Logo Passei Direto
Buscar

AE 02 - TEOLOGIA SISTEMÁTICA II - COMPLETA - GABARITO - Unicesumar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A doutrina da justificação pela graça mediante a fé é o ponto capital no qual se fundamenta a fé cristã e, consequentemente, a nossa relação com Deus. (Veja-se: CALVINO, J. As Institutas. III.11.1. Turretini diz que ela é “a principal plataforma da religião cristã” (TURRETINI, 2011, v. 2, p. 757). “A doutrina da justificação pela graça é o âmago da fé cristã” (FERREIRA; MYATT, 2007, p. 812). “... é a própria estrutura e o pilar do cristianismo. Um erro sobre a justificação é algo perigoso, como um defeito em uma fundação. COSTA, Hermisten Maia Pereira da. Teologia Sistemática II. Reimpressão Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Analise as afirmacoes a seguir: Assinale a alternativa correta:
I – É o Cristo ressuscitado quem nos justifica pela sua obra sacrificial.
II – A fé em Cristo como Filho de Deus é baseada na justificação, o que nos dignifica à salvação.
III – Os seres humanos podem se considerar justos diante de Deus haja vista sua natureza santificada.
IV – A doutrina da justificação está fundamentada em Cristo, que injustamente recebe os castigos de nossos pecados em nosso lugar.
I e II, apenas.
I e IV apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV, apenas.

Uma outra definição, como a de Van Pelt, com pequenas variações, é geralmente usada: “um termo rabínico significando a divina voz, audível ao homem e desacompanhada de uma visível manifestação da divindade” (PELT. In: BROMILEY, 1980, v. 1, p. 438-439). Ao que parece, esse “eco” tendeu a ser explorado como um meio de se decidir em questões de difícil interpretação da Lei; daí a insistência do Rabino Josué (c. 100 AD) em enfatizar a supremacia da Lei escrita, sendo essa questão debatida entre as escolas de Shammai e Hillel. (Veja BETZ/. In: KITTEL; FRIEDRICH, 1982 (Reprinted), v. 9, p. 288-290; PELT. In: BROMILEY, 1980, v. 1, p. 439a; HELMBOLD. In: TENNEY, 1982, v. 1, p. 492. No Talmude as referências à “Bath Kol” são inúmeras COSTA, Hermisten Maia Pereira da. Teologia Sistemática II. Reimpressão Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Analise as afirmações a seguir: Assinale a alternativa correta:
I – No período entre os dois testamentos, a maioria judaica acreditava em um abandono do Espírito Santo causada pelo pecado das pessoas.
II – A união de gentios e judeus se dá através da diáspora, isso pela ação do Espírito no tempo do Novo Testamento.
III – O judaísmo do período interbíblico entendia que possuir o Espírito de Deus era uma marca dos profetas genuínos.
IV – O judaísmo no Antigo Testamento não acreditava em uma ação do Espírito de Deus através de alguém.
I apenas.
I e III, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III apenas.

A Cristologia consiste na compreensão da Igreja a respeito da Pessoa e Obra de Cristo. Na Eclesiologia, deparamo-nos com o estudo concernente ao Corpo de Cristo, do qual somos parte integrante. Na Teologia Reformada, essa compreensão – Cristológica e Eclesiológica – é buscada na Palavra de Deus em submissão ao Espírito, considerando, também, as contribuições formuladas pela igreja ao longo da história. COSTA, Hermisten Maia Pereira da. Teologia Sistemática II. Reimpressão Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Analise as asserções a seguir e a relação entre elas: Assinale a alternativa correta:
I – A compreensão reformada da cristologia consiste na atribuição esforçada a Jesus daqueles valores que acreditamos serem pertencentes a Ele.
II – Essa percepção cristológica da confissão reformada não está baseada em qualquer tipo de reconhecimento, aceitação incondicional da reivindicação de Cristo.
A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
As asserções I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
A asserção I é falsa e II é verdadeira.
As asserções I e II são falsas.

O Espírito Santo não é Deus como tal; pois Deus não é só Espírito Santo, mas também Pai e Filho. ‘O Espírito Santo’ designa esta distinção em virtude da qual Deus se relaciona com o Pai e com o Filho e é enviado por eles para cumprir a obra de renovar os ímpios e santificar a igreja. STONG, Augustus Hopkins. Teologia Sistemática. São Paulo: Hagnos, 2003, p.496.
A respeito da procedência do Espírito Santo, com base no seu aprendizado no material da disciplina, analise as afirmações a seguir: Assinale a alternativa correta:
I – O Espírito Santo também é chamado de Espírito do Pai, ou Espírito do Filho.
II – A procedência do Espírito não condiciona sua posição a inferioridade das outras pessoas da Trindade.
III – Teologicamente falando, o Espírito Santo é uma criação de Deus.
IV – O Pai gerou o Espírito e o Filho desde a eternidade.
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III apenas.
IV apenas.

