Buscar

Fundamentos Históricos capítulo 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CAPÍTULO 5: Estruturalismo 
1.Que tipo de informação Titchener estava buscando quando fazia seus alunos engolir tubos de borracha e levar cadernos para o banheiro?
Ele estava buscando nas experiencias desses alunos dados para o sistema psicológico que ele estava desenvolvendo, executando uma forma de introspecção. Através do tubo de borracha inserido na garganta, utilizando água quente e fria, os alunos tinham que relatar as sensações causadas por essas experiencias incomodas destes momentos. Na hora de ir ao banheiro, os estudantes levavam um caderno para relatar os sentimentos e sensações ao urinarem ou ao evacuarem.
2.Compare e aponte as diferenças entre as abordagens da psicologia de Titchener e Wundt. 
Titchener se concentrava nos elementos mentais e Wundt estava focado nos elementos da consciência. Para Titchener a tarefa mais importante da psicologia era as experiencias conscientes, já Wundt focava nos processos cognitivos por meio da intuição 
3. Descreva o ponto de vista paradoxal de Titchener a respeito do lugar das mulheres na psicologia. Ele agia no sentido de ajudá-las em suas carreiras ou de discriminá-las?
Nas reuniões da psicologia experimental de Titchener, era proibido a participação de mulheres, pois ele dizia que desejava ouvir relatos com liberdade para interromper, debater e criticar em um ambiente encoberto pela fumaça de charutos e sem a presença de mulheres e que elas eram “delicadas’’ demais para fumar. Embora ele excluísse as mulheres das reuniões ele encorajava e apoiava as mulheres no progresso da psicologia, ele aceitava mulheres nos programas de pós-graduação e concedeu mais de um terço de seus diplomas de doutorado ao sexo feminino. Titchener então abriu portas para as mulheres nessa ciência, apesar de sua restrição quanto as reuniões.
4.Na perspectiva de Titchener, qual é o objeto de estudo adequado para a Psicologia? Em que ela difere dos objetos das outras ciências?
O objeto de estudo da psicologia de Titchener é que a experiência consciente depende do indivíduo que a vive. A diferença é que as outras ciências não dependem das experiencias pessoais nos processos de observação. 
5. O que é erro de estímulo? Dê um exemplo. Conforme Titchener, como o erro de estímulo podia ser evitado?
O erro de estímulo é uma confusão entre o processo mental que está sendo estudado e o estímulo ou objeto que está sendo observado. Por exemplo, o observador que vê uma maçã e a descreve apenas como a fruta maçã, em vez de descrever elementos como a cor e a forma que está observando, comete o erro do estímulo. Para evitar esse erro, o objeto da observação não deve ser descrito na linguagem cotidiana, mas em termos do conteúdo consciente elementar da experiência.
6. Qual é a distinção traçada por Titchener entre consciência e mente?
Para Titchener, a consciência é a soma das experiências existentes em determinado momento e a mente é a soma dessas experiências acumuladas ao passar do tempo. A diferença entre elas é que a consciência envolve os processos mentais ocorridos em algum momento, enquanto a mente se define como a soma desses processos.
7. Descreva o método de introspecção de Titchener. Qual a diferença entre o seu método e o de Wundt?
Em seu método, Titchener empregava a introspecção, com base em observadores rigorosamente treinados para descrever os elementos no seu estado consciente, em vez de relatar o estímulo observado ou percebido, utilizando apenas nomes conhecidos. Ele divergia de Wundt porque seu interesse estava em analisar a experiência consciente complexa a partir das partes componentes, e não a síntese dos elementos mediante a apercepção. Titchener dava ênfase às partes, enquanto Wundt, ao todo. 
8. Descreva a diferença entre experiência independente da pessoa que está experimentando e experiencia dependente da pessoa que está experimentando. Dê exemplos. De acordo com Titchener, qual tipo fornece dados para a psicologia?
Para entendermos a diferença desses dois tipos de experiências podemos tomar pelo exemplo a física e a psicologia, as duas podem estudar a luz e o som. Os físicos examinam os fenômenos do ponto de vista dos processos físicos envolvidos, sendo uma experiência independente do ser humano. Já os psicólogos analisam a luz e o som com base na experiência e na observação humana desses fenômenos, o que seria uma experiência dependente da pessoa. Somente quando as experiências são consideradas dependentes de algum indivíduo é que existem o calor e o frio, as cores, os sons. Para Titchener, a experiência dependente é o tipo que fornece dados para o estudo da psicologia. 
9. Como o termo reagente, usado por Titchener, indica sua visão sobre os observadores humanos e as pessoas em geral?
O termo vindo da Química, se refere as substâncias químicas normalmente passivas, ou seja, usadas para provocar reações nas outras substâncias. Ao aplicar esse conceito aos observadores humanos, Titchener os enxergava como instrumentos mecânicos de registro, que reagiam e respondiam e respondiam de forma objetiva às observações das características do estímulo observado. Os indivíduos seriam meramente máquinas neutras e imparciais. Observa-se que a imagem do homem como máquina continuou a caracterizar a psicologia experimental. 
