Buscar

avaliação final Desenho e expressão plástica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova final. Desenho e Expressão Plástica 
Gabarito
Parte superior do formulário
Tentativa 1
Entregue em: 19/06/2022 17:11
Fundamentos da linguagem visual, os elementos constitutivos da comunicação visual, em suas múltiplas combinações, determinam a estrutura da obra visual e a compreensão essencial daquilo que vemos. São considerados componentes visuais básicos
pintura, escultura, desenho, gravura, fotografia, arte-mídia, cinema, vídeo, colagem e arquitetura.
volume, espaço, tempo, materiais, som, ação, roteiro, luz e sombra, planos e ângulos.
ponto, linha, forma, cor, textura, composição, luz e sombra, roteiro, som e movimento
ponto, linha, forma, cor, textura, e movimento.
todas as alternativas estão corretas.
É também um instrumento nos sistemas de notação, como, por exemplo, a escrita. A escrita, a criação de mapas, os símbolos elétricos e a música são exemplos de sistemas simbólicos nos quais a linha é o elemento mais importante. Na arte, porém, é o elemento essencial do desenho, um sistema de notação que, simbolicamente, não representa outra coisa, mas captura a informação visual e a reduz a um estado em que toda informação visual supérflua é eliminada, e apenas o essencial permanece. Essa sobriedade tem um efeito extraordinário em desenhos ou pontas-secas, xilogravuras, águas-fortes e litografias. (DONDIS, 1973, p. 40) A qual elemento a autora se refere?
Linha
Ponto
Forma
Cor
Movimento
(FUNCERN /2014) Ao analisar os trabalhos dos artistas Ron Mueck, Alexander Calder, Maurits Escher e Pierre Bonnard, observamos, na obra de cada um deles, notória predileção pelos respectivos elementos constitutivos das artes visuais: 
dimensão, textura, cor e linha.
escala, movimento, linha e cor. 
forma, perspectiva, plano e tom.
textura, movimento, ponto e linha.
todas as alternativas estão corretas.
“Com base em madeira, sua ponta são feita de metal de diferentes tamanhos e formatos. Quando se faz sua emersão em um pote, uma pequena quantidade de tinta fica armazenada. Ao se aplicar pressão sobre uma superfície, a tinta escorre para a ponta. A força aplicada nessa pressão é que determina a largura da espessura da linha.” (Richardson Santos) De que material se refere a citação acima.
Bico de pena
Pincel
Lápis de cor
Lápis grafite integra
Aquarela
 (UNC/2015) A cor não tem existência material. Ela é uma informação visual, uma sensação provocada pela ação da luz sobre o órgão da visão e decodificada pelo cérebro. A visão é o dom precioso que faz a ligação entre o mundo interior do homem e o mundo exterior que o rodeia, graças à luz, que traz para ele as cores do universo. “As cores são ações e paixões da luz”, disse o escritor (e estudioso de cores) Goethe. “A cor é tecla; o olho é o martelo; a alma, o piano de inúmeras cordas”; assim comparava a cor a um instrumento o artista Kandinsky. A respeito da teoria das cores é incorreto assinalar: 
A partir do arco-íris de Newton, que compõe a luz branca, o cientista Thomas Young definiu as três cores básicas da síntese aditiva: vermelho, verde e azul. Essas três cores-luz primárias, somadas, produzem o branco.
Cada pigmento absorve, reflete ou refrata a luz inci⁸dente. Assim, por exemplo, uma superfície que vemos como vermelha é o resultado da absorção de todos os comprimentos de onda, exceto os correspondentes aos do vermelho.
Matiz é a característica que define e distingue uma cor. Azul, vermelho e amarelo são matizes. Quando misturamos, azul e amarelo, criamos outro matiz: roxo. Em resumo, as cores primárias são matizes, assim como as secundárias e terciárias. A mistura de matizes dá origem a outro matiz.
Tom refere-se à maior ou menor quantidade de luz presente na cor. Ao adicionarmos preto a um matiz, ele fica gradualmente mais escuro. Essa graduação é conhecida como escala tonal. Acrescentando branco a um matiz, obtemos escalas tonais mais claras.
Intensidade tem a ver com o brilho da cor. Um matiz de intensidade alta é vívida, brilhante, como o amarelo. Um matiz de intensidade baixa é mais apagada, como as cores pastéis.
(Dom Pedro II/2014) Os desenhos podem ser simétricos ou assimétricos. No que se refere à definição de um desenho simétrico, assinale com um X a única alternativa INCORRETA:
São desenhos que mantêm combinações e proporções irregulares.
São desenhos cuja harmonia e proporcionalidade entre os lados do objeto representado se correspondem.
São desenhos que mantêm correspondência entre formas e medidas em relação a um eixo.
São desenhos que apresentam formas e proporções regulares.
todas as alternativas estão erradas.
(FCC/2007) As cores agem sobre as pessoas, proporcionando várias sensações que vão desde o bem estar até a apatia. Assim, é INCORRETO afirmar que cores.
quentes e escuras, de cima, produzem sensação de término e de baixo, segurança e firmeza.
frias e claras, de cima, produzem sensação de relaxamento e de baixo, quando lisas, estimulam a caminhar.
frias e escuras, de cima, ameaçadoras e da lateral sensação de frio e tristeza.
quentes e claras, de cima, estimulam o trabalho e de baixo têm efeito de peso e atração para a profundidade.
brancas transmitem sensação de pureza absoluta, da limpeza e da ordem.
O que significa o termo "Desenho de Observação"? Escolha uma alternativa:
Representação gráfica não figurativa que tem como motivo de referência, formas orgânicas (formas da natureza) e geométricas (composição com linhas, planos e ou sólidos geométricos).
É a representação, na maioria das vezes figurativa, a partir da observação de um modelo se propondo a transferir para o papel de desenho sua forma, textura, iluminação, cor, etc.,  algumas vezes com auxílio de instrumentos de mensuração visual a distância ou medidas e cálculos mentais, sempre por meio da observação direta.  
Representação gráfica que se espelha na forma de elementos da realidade visualizada anteriormente.
Apresenta configuração original. Pode ser obra da pura imaginação, abstração ou o resultado da combinação de outras formas já existentes, inspiradas nos elementos da realidade.
Todas as alternativas estão corretas.
 Sobre a COR, podemos afirmar que: I- A cor-luz pode ser observada através dos raios luminosos. Na luz branca estão presentes todas as cores, portanto, somando todas as cores produz-se o branco, que é a luz pura. A ausência da luz é o preto. II- A cor pigmento é a percebida através de substâncias corantes na presença da luz. No escuro não conseguimos observar essas cores. Os pigmentos podem ser naturais ou químicos. As cores pigmento primárias (azul, vermelho e verde) também são chamadas de cores puras, pois não se formam pela mistura de outras cores, mas é a partir delas que todas as cores são formadas. III- Monocromia é a harmonia obtida através da adição gradativa de branco ou preto a uma única cor. IV- A cor complementar de uma cor é a sua oposta no disco cromático, a complementar de uma cor primária é a que resulta da mistura das outras duas cores primárias.  Estão corretas as afirmativas:
I e II
I, III e IV
II, III e IV
I, II e IV
III e IV
Sobre o conceito de desenho análise as assertivas  abaixo:   I.               Desenho é uma forma de manifestação da arte, o artista transfere para o papel imagens e criações da sua imaginação. II.             É basicamente uma composição bidimensional (algo que tem duas dimensões) constituída por linhas, pontos e formas. III.           O desenho é utilizado nos mais diversos segmentos profissionais, tornando a arte diversificada a diferentes contextos. IV.            Desenho é a representação de seres, objetos etc. feita sobre uma superfície, por meios gráficos, com instrumentos apropriados.     Escolha a alternativa correta:
As alternativas II, III e IV estão corretas.  
As alternativas I, III, IV e estão corretas.
As alternativas I, II, e IV estão corretas.
As alternativas I, II e III estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.
Parte inferior do formulário
FECHAR

Continue navegando