O Antigo Testamento emprega a palavra rüah para “espírito”, sendo traduzida por “vento”, “espírito”, “alento”, “hálito”, “sopro” etc. A ideia básica é de “ar em movimento” (Gn 2:7; Ex 10:13; Ex 10:19; Ex 14:21; Dt 32:11; Jó 1:19; Is 7:2) (PAYNE. In: HARRIS, 1981, v. 2, p. 836a.). Entretanto, “não é tanto o movimento por si que desperta a atenção, mas sim a energia que semelhante movimento manifesta”. (KAMLAH. et al. In: BROWN, 1981-1983, v. 2, p. 124. “O pensamento implícito em rûah é que a ‘respiração’, com o movimento do ar que ela acarreta, é a expressão externa da força vital inerente em todo o comportamento humano” (Idem, Ibidem, p. 124). Por outro lado, recorrendo à figura do vento, podemos dizer que: COSTA, Hermisten Maia Pereira da. Teologia Sistemática II. Reimpressão Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Analise as asserções a seguir e a relação entre elas: Assinale a alternativa correta:
I – No Antigo Testamento temos maior evidência na ação do Espírito, Sua natureza, contudo, não é detalhada.
II – O Espírito passa ser divino a partir de sua evidência no batismo de Jesus em forma de pomba e definitivamente em sua manifestação na festa de Pentecostes através dos discípulos.
A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
As asserções I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
A asserção I é falsa e II é verdadeira.
As asserções I e II são falsas.

Na idade média, afim de construir a nova basílica de São Pedro em Roma, o então Papa Leão X permitiu a venda de indulgências para financiar aquela obra. Esta indulgência prometia perdão de pecados a quem tivesse tal documento, esta prática tornou-se tão abusiva a ponto de prometer perdão de pecados de entes queridos presos no purgatório. Martinho Lutero na mesma época publicou “um sermão sobre a indulgência e a graça”, ato que veio a resumir as 95 teses e culminar na reforma protestante. Em nossos dias, a prática de “lotear o céu” voltou a moda, de maneira que alguns pastores do meio evangélico passaram a se valer de elemento similares para financiamento próprio, este fato recente torna cada vez mais importante entender a doutrina da salvação.
A respeito da doutrina da salvação, observe estas afirmações: Assinale a alternativa correta:
I – O ser humano precisa demonstrar que merece ser salvo através de boas obras.
II – A justificação da humanidade se dá mediante a fé em Cristo Jesus.
III – A fé genuína pressupõe abandonar a crença de que qualquer obra produzida por nós, produz salvação.
IV – A salvação da humanidade se dá mediante sacrifícios de ofertas e primícias realizadas apenas em favor dos vivos.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.

As exposições concernentes à Trindade estão relacionadas à compreensão equivocada da Pessoa de Cristo e do Espírito Santo. O desenvolvimento da compreensão Cristológica, por parte da igreja, foi determinante na evolução da teologia do Espírito Santo e esta contribui para aquela de forma retroalimentadora. (A duas declarações seguintes refletem ao assunto: “É verdade que as controvérsias cristológicas que remontam ao ano 360 não são no fundo mais do que uma consequência lógica das discussões sobre a fé trinitária” (STUDER. In: BERARDINO, 2002, p. 1389). COSTA, Hermisten Maia Pereira da. Teologia Sistemática II. Reimpressão Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Analise as afirmações a seguir: Assinale a alternativa correta:
I – Segundo Ário, o Filho foi criado primeiro pelo Pai e o Espírito Santo, por sua vez, foi criado por meio de Jesus pelo Pai.
II – Os concílios de Nicéia e Constantinopla declaram nitidamente que o Espírito é Deus.
III – O Credo Niceno aponta a procedência do Espírito Santo tendo origem no Pai e Filho.
IV – Ario afirmou diante de Eusébio de Nicomédia que a causa de sua perseguição era seu credo em um Filho de Deus que tem início e um Deus pai sem qualquer início.
I, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
III e IV, apenas.

