Buscar

Prova Mecanismos de Defesa - Junho 2022

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A espécie de protozoário Trypanosoma cruzi é o agente etiológico da doença de Chagas no Brasil, também denominada tripanossomíase americana. Ela é transmitida por insetos hematófagos da ordem hemíptera. Diferente de muitos agentes etiológicos que são transmitidos pela picada dos insetos vetores, no caso da espécie Trypanosoma cruzi a transmissão ocorre logo após a picada do inseto, que defeca próximo à área da picada. Suas fezes têm as formas infectantes do parasito, sendo que a pessoa adquire a infecção por coçar a picada e carrear as formas do parasita na ferida ou levá-las aos olhos. Marque abaixo a forma infectante do agente etiológico da doença de Chagas. 
a. Formas promastigotas
b. Formas tripomastigotas metacíclicas
c. Formas epimastigotas
d. Formas de esporozoítas 
e. Formas amastigotas
Os mecanismos relacionados ao sistema imunológico nas infecções por helmintos são variados devido ao tamanho e à diversidade metabólica dos parasitas, que são antigenicamente complexos (MACHADO et al., 2004). As infecções por parasitas da espécie Schistosoma mansoni têm como característica marcante a formação de granulomas ou “reações inflamatórias” no entorno dos ovos desse helminto, presentes na parede intestinal.Sobre os aspectos relacionados à resposta imunológica frente à infecção por helmintos intestinais, analise as afirmativas a seguir.
I. É marcante a produção de anticorpos, principalmente da classe IgE.
II. Há uma maior produção de imunoglobulinas da classe IgD. 
III. Há elevação do número de eosinófilos na circulação para o combate à infecção do helminto.
IV. É observado um aumento significativo de monócitos no sangue, para o combate à infecção do helminto. 
Agora, assinale a alternativa que traz a(s) afirmativa(s) correta(s).
MACHADO, P. R. L. et al. Mecanismos de resposta imune às infecções. Anais Brasileiros de Dermatologia, Rio de Janeiro, v. 79, n. 6, p. 647-664, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/abd/v79n6/a02v79n6.pdf. Acesso em: 15 out. 2020.
a. I, III e IV
b. II e III
c. I e III
d. II e IV
e. I e IV
Muitas espécies de parasitos podem desenvolver em seu ciclo biológico uma fase de resistência, geralmente necessária para sua sobrevivência no ambiente, e também infectante para algum hospedeiro susceptível. Essa fase do ciclo biológico do parasito é observada principalmente em espécies que acometem o trato gastrointestinal e que podem ser observadas juntamente com as fezes do hospedeiro. Por isso, medidas de controle muitas vezes são voltadas para essa fase do ciclo biológico do agente infeccioso. Sobre essas fases infectantes ou de resistência do parasito, analise as afirmativas a seguir.
I. Entre as formas de controle, a lavagem das mãos e dos alimentos é uma maneira de eliminar essas formas do parasita.
II. O trofozoíta é a forma de resistência da espécie Giardia duodenalis.
III. Oocistos são formas infectantes de Toxoplasma gondii liberadas das fezes dos gatos infectados.
IV. Cistos de Entamoeba histolytica são liberados de pessoas infectadas e podem contaminar a água e o ambiente.
V. A infecção por Toxoplasma gondii ocorre somente por ingestão dos oocistos.
Agora, assinale a alternativa que contenha as afirmativas corretas.
a. a.I, II e III
b. I, II, III, IV e V 
c. c.I, III e IV 
d. d.II, III, IV e V
e. I, II, IV e V
Muitas doenças de veiculação hídrica têm relação com organismos patogênicos de origem entérica, podendo ser bactérias, vírus, protozoários e helmintos (SANTOS et al., 2013). Embora muitas espécies destes agentes não causem doença, existem muitos destes grupos de organismos que não só causam doença, como têm uma relação direta com a transmissão por água contaminada. SANTOS, J. O. et al.; A qualidade da água para o consumo humano: Uma discussão necessária. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, Pombal - PB, v. 7, n. 2, p. 19-26, 2013.Marque a alternativa que apresenta, respectivamente, espécies de vírus, bactéria e parasito com relação de transmissão pela ingestão de água contaminada. 
a. Vírus da dengue, Salmonella typhi, Cryptosporidium parvum 
b. Vírus da febre amarela, Vibrio cholerae, Giardia duodenalis
