Buscar

Atividade Complementar Dainara Souza

Prévia do material em texto

Atividade Complementar Bases Moleculares
Aluna: Dainara Souza Farias
1. Segundo o texto, "o SARS-CoV-2 é um vírus de ácido ribonucleico (RNA), cujo material genético é representado por uma única molécula de RNA positivo (RNA+). Que vantagem esse vírus apresenta em relação a outros vírus quando falamos de síntese protéica?
R= Pois a estrutura básica de um vírus é composta por dois componentes: um tipo de ácido nucléico e um envoltório feito de proteínas, denominado de capsídeo. Ao conjunto dos ácidos nucleicos com o capsídeo é dado o nome de nucleocapsídeo, Nessa estrutura dos vírus, além do nucleocapsídeo, existe um envoltório mais externo de natureza fosfolipídica chamado de capsula ou envelope, derivado da membrana celular do hospedeiro, ao final do ciclo de replicação. A presença de capsula na estrutura de alguns vírus é o motivo pelo qual as medidas de profilaxia incluem o uso do sabão e do álcool 70%. A ação destes agentes químicos remove a capsula, além de desnaturar os ácidos nucléicos, inativando assim o vírus. Induzem a síntese de proteínas capazes de transferir o genoma viral para outras células. Falando resumidamente A capacidade de um vírus se ligar a diferentes receptores virais confere, ao mesmo, importante vantagem evolutiva, já que o mesmo pode se ligar a diferentes células/ tecidos.
2. Os intervalos que ocorrem no ciclo celular, denominados G1 e G2, apresentam importância para que não ocorrem situações indesejadas com os organismos no seu processo de multiplicação celular. Que tipos de problemas de saúde ou anomalias celulares são evitados quando o G1 ocorre e forma regular?
R= G1 (primeiro intervalo): ocorre logo após a mitose. Nesse período, observa-se a síntese de RNA, proteínas e organelas celulares, sendo considerada uma etapa de grande atividade. A célula recupera seu volume nesse momento, sendo observado um grande aumento de tamanho celular. Nessa etapa ativa da célula, há a síntese de RNA e produção de proteínas, inclusive as proteínas sinalizadoras que indicarão quando a divisão celular começará. "É também quando se encontra o chamado ponto de restrição, que impede que células com material genético danificado, por exemplo, continuem o ciclo. A fase G1 é, geralmente, curta em tecidos que apresentam grande renovação; já nos tecidos que não se renovam, as células saem de G1 e entram numa fase chamada de G0."

Continue navegando