A nossa palavra “Igreja” é uma tradução do grego ekklesia, que, no grego antigo, significava uma assembleia de cidadãos convocados pelo pregoeiro; a assembleia legislativa (At 19:32; At 19:39; At 19:41). A palavra ekklesia é formada por duas outras: ek (“fora de”) e kalew (“chamar”, “convocar”), significando: “chamar para fora”. COSTA, Hermisten Maia Pereira da. Teologia Sistemática II. Reimpressão Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Analise as seguintes afirmações a respeito das significações do termo ekklesia: Assinale a alternativa correta:
I – O termo pode se referir a um conjunto de comunidades locais compostas por crentes em Cristo.
II – Uma das significações possíveis é a reunião daqueles que creem em Cristo em um mesmo lugar específico com a finalidade de culto.
III – A unidade daqueles que professam a fé em Cristo em todo o mundo e que constituem a Igreja do Senhor.
IV – A apresentação de ideias religiosas em um determinado formato com a finalidade de fazer prosélitos.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I e II, apenas.

A história da humanidade está repleta de “conversões”, fruto de uma consciência de seus erros, quer pelas consequências de seus atos, a leitura de um livro, o testemunho de uma pessoa ou uma alegada “revelação”. COSTA, Hermisten Maia Pereira da. Teologia Sistemática II. Reimpressão Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
A respeito da conversão, analise as asserções a seguir e a relação entre elas: Assinale a alternativa correta:
I – A conversão é um ritual exclusivo do cristianismo, segundo a tradição cristã, através dessa ação o ser humano é capaz de encontrar a redenção.
II – A conversão teológica e salvífica pode ser identificada pela mudança de vida evidenciada no abandono juntamente com a transformação da natureza humana através do Espírito Santo.
A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
As asserções I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
A asserção I é falsa e II é verdadeira.
As asserções I e II são falsas.

O fundamento de nossa vocação é a eleição divina gratuita pela qual fomos ordenados para a vida antes que fôssemos nascidos. Desse fato depende nossa vocação, nossa fé, a concretização de nossa salvação” (CALVINO, 1998, (Gl 4:9), p. 128). Veja-se: MURRAY, 2010, p. 82-83). O instrumento ordinário determinado por Deus para este chamado é o Evangelho, o qual compete à Igreja anunciar a todos as pessoas. COSTA, Hermisten Maia Pereira da. Teologia Sistemática II. Reimpressão Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Analise as afirmações a seguir: Assinale a alternativa correta:
I – Deus é quem chama eficazmente os eleitos para a salvação.
II – A eficácia do chamado divino se dá pelo Espírito Santo que nos encoraja a uma vida reta.
III – O chamado à salvação se dá através da ação do ser humano mediante suas boas obras, conforme a motivação de Lutero na Reforma Protestante.
IV – Deus usa o Evangelho como instrumento para chamar os que serão salvos para si.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A doutrina da justificação pela graça mediante a fé é o ponto capital no qual se fundamenta a fé cristã e, consequentemente, a nossa relação com Deus. (Veja-se: CALVINO, J. As Institutas. III.11.1. Turretini diz que ela é “a principal plataforma da religião cristã” (TURRETINI, 2011, v. 2, p. 757). “A doutrina da justificação pela graça é o âmago da fé cristã” (FERREIRA; MYATT, 2007, p. 812). “... é a própria estrutura e o pilar do cristianismo. Um erro sobre a justificação é algo perigoso, como um defeito em uma fundação. COSTA, Hermisten Maia Pereira da. Teologia Sistemática II. Reimpressão Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Analise as afirmacoes a seguir: Assinale a alternativa correta:
I – É o Cristo ressuscitado quem nos justifica pela sua obra sacrificial.
II – A fé em Cristo como Filho de Deus é baseada na justificação, o que nos dignifica à salvação.
III – Os seres humanos podem se considerar justos diante de Deus haja vista sua natureza santificada.
IV – A doutrina da justificação está fundamentada em Cristo, que injustamente recebe os castigos de nossos pecados em nosso lugar.
I e II, apenas.
I e IV apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV, apenas.

Uma outra definição, como a de Van Pelt, com pequenas variações, é geralmente usada: “um termo rabínico significando a divina voz, audível ao homem e desacompanhada de uma visível manifestação da divindade” (PELT. In: BROMILEY, 1980, v. 1, p. 438-439). Ao que parece, esse “eco” tendeu a ser explorado como um meio de se decidir em questões de difícil interpretação da Lei; daí a insistência do Rabino Josué (c. 100 AD) em enfatizar a supremacia da Lei escrita, sendo essa questão debatida entre as escolas de Shammai e Hillel. (Veja BETZ/. In: KITTEL; FRIEDRICH, 1982 (Reprinted), v. 9, p. 288-290; PELT. In: BROMILEY, 1980, v. 1, p. 439a; HELMBOLD. In: TENNEY, 1982, v. 1, p. 492. No Talmude as referências à “Bath Kol” são inúmeras COSTA, Hermisten Maia Pereira da. Teologia Sistemática II. Reimpressão Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Analise as afirmações a seguir: Assinale a alternativa correta:
I – No período entre os dois testamentos, a maioria judaica acreditava em um abandono do Espírito Santo causada pelo pecado das pessoas.
II – A união de gentios e judeus se dá através da diáspora, isso pela ação do Espírito no tempo do Novo Testamento.
III – O judaísmo do período interbíblico entendia que possuir o Espírito de Deus era uma marca dos profetas genuínos.
IV – O judaísmo no Antigo Testamento não acreditava em uma ação do Espírito de Deus através de alguém.
I apenas.
I e III, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III apenas.

