Buscar

DIVERSIDADE ETNICO E RACIAL DE GENERO PROVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

DIVERSIDADE ETNICO E RACIAL DE GENERO
O Iluminismo (ou Era da Razão) configurou revolução intelectual que se efetivou no continente europeu, particularmente na França, durante o século XVIII. Sobre o Iluminismo podemos afirmar, exceto:
 A) Esse movimento representou o auge das transformações culturais iniciadas no século XIV pelo movimento renascentista, e colocou em destaque os valores da burguesia, favorecendo o aumento dessa camada social.
B) O Iluminismo procurava uma explicação por meio da emoção para todos os acontecimentos; rompendo, assim, com as formas de pensar que até o momento eram aceitas.
C) Alguns princípios podem ser destacados como norteadores da sociedade à época, quais sejam: a busca da felicidade; a garantia dos direitos, da liberdade individual e da livre posse de bens pelo governo.
D) Alguns princípios podem ser destacados como norteadores da sociedade à época, quais sejam: a busca da felicidade, a tolerância para a expressão de ideias; e a igualdade perante a lei.
A Constituição alemã de Weimer, de 1919, surgiu como fruto da Primeira Guerra Mundial. O Estado Democrático Social, cujos parâmetros já haviam sido delineados pela Constituição mexicana de 1917, adquiriu com a Constituição alemã uma melhor estruturação. E, tal como a Constituição do México, na Constituição Alemã, quais direitos ganharam o status de direitos fundamentais?
A) a) Administrativo e Penal.
B) b) Previdenciário e Militar.
C) c) Trabalhista e Previdenciário.
D) d) Penal e Constitucional.
Parte superior do formulário
Acerca do tópico “Direitos humanos, cidadania e democracia”, marque a alternativa que não representa ideias corretas em relação ao tema:
 A) a) Foi no período anterior à primeira guerra mundial que surgiu o Direito Internacional dos Direitos Humanos, como uma tentativa de situar os direitos fundamentais na base da ordem internacional contemporânea.
 B) b) O sistema internacional de proteção dos direitos humanos dialoga com os sistemas nacionais para a garantia e o respeito aos direitos e às liberdades fundamentais dos indivíduos. Todavia, se o Estado se torna negligente frente ao compromisso de promoção dos Direitos Humanos, o sistema internacional possui legitimidade para cobrar desses Estados.
 C) c) O processo de internacionalização dos direitos humanos desencadeia a democratização do cenário internacional, uma vez que surge a sociedade civil internacional, composta por organizações não governamentais e por indivíduos, que passam a poder acionar órgãos internacionais em casos de violação dos direitos humanos.
D) d) As declarações francesas de 1789 e americana de 1776, no início da idade contemporânea, trazem a ideia de cidadania apoiada em um discurso liberal, em que os direitos fundamentais se relacionavam à ideia de liberdade, segurança e propriedade.
Parte superior do formulário
Em relação ao tema do tópico “Características dos direitos humanos e sua relação com o espaço escolar”, assinale a alternativa incorreta sobre o tema proposto:
A) a) Direitos humanos é uma expressão que abrange diversas concepções e abordagens em torno de um conjunto de direitos que fazem parte da própria natureza humana e da dignidade a ela inerente.
B) b) Os direitos humanos podem ser definidos como um conjunto de instituições que concretizam, em cada tempo histórico, as necessidades sociais relacionadas à sua dignidade.
C) c) Após o reconhecimento dos direitos humanos e sua consequente positivação em algumas regulamentações, como a Declaração Universal dos Direitos do Homem, e expansão ao longo dos anos, passou a não haver mais necessidade de constante observância dos dispositivos postos, que visavam o respeito e a garantia de proteção a todos em suas diversidades.
D) d) A educação é certamente um dos instrumentos mais poderosos de consolidação dos direitos humanos. Como prática social, a educação em direitos humanos constituise em política transformadora da sociedade e do homem, trazendo em si a possibilidade de superação de fenômenos como a pobreza, a violência, a desigualdade e a exclusão social.
Parte inferior do formulário
s respostas educativas que têm sido dadas ao multiculturalismo têm variado ao longo dos anos, de país para país, de escola para escola e, mesmo, de professor para professor, influenciadas por concepções ideológicas, teóricas e contextuais diversas. No que se refere a Educação nas Respostas ao Multiculturalismo não é correto afirmar que:
A) a) Adeptos de algumas correntes, perante o multiculturalismo, põem em prática uma educação que se confina à aceitação passiva da diferença, nada fazendo no sentido de a fazer interagir.
