Buscar

AVA 2 - Oficina de leitura e interpretação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Oficina de leitura e interpretação
AVA 2
Maria Juciara Carvalho da Costa
Nos dias atuais é cada vez mais difícil de se encontrar alguém com um papel na mão, seja livro, jornal ou revista, pois tudo por ser encontrado online e a prática e a tecnologia vence o velho costume de estar de frente para o papel. Essa brusca mudança, em tão pouco tempo tem suas vantagens e desvantagens, pois mesmo com a praticidade e o alcance de tudo com apenas um toque, os jovens em sua grande parte estão cada vez mais ligados a esse meio digital, o que acaba por intervir na leitura. É muito comum ver as pessoas de várias idades, não só nas ruas mas até mesmo dentro da nossa casa, com o telefone ou com o tablet na mão geralmente ouvindo música, navegando nas redes sociais, jogando online, mas raramente vemos alguém lendo um livro digital, ou então lendo o jornal ou alguma matéria de um site de notícias. A leitura, tão presente no nosso cotidiano mas tão defasada, nos limitamos a ler o essencial, esquecemos do quão importante ela é, tanto para adquirir conhecimento, quanto para aprimorar uma comunicação limpa e clara.
A prática da leitura deve ser estimulada desde cedo, para que a criança possa crescer já tendo o conhecimento de mundo, aprimorando a língua falada e escrita, sabendo perguntar e argumentar em discussões, que são fundamentais para a compreensão e compartilhamento de informações e ideias. Com um texto, um livro, o indivíduo consegue ver um mesmo problema de diversas maneiras, por vários ângulos, conseguindo formar uma opinião mais concreta e incisiva.
“No quê a leitura ajuda?
A leitura é a maneira mais antiga – e mais eficiente, até hoje, de adquirir conhecimento. E é preciso desconstruir aquela ideia de que ler é um hábito chato e monótono. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, ler revistas, sites, gibis, livros de romance, entre outras leituras de entretenimento, é tão eficaz quanto ler um livro técnico. A diferença é que ler sobre algo técnico oferece conhecimento sobre aquele determinado assunto, enquanto ler sobre variedades estimula o raciocínio e melhora o vocabulário. É clichê, mas é fato: somente escreve bem quem lê bastante.
A leitura melhora o aprendizado dos estudantes, pois estimula o bom funcionamento da memória, aprimora a capacidade interpretativa, pois mantém o raciocínio ativo, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre diversos assuntos. Quem lê muito, conversa sobre qualquer coisa, e consegue formar opiniões bem fundamentadas. 
Como criar o hábito de ler?
Comece por um assunto que te agrade. Há sites, livros e revistas sobre tudo, basta procurar. Se você gosta de moda, de jogos, de história, não importa, com certeza haverá publicações que irão te agradar. Reserve um horário todos os dias para ler, de preferência antes de dormir, pois te fará ter um sono mais tranquilo, além de promover uma melhor fixação da memória durante o sono.” 
Disponível em: <https://www.infoescola.com/educacao/a-importancia-da-leitura/ > Acesso em 22/03/2019.

Continue navegando