A Cristologia consiste na compreensão da Igreja a respeito da Pessoa e Obra de Cristo. Na Eclesiologia, deparamo-nos com o estudo concernente ao Corpo de Cristo, do qual somos parte integrante. Na Teologia Reformada, essa compreensão – Cristológica e Eclesiológica – é buscada na Palavra de Deus em submissão ao Espírito, considerando, também, as contribuições formuladas pela igreja ao longo da história. COSTA, Hermisten Maia Pereira da. Teologia Sistemática II. Reimpressão Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Analise as asserções a seguir e a relação entre elas: Assinale a alternativa correta:
I – A compreensão reformada da cristologia consiste na atribuição esforçada a Jesus daqueles valores que acreditamos serem pertencentes a Ele.
II – Essa percepção cristológica da confissão reformada não está baseada em qualquer tipo de reconhecimento, aceitação incondicional da reivindicação de Cristo.
A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
As asserções I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
A asserção I é falsa e II é verdadeira.
As asserções I e II são falsas.

O Espírito Santo não é Deus como tal; pois Deus não é só Espírito Santo, mas também Pai e Filho. ‘O Espírito Santo’ designa esta distinção em virtude da qual Deus se relaciona com o Pai e com o Filho e é enviado por eles para cumprir a obra de renovar os ímpios e santificar a igreja. STONG, Augustus Hopkins. Teologia Sistemática. São Paulo: Hagnos, 2003, p.496.
A respeito da procedência do Espírito Santo, com base no seu aprendizado no material da disciplina, analise as afirmações a seguir: Assinale a alternativa correta:
I – O Espírito Santo também é chamado de Espírito do Pai, ou Espírito do Filho.
II – A procedência do Espírito não condiciona sua posição a inferioridade das outras pessoas da Trindade.
III – Teologicamente falando, o Espírito Santo é uma criação de Deus.
IV – O Pai gerou o Espírito e o Filho desde a eternidade.
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III apenas.
IV apenas.

O Antigo Testamento emprega a palavra rüah para “espírito”, sendo traduzida por “vento”, “espírito”, “alento”, “hálito”, “sopro” etc. A ideia básica é de “ar em movimento” (Gn 2:7; Ex 10:13; Ex 10:19; Ex 14:21; Dt 32:11; Jó 1:19; Is 7:2) (PAYNE. In: HARRIS, 1981, v. 2, p. 836a.). Entretanto, “não é tanto o movimento por si que desperta a atenção, mas sim a energia que semelhante movimento manifesta”. (KAMLAH. et al. In: BROWN, 1981-1983, v. 2, p. 124. “O pensamento implícito em rûah é que a ‘respiração’, com o movimento do ar que ela acarreta, é a expressão externa da força vital inerente em todo o comportamento humano” (Idem, Ibidem, p. 124). Por outro lado, recorrendo à figura do vento, podemos dizer que: COSTA, Hermisten Maia Pereira da. Teologia Sistemática II. Reimpressão Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Analise as asserções a seguir e a relação entre elas: Assinale a alternativa correta:
I – No Antigo Testamento temos maior evidência na ação do Espírito, Sua natureza, contudo, não é detalhada.
II – O Espírito passa ser divino a partir de sua evidência no batismo de Jesus em forma de pomba e definitivamente em sua manifestação na festa de Pentecostes através dos discípulos.
A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
As asserções I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
A asserção I é falsa e II é verdadeira.
As asserções I e II são falsas.

