Buscar

SEMANA 4

Prévia do material em texto

SEMANA 4
HABEMUS EXERCICIUS:
# 1 ) Compras e vendas com ICMS "normal", substituição tributária, com IPI, sem IPI, despesas, apurações da DRE e BP.
# 2 ) Análises e comparações para olhar, analisar e "ver" diferenças nos resultados em razão das modalidades de tributações.
# 3 ) Contabilizações pelos regimes do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) Lucro Presumido, e/ou IRPJ Lucro Real. Então haverá cálculos para IRPJ-LP com PIS e Cofins como cumulativos; e/ou IRPJ-L.Real com PIS e Cofins não cumulativos.
# 4) A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), quando a opção for pelo Lucro Real não entram no conceito de não cumulatividade, até porque suas tributações são sobre o Lucro Fiscal.
Lucro Fiscal é o apurado no Livro de Apuração do Lucro Real, também conhecido por L.A.LU.R. No LALUR se transcreve o Lucro Contábil (oriundo da DRE) e se adicionam e se subtraem os valores que ajustem o lucro a ser tributado pela CSLL e pelo IRPJ, segundo a visão da S.R.F. (Secretaria da Receita Federal)
Não percam, serão momentos inesquecíveis.
... and hope you have fun!
Parte I - compras e vendas SÓMENTE com ICMS:
Parte I - Mês 1, compras SOMENTE com ICMS
Parte I - Mês 2, compras e vendas SOMENTE com ICMS
Parte I - Mês 3, compras e vendas SOMENTE com ICMS
.
Parte II - opção pelo Regime do IRPJ - Lucro Presumido:
Parte II - Mês 1, compras c/ICMS. O PIS e a Cofins cumulativos
Parte II - Mês 2, compras e vendas c/ICMS. O PIS e a Cofins cumulativos
Parte II - Mês 3, compras e vendas c/ICMS. O PIS e a Cofins cumulativos
.
Parte III - opção pelo Regime do IRPJ - Lucro Real:
Parte III - Mês 1, compras c/ICMS. O PIS e a Cofins não cumulativos
Parte III - Mês 2, compras e vendas c/ICMS. O PIS e a Cofins não cumulativos
Parte III - Mês 3, compras e vendas c/ICMS. O PIS e a Cofins não cumulativos
Informações e reflexões
Segundo informações na imprensa, 06/09/2011, o governo está, via lei no Congresso, concedendo isenções nos tributos PIS e Cofins na cadeias produtivas e comerciais dos "tablets". 
#1 - A par de ser política econômica para popularizar o produto, interessa-nos pensar como essas isenções, quer estejam nas modalidades cumulativa ou não cumulativa poderiam "suavizar" o preço de venda no varejo.
# 2 - Bem, mas estamos no Brasil, e "coisas" estranhas aqui acontecem, mesmo à contramão de leis econômicas, e nem sempre reduções de tributos "chegam" no varejo. Comerciante "embolsa" a economia, aumentando seu (dele) lucro.
Pode ser noticia antiga, requentada para os mal intencionados, mas para a Ciência Econômica, sempre atual:
Portal globo.com de 08/09/2011, anuncia cortes tributos para empresas nos EUA para criação de postos de trabalho. (grifo meu)
"Projeto prevê tributos menores para pequenas empresas que contratarem. Plano apresentado pelo presidente precisa ser aprovado pelo Congresso
Do G1, em São Paulo
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta quinta-feira (8), um plano para criação de empregos que prevê a redução de impostos para as pequenas empresas que contratarem. Em discurso no Congresso, ele afirmou que as pequenas empresas que abrirem vagas terão redução de impostos.
"Todos aqui sabem que é nas pequenas empresas que os os empregos começam. Então para todos os que falam em criar empregos, esse plano é para você. As pequenas empresas terão redução de impostos para quem contratar", disse o presidente. "O propósito é colocar mais pessoas de volta ao trabalho, e mais dinheiro no bolso dos trabalhadores". (...) "
# 1 - Não é a primeira vez de isto acontece. Aliás um dos fundamentos do plano do Pres. Roosevelt para enfrentar a crise de1929 (crack da NYSE) foi também redução nos tributos - aquela época para pessoas jurídicas e físicas. Lá se tratam das políticas econômicas com a Ciência Econômica, enquanto em outros países...
# 2 - Bem, em alguns outros países ainda se preocupam em "inventar leis econômicas", que chamam de economia heterodoxia. Não deve ser boa "coisa", afinal não se tem notícia de nenhum ganhador do Premio Nobel de Economia para esses pensadores.
# 3 - Mas como disse um historiador: "assim caminha a humanidade", e a gente vai levando...
# 4 - Reflitam, pois (muito) provavelmente esses acontecimentos farão parte de suas vidas profissionais.

Continue navegando