Buscar

AV1 Microbiologia e Imunologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A importância sobre a microbiologia e imunologia na sociedade
Nome Completo: Anny Larissa dos Santos Silva
Matrícula: 01547181
Curso: Farmácia
 
 As bactérias são seres procariontes, isto é, não apresentam envoltório nuclear que delimita o DNA, dentro de uma estrutura denominada núcleo. De acordo com a classificação de Robert Whittake em 1969, as bactérias, assim com as cianobactérias (algas azuis) estão incluídas no Reino Monera. Em 2003 Thomas Cavalier-Smith propôs uma nova classificação reconhecendo dois domínios, o domínio Prokaryota, que engloba os reinos Archae e Bactéria, e o domínio Eukaryota , que envolve tanto os seres unicelulares como pluricelulares.
 As bactérias papel fundamental no ambiente, na fixação do nitrogênio, fermentação (produção de queijos, iogurtes, etc.), indústria farmacêutica (produção de antibióticos e vitaminas), dentre outros. Nem todas as bactérias são benéficas ao homem. Há uma série de bactérias patogênicas, como exemplo, algumas dessas patologias: tuberculose, Hanseníase, difteria, coqueluche, pneumonia, meningite meningocótica, tétano, leptospirose, cólera, gonorreia, sífilis, botulismo, febre tifoide, dentre outros.
 Os fungos, são seres eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, heterotróficos e aeróbios ou anaeróbios facultativos (Leveduras). Pertencem ao reino fungi, segundo a classificação de Robert Whittake em 1969 ou a domínio Eukaryota, proposto por Thomas Cavalier-Smith em 2003. Os fungos apresentam estruturas microscópicas e macroscópicas e seus principais representantes são os bolores, mofos, levedos, cogumelos de chapéu (conhecidos popularmente como champignon).
 Vírus são considerados parasitas intracelulares e, por isso, suas funções só podem ser desempenhadas quando entram em uma célula viva para utilizar todos os seus recursos. Os vírus são classificados de acordo com o tipo de ácido nucleico, de acordo com a forma do capsídeo e também pelos organismos que eles são capazes de infectar. Adenovírus: formados por DNA, por exemplo o vírus da pneumonia.
 A microbiologia é o ramo da biologia que estuda os microrganismos. Os microrganismos são seres vivos de tamanho pequeno, cujas dimensões não permitem que sejam observados a olho nu pelo homem. Assim, eles só podem ser visualizados ao microscópio os principais grupos de microrganismos são: Vírus, bactérias, protozoários, algas e fungos.

Continue navegando