Buscar

Cultura Brasileira Av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	
	Fechar
	Avaliação: CEL0467_AV2_201301933244 » CULTURA BRASILEIRA
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 201301933244 - DEISE LUCIA DE MEDEIROS 
	Professor:
	NADIA REGINA BARBOSA DA SILVA
	Turma: 9006/AF
	Nota da Prova: 3,5 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 0        Data: 07/06/2013 17:22:17
	
	 1a Questão (Cód.: 17129)
	2a sem.: Conceito de cultura
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	A respeito do conceito de 'cultura', só não é possível afirmar que:
		
	
	a palavra designa tudo que é fruto da ação humana, desde o plantio de alimentos até as inovações tecnológicas da era digital, passando por todas as obras artísticas e literárias existentes no mundo.
	
	a palavra designa tudo o que existe no mundo ao longo de todo o período da existência humana no planeta.
	
	a palavra designa o conjunto de tudo o que é artificial, bem como as modificações feitas pelo ser humano nas paisagens naturais.
	
	a palavra designa tudo aquilo que os mais diversos povos do mundo têm criado como seu patrimônio civilizatório ao longo dos séculos.
	
	a palavra designa tudo o que existe no mundo que resulte a ação humana.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 15632)
	3a sem.: Etnocentrismo
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Uma visão de mundo calcada no Etnocentrismo:
		
	
	Percebe a realidade a partir de valores e critérios do grupo social do qual o sujeito participa, desconsidera a alteridade e percebe os princípios culturais diferentes como inferiores ou incorretos.
	
	Está centrado na ideia de etnia e valoriza quaisquer encontros culturais que partilhem experiências concretas, tendo como eixo a relação multicultural e os desdobramentos dela advindos.
	
	Partilha a importância do encontro de etnias diferentes, tomando como princípio o respeito à alteridade e a valorização da diversidade.
	
	É liberal, alternativa e fundada em uma perspectiva humanista, a partir do reconhecimento de diferentes etnias e de suas configurações culturais.
	
	Centra-se na valorização do discurso da alteridade como o único válido, o que faz rever os princípios e valores de seu próprio grupo. 
	
	
	 3a Questão (Cód.: 15665)
	5a sem.: Intelectualidade
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Para Antonio Gramsci:
		
	
	Todo Homem capaz de frequentar a educação formal pode ser considerado como um intelectual, tendo-se em vista sua capacidade de interação social.
	
	O conceito de INTELECTUAL poderia ser associado à capacidade de manipulação dos membros da elite. Assim, o intelectual é um homem do poder hegemônico, sempre.
	
	Somente seriam intelectuais os membros capazes de acessar o poder e de divulgar as suas ideias para um número abrangente de pessoas.
	
	O conceito de INTELECTUAL configurar-se-ia em critérios de exclusão e de apropriação de bens culturais pela elite cultural de um dado país.
	
	O exercício da capacidade intelectual é inerente ao Homem; por isso, todo Homem poderia ser considerado um intelectual, mesmo se não cumprisse tal função formalmente na sociedade. 
	
	
	 4a Questão (Cód.: 15640)
	4a sem.: Cultura popular
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A ideia de CULTURA POPULAR:
		
	
	Opõe-se à de Cultura de massa, articulando-se a manifestações espontâneas que ratificam a visão de mundo de um grupo social.
	
	Deriva de uma concepção da arte como mercadoria, voltada para um mercado de consumo específico, produzida em grande número e descartável.
	
	Associa-se à simplificação e à superficialidade características de determinadas manifestações culturais dos grupos dominantes.
	
	Pode ser pensada como uma manifestação organizada e artificial de mecanismos de produção de memória.
	
	Liga-se a uma ideia de pureza intelectual e de essência do nacional, conforme as concepções contemporâneas.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 19178)
	8a sem.: Cultura Brasileira
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O mais famoso e importante quilombo formado pelos negros foi o:
		
	
	quilombo dos palmares
	
	Nenhuma das respostas acima
	
	quilombo dos mares
	
	quilombo dos mineiros
	
	quilombo dos portugueses
	
	
	 6a Questão (Cód.: 15716)
	9a sem.: Identidade
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Em CARNAVAIS, MALANDROS E HERÓIS, Roberto Da Matta estabelece um estudo muito interessante e complexo da sociedade brasileira. Podemos perceber neste estudo: 
		
	
	A percepção das duas frases como modos semelhantes de referência à legislação, excluindo quaiquer relações pessoais como forma de enfrentamento em situações problemáticas.
	