c. Rotavírus, Shigella sp., Plasmodium vivax
d. Vírus da poliomielite, Vibrio cholerae, Plasmodium falciparum
e. Vírus da hepatite A, Escherichia coli enterotoxigênica, Entamoeba histolytica
A cólera é uma doença de importância na saúde pública, com elevada gravidade. Sua ocorrência já foi descrita na forma de surtos epidêmicos em regiões da África e da Ásia. As pessoas infectadas apresentam um quadro de diarreia aquosa muito intensa. A diarreia promove uma desidratação profunda, que sem o tratamento adequado pode levar ao óbito. Esta infecção é causada por bactérias caracterizadas por serem bacilos curvos (formato de vírgula) e gram-negativos, pelo método de coloração de Gram. Entre os agentes infecciosos descritos abaixo, qual deles é a espécie caracterizada como agente etiológico da cólera?
a. Vibrio cholerae
b. Escherichia coli
c. Enterobacter cloacae
d. Shigella dysenteriae
e. Salmonella typhi
Em relação a doenças provocadas por espécies de fungos, podemos observar uma variedade de sinais e sintomas, pois a patogênese da doença tem uma relação direta com o local de predileção das células do fungo para se desenvolverem. Seja na pele, seja no tecido subcutâneo, seja em algum órgão e tecido de predileção, esses microrganismos podem causar desde infecções leves a doenças sistêmicas e de gravidade considerável, a depender do estado imunológico do indivíduo acometido. Assim, as micoses podem ser divididas em cutâneas, subcutâneas, sistêmicas e oportunistas (LEVINSON, 2016). Analise as afirmativas a seguir com relação às espécies de fungos avaliadas e à doença por eles cometidas. 
I. A infecção por Sporothrix schenckii pode causar uma pústula ou úlcera na pele, com nódulos granulomatosos e a presença de nódulos ao longo da cadeia de vasos linfáticos. Ocorre principalmente nos membros. 
II. Cryptococcus neoformans causa em imunocomprometidos sinais e sintomas como dor de cabeça, náuseas, rigidez da nuca e confusão mental, provocando, muitas vezes, meningoencefalites.
III. Candida albicans é uma levedura que causa principalmente infecções pulmonares, sendo que os conídios nos pulmões podem germinar produzindo hifas que invadem cavidades existentes nos pulmões, causando um quadro característico de pneumonia, com produção de secreção, muco e febre.
IV. Histoplasma capsulatum é o agente etiológico da histoplasmose. Contudo, além de causar a doença pelo seu desenvolvimento no organismo, é capaz de produzir aflatoxinas, principalmente quando se desenvolve em grãos e amendoins. Essa toxina, quando ingerida, pode causar danos hepáticos severos.
Agora, assinale a alternativa que contenha somente as afirmativas corretas.
LEVINSON, W. Microbiologia médica e imunologia. 13. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2016
a. I e III
b. II e III
c. I, II e II 
d. I e II
e. III e IV
Uma das formas de saber se ocorreu contaminação da água por esgoto doméstico é pela análise microbiológica dos microrganismos presentes na amostra. Conforme estabelecido pela portaria n° 2.914/2011 do Ministério da Saúde, a água destinada para o consumo humano deve estar ausente de coliformes totais e também de Escherichia coli (BRASIL, 2013). 
BRASIL. Manual prático de análise de água. 4. ed. Brasília: Funasa, 2013. Disponível em: http://www.funasa.gov.br/site/wp-content/files_mf/manual_pratico_de_analise_de_agua_2.pdf. Acesso em: 06 jul. 2020..
Análise as afirmativas a seguir com relação aos microrganismos avaliados dos indicadores de contaminação da água para o consumo. 
I. Embora as bactérias heterotróficas sejam consideradas um grupo de espécies altamente patogênicas para o ser humano, estas não são analisadas quanto a sua presença na amostra de água avaliada. 
II. A presença de coliformes totais na amostra de água analisada é o suficiente para determinar que ocorreu contaminação por material fecal, não sendo necessário mais nenhum teste para esta avaliação.
III. Entre os indicadores biológicos utilizadospara análise da contaminação da água, a detecção de Escherichia coli confirma a presença de material fecal na amostra.
Agora, assinale a alternativa que contenha somente as afirmativas corretas: 
a. II e III
b. Somente a I 
c. I e II
d. I e III
e. Somente a III

Continue navegando