Buscar

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA - Microbiologia Básica e Imunologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE MICROBIOLOGIA BÁSICA E IMUNOLOGIA
Questão 1:  Quais as diferenças entre microbiota transitória e residente?
A microbiota residente são os organismos que estão sempre presentes na superfície do corpo ou no seu interior; a microbiota transitória é constituída por organismos presentes temporariamente e em determinadas condições.
A microbiota residente compreende microrganismos que estão sempre presentes na superfície do corpo humano ou no seu interior. Esses microrganismos são encontrados na pele e na conjuntiva, na boca, no nariz e na garganta, no intestino grosso e nas vias dos sistemas urinário e reprodutor, particularmente próximo às suas aberturas. Em cada uma dessas regiões do corpo, a microbiota residente está adaptada às condições presentes nessas regiões. A boca e a parte inferior do intestino grosso proporcionam condições de calor e umidade e ampla quantidade de nutrientes. As membranas mucosas do nariz, da garganta, da uretra e da vagina também fornecem condições de calor e umidade, embora o suprimento de nutrientes seja menor. A pele fornece uma ampla quantidade de nutrientes, porém é mais fria e menos úmida.
A microbiota transitória é constituída por microrganismos que podem estar presentes em determinadas condições, em qualquer um dos locais onde se encontra a microbiota residente. Esses microrganismos persistem por horas a meses, porém apenas enquanto existirem as condições necessárias. A microbiota transitória aparece nas membranas mucosas quando há disponibilidade de quantidades de nutrientes maiores do que o normal, ou na pele, quando ela está mais quente e mais úmida do que o habitual. Até mesmo patógenos podem constituir parte da microbiota transitória.
Questão 2: Qual a importância da manipulação asséptica para o trabalho em laboratório de microbiologia?
A manipulação asséptica é importante para evitar qualquer tipo de contaminação, por microrganismos que estejam no ambiente, que possam alterar o resultado esperado no decorrer da prática laboratorial. O ambiente de trabalho deve estar o mais livre possível de microrganismos para obter bons resultados.
Questão 3: Quais as formas de se realizar o controle do processo de esterilização?
Para validar o processo de esterilização podem ser utilizados marcadores químicos para avaliar a eficácia de temperatura, tempo e até mesmo qualidade do vapor.
Os indicadores biológicos (bioindicadores) são suspensões-padrão de esporos bacterianos que quando submetidos à esterilização podem validar o processo. Os indicadores (esporos) são colocados em caldos de cultura com açúcar e um marcador colorimétrico de pH, ou seja, em condições adequadas para o seu desenvolvimento. Após o ciclo de esterilização se não houver crescimento, significa que o processo está validado. Entretanto, se houver mudança na cor do meio (devido a alteração do pH), o esporo não foi destruído no ciclo de esterilização, apontando falha no processo.
Questão 4: O meio de cultura MacConkey é um meio seletivo diferencial amplamente utilizado na rotina dos laboratórios de microbiologia. Explique como ele funciona e quais as indicações de uso.
O meio de cultura MacConkey, são tanto seletivos quanto diferenciais. o ágar MacConkey contém cristal violeta e sais biliares, que inibem o crescimento das bactérias gram-positivas, enquanto permite o das bactérias gram-negativas. O ágar MacConkey também contém o açúcar lactose, bem como um indicador de pH que torna as colônias de fermentadores da lactose vermelhas e deixa as colônias de não fermentadores incolores ou translúcidas. Esse método é muito utilizado em diagnósticos de doenças, sendo utilizado para diferenciação de microrganismos. 
Referencial bibliográfico
Black, Jacquelyn G.Microbiologia : fundamentos e perspectivas / Jacquelyn G. Black, Laura J. Black; revisão técnica Roberto Lima; tradução Patricia Lydie . - 10. ed. - Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2021.
Microbiologia Básica e Imunologia. Apostila. Farmácia. Profª Dra. Sheila Alexandra Belini Nishiyama; Profª Ma. Fernanda Gomes Lodi.

Continue navegando