	A leitura da frase QUEM VOCÊ PENSA QUE É?, como expressão de um modo de vida antidemocrático e paternalista característico de uma cultura fundada em relações de subserviência e autoritarismo.
	
	A identidade entre as frases VOCÊ SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO? e QUEM VOCÊ PENSA QUE É?, ambas as expressões de uma cultura advinda de relações de dominação e desigualdade, marcada por paternalismo e clientelismo.
	
	A valorização da fala opressora do brasileiro, a partir da leitura da frase VOCÊ SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO? como um signo da força tropical expressa em relações de paternalismo e clientelismo típicas de sociedades de base agrária.
	
	A oposição entre as frases VOCÊ SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO? e QUEM VOCÊ PENSA QUE É?, sendo a primeira a expressão de uma cultura fundada nas relações de paternalismo e a segunda em uma visão igualitária dos direitos civis.
	
	
	 7a Questão (Cód.: 17130)
	7a sem.: o perfil da cultura brasileira
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Entre os aspectos determinantes para o perfil da cultura brasileira, NÃO podemos salientar:
		
	
	a predominância de traços indígenas sobre as matrizes africana e europeia, sobrepondo-se a herança autóctone às demais.
	
	a presença de turistas de vários continentes, que vêm contribuindo ao longo da nossa história para a nossa formação social.
	
	a presença de imigrantes de vários continentes, que vêm contribuindo ao longo de nossa história para a nossa formação social.
	
	a combinação de aspectos oriundos das matrizes africana, indígena e europeia, que se articulam de modo peculiar em nosso território.
	
	a presença de povos de vários continentes, que vêm contribuindo ao longo de nossa história para a nossa formação social.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 19185)
	2a sem.: Cultura Brasileira
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Dentre as opções abaixo sinalize a melhor que define identidade cultural:
		
	
	é uma configuração simbólica de caráter geral, a qual abrange todas as representações culturais vigentes, bem como as múltiplas manifestações nelas construídas.
	
	processo pelo qual duas ou mais culturas diferentes, em contato contínuo, originam mudanças importantes numa delas ou em ambas.
	
	conjunto vivo de relações sociais e patrimônios simbólicos historicamente compartilhados que estabelece uma comunhão de valores entre os membros de uma sociedade.
	
	conjunto dos valores materiais e espirituais criados pela humanidade, no curso de sua história, os quais congregam múltiplas perspectivas.
	
	é um tipo de manifestação cultural implantado pelo colonizador português durante o período colonial, caracterizado pela importação de bens culturais e pelo transplante de ideias.
	
	
	 9a Questão (Cód.: 45985)
	8a sem.: perfil do homem brasileiro
	Pontos: 0,5  / 1,5 
	Como o conceito de homem cordial em Sérgio Buarque de Holanda difere do conceito que o senso comum tem de cordialidade?
		
	
Resposta: Para o senso comum o homem cordial é um homem simpático que se envolve com o próximo ,e para o autor o homem cordial é um ser fechado e centrado em si.
	
Gabarito: vdf
	
	
	 10a Questão (Cód.: 45319)
	7a sem.: Formação étnica do povo brasileiro
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	Religiões africanas e sincretismo religioso
Quem trouxe o candomblé para o Brasil foram os negros que vieram como escravos da África. Entre eles se destacavam dois grupos: os bantos (que vinham de regiões como o Congo, Angola e Moçambique) e os sudaneses, que vinham da Nigéria e do Benin (e que são osiorubas, ou nagôs, e os jejes).
Porém, a religião oficial no Brasil era o catolicismo, trazido pelos brancos, de origem portuguesa. O candomblé - culto africano que se tornou afro-brasileiro - era encarado como bruxaria. Por isso era proibido e sua prática reprimida pelas autoridades policiais. Assim, os negros passaram a cultuar suas divindades e seguir seus costumes religiosos secretamente. Para disfarçar, identificavam seus deuses com os santos da religião católica. Por exemplo, quando rezavam em sua língua para Santa Bárbara, estavam cultuando Iansã. Quando se dirigiam a Nossa Senhora da Conceição, estavam falando com Iemanjá. Esse processo foi chamado de sincretismo religioso. (Heidi Strecker é filósofa e educadora.)
 
Retire  do texto acima exemplos de sincretismo religioso e comente-os. 
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: No texto temos: "quando rezavam em sua língua para Santa Bárbara, estavam cultuando Iansã. Quando se dirigiam a Nossa Senhora da Conceição, estavam falando com Iemanjá. "
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 03/06/2013 até 18/06/2013.
Parte inferior do formulário

Continue navegando