadril flexionado), estabiliza a cabeça do fêmur no acetábulo.
Quadrado femoral: Articulação coxofemoral, rotação lateral da coxa, estabiliza a cabeça do fêmur do acetábulo.
Referências: 
https://www.kenhub.com/pt/library/anatomia/quadril-anca-e-coxa#
https://efdeportes.com/efd168/torque-muscular-de-flexores-e-extensores-de-joelho.htm#:~:text=%C3%89%20composta%20por%20m%C3%BAsculos%20extensores,flexores%20%2D%20b%C3%ADceps%20femoral%2C%20semitendinoso%20e
https://www.kenhub.com/pt/library/anatomia/musculos-do-braco

Continue navegando