Buscar

SEMANA 2 - Direito do trabalho I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SEMANA 2
Questão discursiva:
1- Bruna, cozinheira, trabalha pessoalmente em um bar localizado no Posto de
combustíveis na cidade de Petrolina, três vezes por semana cozinhando salgados. O dono do Posto de combustíveis pactuou que Bruna receberia o valor de R$ 50,00 (cinquenta) reais por dia de trabalho e que o horário em que ela estaria prestando serviços seria das 8:00h às 12:00h. O tomador de serviços dá as diretrizes do trabalho prestado por Bruna que cumpre as ordens e executa o serviço. Analisando o caso concreto apresentado, responda aos questionamentos abaixo;
 a) Existe entre as partes relação de emprego? Quais os requisitos necessários para a configuração da relação de emprego? Fundamente.
Resposta: Existe sim relação de emprego entre as partes, pois a relação de emprego se configura como uma relação formal de trabalho (típico) que define obrigações de um empregado perante seu empregador de maneira subordinada. É a relação de emprego em si determina a prestação dos devidos serviços dando em troca uma remuneração ao trabalhador. Os requisitos necessários para a configuração da relação de emprego são:
Trabalho por pessoa física: é a prestação de trabalho de uma pessoa física a um tomador qualquer. 
Pessoalidade: é uma prestação efetuada com pessoalidade pelo trabalhador. É uma relação jurídica pactuada, formulada entre as parte. Significa que o prestador de serviços não poderá ser substituído por outro durante o período de concretização dos serviços pactuados.
Onerosidade: empregado é um trabalhador assalariado, portanto, alguém que, pelo serviço que presta, recebe uma retribuição.
Não eventualidade ou continuidade: é aquele que atende às necessidades normais, constantes e uniformes de uma empresa.Nesse tipo de relação empregatícia é necessário que o trabalho prestado tenha caráter de permanência, mesmo que seja por um curto período de tempo determinado, não sendo um trabalho esporádico (eventual).
Subordinação: consiste na situação jurídica do contrato de trabalho pela qual o empregado se compromete em acolher o poder de direção no modo de realização de prestação de serviços.
No caso acima, podemos ver que está presente todos estes requisitos. Bruna é pessoa física, que trabalha pessoalmente no Posto de combustíveis na Cidade de Petrolina, trabalha três vezes por semana (configurando não eventualidade, pois possui um caráter de permanência), recebe 50 reais por dia (onerosidade) e subordina-se as diretrizes e ordens do trabalho. 
 b) Qual o princípio do direito do trabalho estaria presente nesta situação concreta apresentada?
Resposta: Princípio da continuidade da relação de emprego.
Múltipla Escolha:
1- (CESPE) A relação de trabalho autônomo se diferencia da relação de emprego
basicamente pela presença, no tocante à relação de emprego, do requisito da:
a) prestação de trabalho por pessoa física;
b) prestação de trabalho por pessoa jurídica;
c)autonomia na prestação de serviços;
d)subordinação na prestação de serviços;
e) onerosidade;

Continue navegando