Na idade média, afim de construir a nova basílica de São Pedro em Roma, o então Papa Leão X permitiu a venda de indulgências para financiar aquela obra. Esta indulgência prometia perdão de pecados a quem tivesse tal documento, esta prática tornou-se tão abusiva a ponto de prometer perdão de pecados de entes queridos presos no purgatório. Martinho Lutero na mesma época publicou “um sermão sobre a indulgência e a graça”, ato que veio a resumir as 95 teses e culminar na reforma protestante. Em nossos dias, a prática de “lotear o céu” voltou a moda, de maneira que alguns pastores do meio evangélico passaram a se valer de elemento similares para financiamento próprio, este fato recente torna cada vez mais importante entender a doutrina da salvação.
A respeito da doutrina da salvação, observe estas afirmações: Assinale a alternativa correta:
I – O ser humano precisa demonstrar que merece ser salvo através de boas obras.
II – A justificação da humanidade se dá mediante a fé em Cristo Jesus.
III – A fé genuína pressupõe abandonar a crença de que qualquer obra produzida por nós, produz salvação.
IV – A salvação da humanidade se dá mediante sacrifícios de ofertas e primícias realizadas apenas em favor dos vivos.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.

As exposições concernentes à Trindade estão relacionadas à compreensão equivocada da Pessoa de Cristo e do Espírito Santo. O desenvolvimento da compreensão Cristológica, por parte da igreja, foi determinante na evolução da teologia do Espírito Santo e esta contribui para aquela de forma retroalimentadora. (A duas declarações seguintes refletem ao assunto: “É verdade que as controvérsias cristológicas que remontam ao ano 360 não são no fundo mais do que uma consequência lógica das discussões sobre a fé trinitária” (STUDER. In: BERARDINO, 2002, p. 1389). COSTA, Hermisten Maia Pereira da. Teologia Sistemática II. Reimpressão Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Analise as afirmações a seguir: Assinale a alternativa correta:
I – Segundo Ário, o Filho foi criado primeiro pelo Pai e o Espírito Santo, por sua vez, foi criado por meio de Jesus pelo Pai.
II – Os concílios de Nicéia e Constantinopla declaram nitidamente que o Espírito é Deus.
III – O Credo Niceno aponta a procedência do Espírito Santo tendo origem no Pai e Filho.
IV – Ario afirmou diante de Eusébio de Nicomédia que a causa de sua perseguição era seu credo em um Filho de Deus que tem início e um Deus pai sem qualquer início.
I, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
III e IV, apenas.

A nossa palavra “Igreja” é uma tradução do grego ekklesia, que, no grego antigo, significava uma assembleia de cidadãos convocados pelo pregoeiro; a assembleia legislativa (At 19:32; At 19:39; At 19:41). A palavra ekklesia é formada por duas outras: ek (“fora de”) e kalew (“chamar”, “convocar”), significando: “chamar para fora”. COSTA, Hermisten Maia Pereira da. Teologia Sistemática II. Reimpressão Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Analise as seguintes afirmações a respeito das significações do termo ekklesia: Assinale a alternativa correta:
I – O termo pode se referir a um conjunto de comunidades locais compostas por crentes em Cristo.
II – Uma das significações possíveis é a reunião daqueles que creem em Cristo em um mesmo lugar específico com a finalidade de culto.
III – A unidade daqueles que professam a fé em Cristo em todo o mundo e que constituem a Igreja do Senhor.
IV – A apresentação de ideias religiosas em um determinado formato com a finalidade de fazer prosélitos.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I e II, apenas.

A história da humanidade está repleta de “conversões”, fruto de uma consciência de seus erros, quer pelas consequências de seus atos, a leitura de um livro, o testemunho de uma pessoa ou uma alegada “revelação”. COSTA, Hermisten Maia Pereira da. Teologia Sistemática II. Reimpressão Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
A respeito da conversão, analise as asserções a seguir e a relação entre elas: Assinale a alternativa correta:
I – A conversão é um ritual exclusivo do cristianismo, segundo a tradição cristã, através dessa ação o ser humano é capaz de encontrar a redenção.
II – A conversão teológica e salvífica pode ser identificada pela mudança de vida evidenciada no abandono juntamente com a transformação da natureza humana através do Espírito Santo.
A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
As asserções I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
A asserção I é falsa e II é verdadeira.
As asserções I e II são falsas.

O fundamento de nossa vocação é a eleição divina gratuita pela qual fomos ordenados para a vida antes que fôssemos nascidos. Desse fato depende nossa vocação, nossa fé, a concretização de nossa salvação” (CALVINO, 1998, (Gl 4:9), p. 128). Veja-se: MURRAY, 2010, p. 82-83). O instrumento ordinário determinado por Deus para este chamado é o Evangelho, o qual compete à Igreja anunciar a todos as pessoas. COSTA, Hermisten Maia Pereira da. Teologia Sistemática II. Reimpressão Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Analise as afirmações a seguir: Assinale a alternativa correta:
I – Deus é quem chama eficazmente os eleitos para a salvação.
II – A eficácia do chamado divino se dá pelo Espírito Santo que nos encoraja a uma vida reta.
III – O chamado à salvação se dá através da ação do ser humano mediante suas boas obras, conforme a motivação de Lutero na Reforma Protestante.
IV – Deus usa o Evangelho como instrumento para chamar os que serão salvos para si.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 2 - TEOL - TEOLOGIA SISTEMÁTICA II - 52/2022
Período:13/06/2022 08:00 a 01/07/2022 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ENCERRADO
Nota máxima:1,50
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 02/07/2022 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:1,50
1ª QUESTÃO
A doutrina da justificação pela graça mediante a fé é o ponto capital no qual se fundamenta a fé cristã e,
consequentemente, a nossa relação com Deus. (Veja-se: CALVINO, J. As Institutas. III.11.1. Turretini diz que
ela é “a principal plataforma da religião cristã” (TURRETINI, 2011, v. 2, p. 757). “A doutrina da justificação pela
graça é o âmago da fé cristã” (FERREIRA; MYATT, 2007, p. 812). “
. . .
é a própria estrutura e o pilar do cristianismo. Um erro sobre a justificação é algo perigoso, como um defeito
em uma fundação.
COSTA, Hermisten Maia Pereira da. Teologia Sistemática II. Reimpressão Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
 
Analise as afirmações a seguir:
 
I – É o Cristo ressuscitado quem nos justifica pela sua obra sacrificial.
II – A fé em Cristo como Filho de Deus é baseada na justificação, o que nos dignifica à salvação.
III – Os seres humanos podem se considerar justos diante de Deus haja vista sua natureza santificada.
IV – A doutrina da justificação está fundamentada em Cristo, que injustamente recebe os castigos de nossos
pecados em nosso lugar.
 
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I e IV apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
2ª QUESTÃO
Unicesumar - Ensino a Distância https://studeo.unicesumar.edu.br/
1 of 8 03/07/2022 21:49
Uma outra definição, como a de Van Pelt, com pequenas variações, é geralmente usada: “um termo rabínico
significando a divina voz, audível ao homem e desacompanhada de uma visível manifestação da divindade”
(PELT. In: BROMILEY, 1980, v. 1, p. 438-439). Ao que parece, esse “eco” tendeu a ser explorado como um meio
de se decidir em questões de difícil interpretação da Lei; daí a insistência do Rabino Josué (c. 100 AD) em
enfatizar a supremacia da Lei escrita, sendo essa questão debatida entre as escolas de Shammai e Hillel.
(Veja BETZ/. In: KITTEL; FRIEDRICH, 1982 (Reprinted), v. 9, p. 288-290; PELT. In: BROMILEY, 1980, v. 1, p. 439a;
HELMBOLD. In: TENNEY, 1982, v. 1, p. 492. No Talmude as referências à “Bath Kol” são inúmeras
COSTA, Hermisten Maia Pereira da. Teologia Sistemática II. Reimpressão Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Analise as afirmações a seguir:
I – No período entre os dois testamentos, a maioria judaica acreditava em um abandono do Espírito Santo
causada pelo pecado das pessoas.
II – A união de gentios e judeus se dá através da diáspora, isso pela ação do Espírito no tempo do Novo
Testamento.
III – O judaísmo do período interbíblico entendia que possuir o Espirito de Deus era uma marca dos profetas
genuínos
IV – O judaísmo no Antigo Testamento não acreditava em uma ação do Espírito de Deus através de alguém.
 
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
I apenas.
I e III, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III apenas.
3ª QUESTÃO
Unicesumar - Ensino a Distância https://studeo.unicesumar.edu.br/
2 of 8 03/07/2022 21:49
A Cristologia consiste na compreensão da Igreja a respeito da Pessoa e Obra de Cristo. Na Eclesiologia,
deparamo-nos com o estudo concernente ao Corpo de Cristo, do qual somos parte integrante. Na Teologia
Reformada, essa compreensão – Cristológica e Eclesiológica – é buscada na Palavra de Deus em submissão
ao Espírito, considerando, também, as contribuições formuladas pela igreja ao longo da história.
COSTA, Hermisten Maia Pereira da. Teologia Sistemática II. Reimpressão Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
 
Analise as asserções a seguir e a relação entre elas:
 
I – A compreensão reformada da cristologia consiste na atribuição esforçada a Jesus daqueles valores que
acreditamos serem pertencentes a Ele.
PORQUE
II – Essa percepção cristológica da confissão reformada não está baseada em qualquer tipo de
reconhecimento, aceitação incondicional da reivindicação de Cristo.
 
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
As asserções I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
A asserção I é falsa e II é verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
4ª QUESTÃO
O Espírito Santo não é Deus como tal; pois Deus não é só Espírito Santo, mas também Pai e Filho. ‘O Espírito
Santo’ designa esta distinção em virtude da qual Deus se relaciona com o Pai e com o Filho e é enviado por
eles para cumprir a obra de renovar os ímpios e santificar a igreja.
STONG, Augustus Hopkins. Teologia Sistemática. São Paulo: Hagnos, 2003, p.496.
A respeito da procedência do Espírito Santo, com base no seu aprendizado no material da disciplina, analise
as afirmações a seguir:
I – O Espírito Santo também é chamado de Espírito do Pai, ou Espírito do Filho.
II – A procedência do Espírito não condiciona sua posição a inferioridade das outras pessoas da Trindade.
III – Teologicamente falando, o Espírito Santo é uma criação de Deus.
IV – O Pai gerou o Espírito e o Filho desde a eternidade.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Unicesumar - Ensino a Distância https://studeo.unicesumar.edu.br/
3 of 8 03/07/2022 21:49
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III apenas.
IV apenas.
5ª QUESTÃO
O Antigo Testamento emprega a palavra rüah para “espírito”, sendo traduzida por “vento”, “espírito”, “alento”,
“hálito”, “sopro” etc. A ideia básica é de “ar em movimento” (Gn 2:7; Ex 10:13; Ex 10:19; Ex 14:21; Dt 32:11; Jó
1:19; Is 7:2) (PAYNE. In: HARRIS, 1981, v. 2, p. 836a.). Entretanto, “não é tanto o movimento por si que
desperta a atenção, mas sim a energia que semelhante movimento manifesta”. (KAMLAH. et al. In: BROWN,
1981-1983, v. 2, p. 124. “O pensamento implícito em rûah é que a ‘respiração’, com o movimento do ar que
ela acarreta, é a expressão externa da força vital inerente em todo o comportamento humano” (Idem,
Ibidem, p. 124). Por outro lado, recorrendo à figura do vento, podemos dizer que:
 
COSTA, Hermisten Maia Pereira da. Teologia Sistemática II. Reimpressão Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
 
Analise as asserções a seguir e a relação entre elas:
I – No Antigo Testamento temos maior evidência na ação do Espírito, Sua natureza, contudo, não é
detalhada.
PORQUE
II – O Espírito passa ser divino a partir de sua evidência no batismo de Jesus em forma de pomba e
definitivamente em sua manifestação na festa de Pentecostes através dos discípulos.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
A asserção I é verdadeira e a II é falsa
As asserções I e II são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
As asserções I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira
A asserção I é falsa e II é verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
6ª QUESTÃO
Unicesumar - Ensino a Distância https://studeo.unicesumar.edu.br/
4 of 8 03/07/2022 21:49
Na idade média, afim de construir a nova basílica de São Pedro em Roma, o então Papa Leão X permitiu a
venda de indulgências para financiar aquela obra. Esta indulgência prometia perdão de pecados a quem
tivesse tal documento, esta prática tornou-se tão abusiva a ponto de prometer perdão de pecados de entes
queridos presos no purgatório. Martinho Lutero na mesma época publicou “um sermão sobre a indulgência
e a graça”, ato que veio a resumir as 95 teses e culminar na reforma protestante. Em nossos dias, a prática de
“lotear o céu” voltou a moda, de maneira que alguns pastores do meio evangélico passaram a se valer de
elemento similares para financiamento próprio, este fato recente torna cada vez mais importante entender a
doutrina da salvação.
 
A respeito da doutrina da salvação, observe estas afirmações:
I – O ser humano precisa demonstrar que merece ser salvo através de boas obras.
II – A justificação da humanidade se dá mediante a fé em Cristo Jesus.
III – A fé genuína pressupõe abandonar a crença de quequalquer obra produzida por nós, produz salvação.
IV – A salvação da humanidade se dá mediante sacrifícios de ofertas e primícias realizadas apenas em favor
dos vivos.
 