B) b) Das críticas a essa educação multicultural, por não resolver os problemas decorrentes da diferença e que se traduzem em fenômenos de racismo e atitudes xenófobas da responsabilidade dos grupos das culturas majoritárias, há quem defenda uma educação antirracista, que tem como objetivo principal combater os estereótipos, preconceitos e outras atitudes geradoras de marginalização racial.
C) c) Perspectivas que consideram ser empobrecedor, para cada uma e para todas as culturas, isolá-las, impedindo interações e confrontos entre diferentes histórias, vivências e valores, apostam no enriquecimento mútuo proveniente de uma convivialidade refletida.
D) d) É sabido que o reconhecimento pela escola (e na escola) de diferentes manifestações e comportamentos culturais tem repercussões ao nível das autoestimas dos elementos dos grupos maioritários, gerando desconfiança e disposição para a aquisição de outros saberes.
Acerca do assunto relacionado ao tópico “Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos”, marque a única alternativa que incorre em erro na afirmação que traz sobre o tema:
A) a) No Brasil, em 1996, foi instituído o Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH I, com o objetivo de identificar os principais obstáculos à promoção e defesa dos direitos humanos, promovendo o planejamento de políticas para a efetivação dos atos internacionais sobre direitos humanos.
 B) b) O enfoque da educação em direitos humanos não é interdisciplinar, ou seja, fica restrito a reprodução de conteúdos curriculares pré-estabelecidos.
 C) c) A educação é decisiva para a promoção dos direitos humanos ao motivar um processo emancipatório, que busque instrumentalizar os educandos para exercer os direitos que lhe são assegurados pelos instrumentos jurídicos.
D) d) O papel da educação em direitos humanos é criar condições de conhecimento e transformação da consciência sobre o contexto sócio-histórico e cultural em que os indivíduos se inserem, criando condições de questionamento crítico e transformação social por meio do processo educativo reflexivo.
Em relação a alguns dos grandes fatos ocorridos na Idade Moderna, que são a Revolução Gloriosa, a Declaração de Virgínea, a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa, julgue as afirmações a seguir como Falsas (F) ou Verdadeiras (V) e assinale a alternativa correspondente: ( ) A “Revolução Gloriosa” é o nome dado ao movimento que ocorreu na Inglaterra entre os anos de 1688 e 1689, marcado pela destituição do Rei Jaime II. Ficou conhecida como a “Revolução sem sangue” devido à forma pacífica como ocorreu. ( ) Declaração de Direitos de Virgínia foi elaborada para proclamar os direitos naturais e positivados inerentes ao ser humano, dentre os quais, o direito de se rebelar contra um governo inadequado. ( ) A independência dos Estados Unidos iniciou com a revolta dos norte-americanos mediante a decisão da França de aumentar os impostos e criar taxas que retiravam a liberdade comercial dos americanos. Para isso, criaram a Lei do Café, Lei do Selo e a Lei do Milho. Todas essas leis tinham em comum a imposição de que esses produtos viessem da França, restringindo assim o desenvolvimento comercial dos EUA nesses setores. ( ) A Revolução Francesa ocorreu no final do século XII e foi o marco da transição da Idade Média para a Idade Moderna. A Revolução foi muito importante porque foi uma revolução feita pela Burguesia com a ajudado Clero, que conseguiu afastar a nobreza e ainda ser vitoriosa.
 A) a) V, V, F, V
B) b) F, F, V, F
 C) c) V, V, F, F
D) d) F, V, V, V
Parte superior do formulário
O Conselho de Segurança é o órgão da ONU responsável pela paz e segurança internacionais, que toma decisões como a intervenção (ou não) militar em um país em guerra, autoriza operações de países em outros que estejam em conflito ou mesmo a execução de políticas. Acerca de outras funções do Conselho de Segurança da ONU, assinale a alterativa incorreta:
A) O Conselho de Segurança é o órgão da ONU responsável pela paz e segurança internacionais, que toma decisões como a intervenção (ou não) militar em um país em guerra, autoriza operações de países em outros que estejam em conflito ou mesmo a execução de políticas. Acerca de outras funções do Conselho de Segurança da ONU, assinale a alterativa incorreta:
B) b) Investigar toda situação que possa vir a se transformar em um conflito internacional;
C) c) Obrigar os países membros a aplicarem sanções econômicas e outras medidas para impedir qualquer agressão;
 D) d) Elaborar planos de regulamentação de armamentos.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a que não faz parte dos Artigos da Declaração Universal Dos Direitos Humanos:
A) a) Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
B) b) Ninguém será submetido à tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.
C) c) Ninguém pode ser arbitrariamente preso, detido ou exilado.
 D) d) Toda a pessoa pode ter direito ao repouso e aos lazeres, mas não pode questionar a duração do trabalho nem se terá férias periódicas pagas ou não.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário