Buscar

Resumo pra prova da primeira etapa de Territorio, Estado e Regulação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resumo Estado, Território e Nação
Lucas Campos
· Principais direitos no mundo contemporâneo:
· Direito Britânico (Common Low): tem fundado em decisões tomadas pelos juízes, por consequência as mudanças nos costumes e cotidianos influencia nas decisões. No entanto, não significa que não leva em consideração os atos legislativos. 
· Alguns locais que a maioria do Estado segue o Common Low com a exceção de alguns, como Luisiana (EUA), Escócia (Reino Unido), Goa, Damão e Diu (índia), Quebec (canada).
· Direito Romano- Germânico (Civil Low): adotado pela maioria dos Estado, no qual se baseia nas leis escritas, portanto domina a norma escrita, a codificação (códigos), o formalismo lógico, sendo assim dificilmente modifica pelos costumes e cotidianos.
· Fiqh (xaria): os direitos islâmicos adotam a xaria, que se baseia no Alcorão, bem como não separa religião e direito, pois a fé fundamenta a lei e a interpretação. 
 
· Estado, Território e Regulação:
· O direito contemporâneo desenvolveu pelos Estados-Nação, uma vez que toda sociedade utiliza um sistema normativo baseado em leis escritas, o Civil low levou isso ao máximo do seu potencial. Já o sistema jurídico fortaleceu o conceito de soberania e desenvolveu o conceito de território, como local de poder soberano.
· Direito é a base na ordem jurídica, no qual prevalece a Lei, superior aos costumes, hábitos e religião. além disso, a Norma jurídica é racional e formal, podendo complementar com os outros, mesmo podendo haver choque de ideias.
· O Estado buscou ser o único detentor e fonte de regulação fixando o Poder Soberano, impondo o monopólio e uso de força (poder político) pela ideologia (valores e educação), logo fortalecendo o princípio de “monismo jurídico”. Não só, alcançando a eficiência da ordem jurídica, no qual não se pode utilizar apenas a dominação e violência, necessitando de uma legitimação do poder e do domínio. (submetemos ao estado e suas leis brasileiras). Mas também destaca- se que o Estado tornou- se laico, ainda que exista influência de uma religião (cruz na assembleia).
· Monismo jurídico é uma característica do Ocidente, especialmente na formação dos Estados Modernos da Europa, resultado da formação histórica do território e civilização crista, pois tem relação com o monoteísmo religioso. Ademais permitiu -se, ampliar a máquina administrativa, as funções públicas, o sistema de segurança pública, a realização de obras públicas, o sistema jurídico e o aparelho coercitivo, pelo controle e direção de um ordenamento público de poder.
· Estado Territorial estabelece sua existência pelas fronteiras, no qual deve prevalecer a soberania (monopólio da força, tributação e do Direito) e a ideologia com objetivo de uma unicidade territorial. Uma vez que, possui uma ligação com o processo de constituição e expansão da economia capitalista.
· Unicidade territorial buscava construir uma língua nacional, uma educação nacional, uma cultura nacional, uma história nacional, uma geografia nacional, uma economia nacional, sentimentos de pertencimentos, porque quando existe essa diferenciação do outro perdemos nossa identidade territorial. Assim buscaremos em outro lugar. (saída das pessoas para outro país, deixaram de crê no brasil e vai para o EUA em busca disso).
· Processo de State Building é um processo crescente de centralização, monopolização das estruturas do Estado, através do monopólio da violência, justiça, moeda e da legislação, acordos internacionais, arrecadação de impostos, burocracia e controle de ideias.
· Processo de Nation Building é a transformação da população em nação, buscando a homogeneidade do Estado- nação, por meio de uma criação de um espírito de comunidade, uma língua única, uma história comum, oficial e da nação, literatura nacional, arte nacional, hinos, bandeiras, datas cívicas e culto dos pais da pátria, um culto a pátria, portando uma unicidade territorial.
· Pluralismo Jurídico coexistência de mais de um ordenamento jurídico em uma mesma sociedade, bem como expressa a existência de múltiplos territórios. Por exemplo, Quebec é Civil low no Canada que é Commow low.
· Atualmente, tem surgido alguns obstáculos como, crescimento da força do pluralismo jurídico, supra territorialidade das corporações transnacionais; territórios do crime (favela), territórios em rede do terrorismo internacional; territórios das torcidas organizadas, diferenças nas explicações da história (cadê a versão do negro escravizado).

Continue navegando