Buscar

Relatorio Futebol

Prévia do material em texto

2
UNIP INTERATIVA UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHAREL
POLO – TEIXEIRA DE FREITAS
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE FUTEBOL ASPECTOS PEDAGÓGICOS DE APROFUNDAMENTOS
TEIXEIRA DE FREITAS
2021
ALUNO: LEONARDO JARDIM SILVA
R.A: 2098614
ANO DE INGRESSO NA UNIP: 2020/2
SEMESTRE DA DISCIPLINA: 3º SEMESTRE
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE FUTEBOL ASPECTOS PEDAGÓGICOS DE APROFUNDAMENTOS
TEIXEIRA DE FREITAS
2021
Sumário
Introdução	4
Objetivos	5
Desenvolvimento	6
Resultados e discursões	7
Considerações finais e conhecimento adquiridos	8
1. Introdução
A aula pratica realizada no polo de Teixeira de Freitas no dia 25 de setembro de 2021, ocorrido de 08h00min as 12h00minhs, na presença da professora responsável Marcia da turma do curso de Bacharelado em Educação Física, 3º período 2021.2. 
Este relatório tem como objetivo principal, demonstrar a prática de futebol e os aspectos pedagógicos de aprofundamentos.
O futebol é um esporte muito popular no mundo inteiro e foi criado na Inglaterra, no século XVII e chegou ao Brasil em 1894, trazido por Charles Miller, um jovem filho de ingleses que chegou a São Paulo após realizar seus estudos na Europa. 
Após alguns anos, o futebol teve uma padronização da FIFA, deste modo o futebol é composto por 11 jogadores, é um esporte onde o campo com gramado apresenta 105 metros de comprimento por 68 metros de largura, ao quais as equipes disputam uma partida com o objetivo de marcar o máximo possível de gols.
A prática de atividade física traz uma série de benefícios para as pessoas, melhora o condicionamento físico e causa maior disposição, contribuindo assim para o aumento da qualidade de vida. Entretanto, os esportes coletivos apresentam outras vantagens, tais como, trabalho em equipe, aceitação com as frustações e lidar com as diferenças do cotidiano em alguns casos fortalecem o convívio social.
2. Objetivo
Descrever a aula pratica e como desenvolver na prática o futebol.
. 
3. Desenvolvimento
A aula desenvolvida abordou algumas atividades relacionadas ao futebol, de inicio foi realizado o aquecimento, o aquecimento voltado para o alto rendimento, ambos com intuito de o aluno vivenciar de várias formas o aquecimento com a demonstração dos métodos de maneira prática. Após, foi realizado atividades tais como, passe, drible, chutes, alguns itens foram utilizados, como bolas e fitas para demarcações. Teve ênfase nas principais dificuldades que são encontradas no futebol, como por exemplo, o domínio da bola, também teve ênfase em relação ao escanteio, faltas, lateral e explicações sobre a defesa e o ataque. A professora em pratica explicou os tipos de velocidade, trabalho de resistência, visando à diferença entre idade (jovem e pessoa madura), também explicou sobre as regras iniciais do futebol.
4. Resultados e discursões
A aula foi realizada próxima à faculdade do polo de Teixeira de Freitas, na quadra de esporte, onde a prática do futebol foi compreendido e associado à forma da realização correta da modalidade.
A aula prática realizada favoreceu aos alunos habilidades das realizações das provas do futebol, e proporcionou a familiarização dos acadêmicos com tais modalidades esportivas. Vivenciar a condução da bola e o passe do futebol e reconhecer a importância destes fundamentos e empregá-los no jogo. Reconhecer o valor da cooperação no futebol, tendo em vista a questão da condução da bola e do passe através das atividades, estimulando a competição como forma de cooperação, motivação e não de exclusão.
5. Considerações finais e conhecimentos adquiridos
Podemos concluir que com a aula pratica tivemos conhecimento de como realizar corretamente as regras do futebol, proporcionando assim, o conhecimento prévio dessa modalidade esportiva para maior aprendizagem acadêmica do conteúdo programático da disciplina do futebol.
Desde modo, as aulas práticas possuem grande importância para os alunos de educação física, visto que a pratica elevam o desenvolvimento do ensino, aplicando-se o conhecimento e os fundamentos básicos do futebol de maneira pratica.

Continue navegando