Buscar

EXERCÍCIO - 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. É comum afirmar que o Direito é uno. Isto é, não se admite a existência de dois ordenamentos ou sistemas jurídicos dentro de um mesmo estado/país. NÃO se pode afirmar:
A primeira norma, considerada como fundamental, é a Constituição da República. No Brasil, a Constituição vigente é de 1964.
2. As normas definidas na Constituição devem ser observadas por todos. Além disso, não pode haver qualquer outra norma dentro do nosso país que vá contra as normas previstas na Constituição. Assim, NÃO se pode afirmar que:
Os contratos e acordos particulares podem dispor regras diferentes daquelas definidas pela lei, mesmo que contrarie a ordem pública definida pela legislação.
3. O direito é uno. Contudo, é feita uma divisão, ou seja, uma "dicotomia" em ramos. Isso facilita tanto o tratamento das matérias de cada ramo — pois obedecem a um mesmo regramento — quanto facilita o aprendizado do Direito. Assim, NÃO se pode afirmar:
Foi abandonada pela doutrina a divisão Direito Público e Direito Privado.
4. O Direito Público refere-se ao conjunto das normas jurídicas de natureza pública, compreendendo tanto o conjunto de normas jurídicas que regulam a relação entre o particular e o Estado, como o conjunto de normas jurídicas que regulam as atividades, as funções e organizações de poderes do estado e dos seus servidores. É considerado sub-ramo do Direito Público Interno:
Direito Constitucional
5. O Direito Privado tem a função de regular as relações entre os particulares, levantadas em seu nome pessoal e proveito. Trata-se de um ramo do Direito constituído pelo Direito Civil e pelo Direito Comercial, entre outros. É considerado sub-ramo do Direito Privado:
Direito Comercial

Continue navegando