10. Descreva os três estados elementares da consciência e os quatros atributos dos elementos mentais de Titchener. 
Os três estados elementares da consciência, sendo eles o estado da sensação, o da imagem e os estados afetivos. As sensações são elementos básicos da percepção e estão presentes nos sons, nas visões, nos cheiros e nas outras experiências provocadas pelos objetos físicos do ambiente. As imagens são elementos das ideias e estão no processo que reflete as experiências não realmente presentes no momento, mas como a lembrança de uma experiência do passado. Os estados afetivos são elementos da emoção e encontram-se nas experiências como o amor, o ódio e a tristeza. Os quatros atributos dos elementos mentais eram considerados fundamentais já que estão em toda experiência. Sendo eles: Qualidade- característica, como “frio’’ ou “vermelho”, que distingue um elemento dos demais. Intensidade- refere-se a força, fraqueza, sonoridade ou brilho de uma sensação. Duração- é o curso da sensação ao longo do tempo. Nitidez- a função da atenção na experiência consciente; uma experiência no foco da nossa atenção é mais nítida do que uma que não seja alvo de nossa atenção.
11. De que forma Titchener começou a alterar o seu sistema no final de sua carreira? 
Ele não abordava mais o conceito de elementos mentais nas aulas, e afirmava que a psicologia devia dedicar-se ao estudo das dimensões ou dos processos mentais mais amplos, os quais ele listava como qualidade, intensidade, duração, nitidez e extensão, e não dos elementos básicos. 
12. Que críticas haviam sido feitas ao método de introspecção antes do trabalho de Titchener?
Um século antes do trabalho de Titchener, Immanuel Kant declarou que qualquer tentativa de introspecção alterava necessariamente experiencia consciente observada, porque introduzia uma variável de observação no conteúdo da experiência consciente.
Augusto Comte criticou o método introspectivo, alegando que se a mente fosse capaz de observar as próprias atividades, teria de se dividir em duas partes: uma observadora e outra observada, e que isso era impossível. 
13. No que se basearam as críticas feitas á abordagem introspectiva de Titchener? Como ele respondeu a essas críticas?
As críticas à metodologia de Titchener relacionavam-se à tarefa exata que os observadores estruturalistas eram treinados para executar. Os alunos de pós graduação de Titchener eram instruídos a ignorar algumas classes de palavras (as denominadas palavras com significado) que faziam parte de seu vocabulário. Os críticos também alegavam ser a introspecção uma forma de retrospecção, porque havia um intervalo entre a experiência e seu relato, e que parte da memória se perdia nesse intervalo. Os psicólogos estruturalistas respondiam as críticasdizendo que esse intervalo era mínimo e propondo a existência de uma imagem mental primária, que mantinha a experiência na mente dos observadores até eles a relatarem. Titchener continuava firme na crença de sua teoria. 
14. Como Titchener diferenciava a inspeção da introspecção?
Para Titchener, a inspeção é uma observação física, é algo material e que pode ser visto. Já a introspecção é o método onde uma experiência pode ser repetida com objetivo de observar determinados fenômenos e respostas da consciência. 
15. De acordo com Titchener, qual é o papel da retrospecção na pesquisa psicológica? 
Alegava que o os observadores trabalhavam com e propunha a existência de uma imagem mental primária, que supostamente mantinha a experiência na mente dos observadores até que pudessem relatá-la, os observadores continuariam a realizar a observação sem alterar a experiência 
16. Que outras críticas foram feitas a respeito do estruturalismo de Titchener? Quais foram as contribuições do estruturalismo de Titchener para a Psicologia?
Vários psicólogos chegaram a considerar a psicologia estrutural uma tentativa fútil de ater-se a princípios e métodos antiquados. Embora o objeto de estudo e os propósitos estruturalistas não sejam mais fundamentais, o método de introspecção, ainda é empregado de diversas áreas da psicologia, em atividades como as respostas em testes de personalidade e análise do comportamento. O estruturalismo também é importante porque foi a primeira grande escola de pensamento em psicologia. 
17. Descreva as contribuições do estruturalismo de Titchener para a psicologia. 
Os relatórios introspectivos que envolvem processos cognitivos, como o raciocínio são frequentemente usados na psicologia atual. Por exemplo, os psicólogos industriais/organizacionais obtêm relatos introspectivos dos funcionários a respeito da interação com o computador. Os relatos verbais baseados na experiência pessoal são formas legitimas de coleta de dados. Dessa forma, o método introspectivo embora diferente daquele apresentado por Titchener, permanece vivo. Outras contribuições foi o estruturalismo ter servido como alvo de críticas, o que proporcionou novas escolas de pensamento. Isso é bom já que os avanços científicos precisam de uma oposição, isso fez com que a psicologia crescesse e superasse seus limites.

Continue navegando