Buscar

Estudo de caso equilibrio ph sanguineo e ph intracelular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de caso Bioquímica – ph sanguíneo e ph intracelular 
O corpo humano é realmente uma máquina incrível e muito complexa em relação a sua funcionalidade e homeostase. Tudo precisa estar em constante equilíbrio. Tanto em relação ao crescimento e desenvolvimento quanto em relação ao equilíbrio (ph) ácido-base dos meios intracelular, extracelular e sanguíneo.
Um dos principais mecanismos de equilíbrio do sangue humano consiste no sistema tampão de bicarbonato, responsável por manter a acidez do sangue humano com ph levemente básico (entre 7,35 e 7,45), sendo que o sangue venoso é mais ácido em relação ao sangue arterial por conta da maior concentração de CO2.
O sistema tampão de bicarbonato é constituído pelo bicarbonato (HCO-3) e pelo ácido carbônico (H2CO3) que possuem características especiais em meio aquoso. O ácido carbônico é bastante fraco e sua dissociação em íons de hidrogênio e íons de bicarbonato é mínima em comparação com outros ácidos. Quando um ácido é adicionado ao sangue, o bicarbonato do tampão reage, se dissocia em CO 2 e água e é eliminado nos pulmões.
Existem algumas condições de variações muito grandes de ph refletem distúrbios metabólicos como acidose, alcalose, cetoacidose e não podem ser controlados pelo sistema tampão. 
Já no caso de alteração no Ph intracelular, esta regulação é feita pelo tampão de fosfato. Pois a concentração dos fosfatos 1 e 2 nesse meio é muito grande, o que aumenta o poder tamponante. Neste caso H2PO-4, se dissocia para gerar H+ e a base conjugada HPO-2. Com isso o ph do meio intracelular torna- se ligeiramente ácido. A base conjugada HPO4-2 tende a associar-se aos prótons gerados, anulando a redução do PH.
 
Um dos principais exemplos de atuação do tampão fosfato é o que ocorre nos túbulos renais, onde o ph do filtrado renal é levemente mais ácido que do líquido extracelular, além de seus íons estarem em grande concentração. O efeito tampão presente equilibra o ph deslocando no sentido da reação que neutraliza a ação.

Continue navegando