Buscar

ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Prévia do material em texto

.
		A ação direta de parlamentares em atividades de execução de políticas públicas é algo comum se observar, essa interferência na implementação e alocação de recursos públicos, pelo gerenciamento direto da mesma, que passa, dessa forma, a ser personalizada é tema de debate público permanente. Escolha a alternativa a seguir com base no princípio da independência e harmonia dos poderes.
	
	
	
	A interferência do legislativo na execução da política pública é um item controverso, pois as suas funções formais estão dirigidas a outras ações e atividades e no caso acima há flagrante ilegalidade.
	
	
	A interferência do legislativo na execução direta da política pública é sempre desejável, pois o povo deseja que o parlamento faça coisas práticas e não que fique no gabinete, fazendo leis e examinando contas.
	
	
	A interferência do legislativo na execução da política pública não é restrita às funções fiscalizadoras e legislativas. Deve o parlamento também governar, mesmo num regime como o Brasileiro.
	
	
	Não há interferência do legislativo na execução da política pública no caso acima e nem violação de princípios constitucionais.
	
	
	No caso listado não há interferência do legislativo na execução da política pública, há a natural representação parlamentar dos interesses dos seus eleitores.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		As ações de governo acontecem em ambientes de restrições crescentes na disponibilidade de recursos para as políticas públicas e necessidades também crescentes de intervenção, mediação ou controle do governo para efetividade no atendimento dos interesses dos cidadãos. Isto exige dos gestores públicos um maior profissionalismo e fluência técnica na tomada de decisão para evitar achismos. Temos algumas metodologias na análise de políticas públicas. Indique nas alternativas a seguir um exemplo correto destas metodologias:
	
	
	
	Na análise de risco e beneficio da política pública busca-se verificar se os resultados obtidos foram produzidos com eficácia na alocação de recursos
	
	
	Na análise de risco da política pública busca-se verificar se os resultados obtidos foram produzidos com eficácia na alocação de recursos.
	
	
	Na análise de custo e beneficio da política pública busca-se verificar se os resultados obtidos foram produzidos com eficiência na alocação de recursos
	
	
	Na análise de risco da política pública busca-se verificar se os resultados obtidos foram produzidos com eficiência na alocação de recursos.
	
	
	Na análise de custo e beneficio da política pública busca-se verificar se os riscos da intervenção não justificam a sua aplicação.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Para Klaus Frey (1997), a análise  política pode ser dividida em três abordagens, que expressam os questionamentos fundamentais da ciência política. Assinale a opção que NÃO contempla pelo aspectos da abordagem de Frey (1997):
	
	
	
	Investigações podem ser voltadas aos resultados que um dado sistema político vem produzindo
	
	
	O que é um bom governo e qual é o melhor Estado para garantir e proteger a felicidade dos cidadãos ou da sociedade?
	
	
	Avaliação das contribuições que certas estratégias escolhidas podem trazer para a solução de problemas específicos.
	
	
	A análise das forças políticas cruciais no processo decisório.
	
	
	Não há nenhuma importância da análise ou mensuração do grau de aderência das políticas públicas
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Considerando que as políticas públicas, conforme as relações diretas que estabelecem com a sociedade, podem ser analisadas a partir de abordagens macrossociais ou macropolíticas, assinale a opção correta com referência à avaliação de políticas públicas e programas governamentais.
	
	
	
	Denomina-se avaliação o exame subjetivo e esporádico de políticas ou programas públicos já implementados, contemplando-se, exclusivamente, seus resultados.
	
	
	De acordo com a análise política, o termo polity refere-se aos conteúdos concretos, ou seja, à configuração dos programas políticos, aos problemas técnicos e ao conteúdo material das decisões políticas.
	
	
	Apesar de os relatórios técnicos de avaliação contribuírem para a redução de custos e a utilização adequada de insumos, dificilmente contribuem para o aperfeiçoamento da ação governamental.
	
	
	Correspondem a objetos de avaliação de políticas públicas os seguintes aspectos: quem se beneficiou, em que medida se beneficiou, de que maneira se beneficiou e por que se beneficiou.
	
	
	Entre as fases do processo decisório de políticas públicas, incluem-se a construção de planos, a especificação e escolha de metas, a preparação, a avaliação e o controle.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Sobre a análise de políticas públicas, seguem as seguintes afirmativas:
I. A ação política é uma ação de alocação de recursos escassos para alcançar uma finalidade. Assim, a política pública possui essencialmente uma natureza econômica.
II. Uma não-decisão é a ausência de decisão sobre uma questão que foi incluída na agenda política, tendo como resultado a aceleração do processo decisório.
III. Várias das atividades e projetos do setor público são investimentos cujos retornos podem ser medidos ou estimados e portanto podem ser calculados os benefícios reais obtidos (numa avaliação posterior de um projeto) ou prováveis de serem obtidos (numa proposta ainda não implementada).
A opção que apresenta somente as afirmativas corretas é:
	
	
	
	III
	
	
	I e III
	
	
	II
	
	
	I
	
	
	I, II e III
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Sobre as noções de eficiência e eficácia em políticas públicas e seu uso em avaliação de políticas públicas, é incorreto afirmar:
	
	
	
	A eficácia corresponde ao resultado do processo, considera a orientação metodológica adotada e a atuação estabelecida na consecução dos objetivos e metas, em um tempo determinado, tendo como referência o plano, programa ou projeto originalmente exposto. É a relação entre os objetivos e meios utilizados em um programa e os resultados efetivos.
	
	
	Pode-se analisar a eficácia de uma política pública apenas sob o ângulo econômico, mesmo sendo importante avaliar também seus resultados e custos sociais e políticos. Em se tratando de programas sociais, a análise de eficácia torna-se mais complexa, pois extrapola as regras numéricas e o ângulo das análises financeiras do custo-benefício.
	
	
	A eficácia refere-se à qualidade ou propriedade que uma política pública tem de produzir resultado desejado, relacionando-se ao conhecimento dos resultados atingidos, impactos produzidos, mudanças efetuadas na situação inicial sobre a qual o projeto incidiu.
	
	
	A eficiência e a eficácia da política pública não podem ser entendidas nos parâmetros da gestão empresarial, ainda que as demandas sociais extrapolem as fórmulas de cálculo dos lucros empresariais. Os parâmetros de qualidade a serem adotados ou projetos de referência para determinadas ações públicas têm especificidades que as diferenciam de ações empresariais.
	
	
	A eficiência refere-se à qualidade ou capacidade que uma política pública tem de produzir o máximo de resultados com o mínimo de esforços, de gastos. Sinônimo de rendimento, de produtividade, a eficiência é sempre uma relação estabelecida entre produtos obtidos e dispêndio de esforços e custos (insumos).
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Com relação a políticas públicas e programas governamentais, assinale a opção correta.
	
	
	
	No processo de análise de políticas públicas, os atores mais importantes correspondem ao Estado e ao mercado, de modo que são preteridos o terceiro setor e a sociedade civil organizada.
	
	
	Segundo a abordagem externalista de análise, o que define uma política pública é a estrutura social em que está inserida, ou seja, os fatores situados fora das fronteiras governamentais que têm a capacidade de determinar a sua forma e o seu conteúdo.
	
	
	Os novos ambientes e o novo contexto social afetam minimamente a elaboração de políticas públicas e o quadroinstitucional do Estado.
	
	
	O tipo de racionalidade predominante no campo da formulação e da avaliação das políticas públicas, de acordo com a perspectiva weberiana, é a racionalidade em relação a valores.
	
	
	As políticas públicas direcionam-se ao enfrentamento de problemas de uma parcela restrita de indivíduos da sociedade, por meio da ação de toda a coletividade.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Sobre a análise de políticas públicas, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	A política consiste no conjunto de procedimentos formais e informais que expressam relações de poder e que se destinam à resolução pacífica dos conflitos quanto a bens públicos.
	
	
	Várias das atividades e projetos do setor público são investimentos cujos retornos podem ser medidos ou estimados e portanto podem ser calculados os benefícios reais obtidos (numa avaliação posterior de um projeto) ou prováveis de serem obtidos (numa proposta ainda não implementada).
	
	
	Um dos campos de atuação na análise política é a avaliação de políticas públicas.
	
	
	A ação política é uma ação de alocação de recursos escassos para alcançar uma finalidade. Assim, a política pública possui essencialmente uma natureza econômica.
	
	
	Uma não-decisão é a ausência de decisão sobre uma questão que foi incluída na agenda política, tendo como resultado a aceleração do processo decisório.

Continue navegando