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
7ª QUESTÃO
As exposições concernentes à Trindade estão relacionadas à compreensão equivocada da Pessoa de Cristo e
do Espírito Santo. O desenvolvimento da compreensão Cristológica, por parte da igreja, foi determinante na
evolução da teologia do Espírito Santo e esta contribui para aquela de forma retroalimentadora. (A duas
declarações seguintes refletem ao assunto: “É verdade que as controvérsias cristológicas que remontam ao
ano 360 não são no fundo mais do que uma consequência lógica das discussões sobre a fé trinitária”
(STUDER. In: BERARDINO, 2002, p. 1389).
COSTA, Hermisten Maia Pereira da. Teologia Sistemática II. Reimpressão Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Analise as afirmações a seguir:
I – Segundo Ário, o Filho foi criado primeiro pelo Pai e o Espírito Santo, por sua vez, foi criado por meio de
Jesus pelo Pai.
II – Os concílios de Nicéia e Constantinopla declaram nitidamente que o Espírito é Deus.
III – O Credo Niceno aponta a procedência do Espírito Santo tendo origem no Pai e Filho.  
IV – Ario afirmou diante de Eusébio de Nicomédia que a causa de sua perseguição era seu credo em um
Filho de Deus que tem início e um Deus pai sem qualquer início.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Unicesumar - Ensino a Distância https://studeo.unicesumar.edu.br/
5 of 8 03/07/2022 21:49
I, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
III e IV, apenas.
8ª QUESTÃO
Texto 1
A nossa palavra “Igreja” é uma tradução do grego ekklesia, que, no grego antigo, significava uma assembleia
de cidadãos convocados pelo pregoeiro; a assembleia legislativa (At 19:32; At 19:39; At 19:41). A palavra
ekklesia é formada por duas outras: ek (“fora de”) e kalew (“chamar”, “convocar”), significando: “chamar para
fora”.
 
COSTA, Hermisten Maia Pereira da. Teologia Sistemática II. Reimpressão Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
 
Texto 2
A igreja de Cristo, no seu sentido mais amplo é o conjunto de pessoas regeneradas em todos os tempos e
épocas, no céu e na terra (Mt. 16.18; Ef. 1.22,23; 3.10; 5.24,25; Cl. 1.18; Hb. 12.23). Neste sentido, a igreja é
idêntica ao reino espiritual de Deus; ambos significam a humanidade na qual Deus, em Cristo, exerce seu
verdadeiro domínio espiritual (João 3.3,5).
STRONG, Augustus Hopkins. Teologia Sistemática. São Paulo: Hagnos, 2003, p.633.
 
Analise as seguintes afirmações a respeito das significações do termo ekklesia:
 
I – O termo pode se referir a um conjunto de comunidades locais compostas por crentes em Cristo.
II – Uma das significações possíveis é a reunião daqueles que creem em Cristo em um mesmo lugar
específico com a finalidade de culto.
III – A unidade daqueles que professam a fé em Cristo em todo o mundo e que constituem a Igreja do
Senhor.
IV – A apresentação de ideias religiosas em um determinado formato com a finalidade de fazer prosélitos.
 
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I e II, apenas.
9ª QUESTÃO
Unicesumar - Ensino a Distância https://studeo.unicesumar.edu.br/
6 of 8 03/07/2022 21:49
A história da humanidade está repleta de “conversões”, fruto de uma consciência de seus erros, quer pelas
consequências de seus atos, a leitura de um livro, o testemunho de uma pessoa ou uma alegada “revelação”.
 
COSTA, Hermisten Maia Pereira da. Teologia Sistemática II. Reimpressão Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
 
A respeito da conversão, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:
 
I – A conversão é um ritual exclusivo do cristianismo, segundo a tradição cristã, através dessa ação o ser
humano é capaz de encontrar a redenção.
PORQUE
II – A conversão teológica e salvífica pode ser identificada pela mudança de vida evidenciada no abandono
juntamente com a transformação da natureza humana através do Espírito Santo.
 
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
A asserção I é verdadeira e a II é falsa
As asserções I e II são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira
As asserções I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira
A asserção I é falsa e II é verdadeira
As asserções I e II são falsas
10ª QUESTÃO
“O fundamento de nossa vocação é a eleição divina gratuita pela qual fomos ordenados para a vida antes
que fôssemos nascidos. Desse fato depende nossa vocação, nossa fé, a concretização de nossa salvação”
(CALVINO, 1998, (Gl 4:9), p. 128). Veja-se: MURRAY, 2010, p. 82-83). O instrumento ordinário determinado
por Deus para este chamado é o Evangelho, o qual compete à Igreja anunciar a todos as pessoas.
COSTA, Hermisten Maia Pereira da. Teologia Sistemática II. Reimpressão Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Analise as afirmações a seguir:
I – Deus é quem chama eficazmente os eleitos para a salvação.
II – A eficácia do chamado divino se dá pelo Espírito Santo que nos encoraja a uma vida reta.
III – O chamado à salvação se dá através da ação do ser humano mediante suas boas obras, conforme a
motivação de Lutero na Reforma Protestante.
IV – Deus usa o Evangelho como instrumento para chamar os que serão salvos para si.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Unicesumar - Ensino a Distância https://studeo.unicesumar.edu.br/
7 of 8 03/07/2022 21:49
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
Unicesumar - Ensino a Distância https://studeo.unicesumar.edu.br/
8 of 8 03/07/2022 21:49