Buscar

parecer Ana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Ana Turma: Berçário 2
É com muita alegria que encerramos este primeiro semestre e estamos contentes pelo grande desenvolvimento da Ana. A adaptação da criança ao ambiente escolar, como se sabe, nada mais é que um momento de transição por meio do qual a criança, gradativamente, vai habituando-se a uma nova rotina longe dos familiares que têm como referência. É imperativo, portanto, que se respeite o seu tempo, para que adquira a compreensão desse processo e que se priorize a criação de vínculos entre a criança, suas professoras, seus colegas e os espaços. Dessa forma, a criança sente-se segura e acolhida. A adaptação da Ana foi intensa e ela ficou bem resistente nos primeiros dias não aceitando ficar na sala com os colegas, tendo a professora que sair da sala com ela para se acalmar. Após muita conversa, Ana se adaptou a rotina da turma interagindo com todos e se divertindo muito. Nota-se que é uma menina fascinante, muito esperta e observadora. Relaciona-se muito bem com seus colegas e professores, mostrando-se muito afetuosa, dando abraços e fazendo carinho em todos que são próximos a ela. Com relação às outras crianças e professoras da escola, fica um pouco tímida, observando de longe tudo o que está acontecendo. Ana já atende pelo seu nome e conhece o nome de todos seus colegas e professoras, sendo muito comunicativa. Expressa seus desejos e preferências através da fala e quando algo não agrada ela simplesmente fala “não”, mostrando seu descontentamento. Quando contrariada ela na maioria das vezes fica tranquila, mas as vezes chora tendo que ser acalmada pelas professoras que lhe explicam o motivo de estar sendo contrariada. Ana faz suas escolhas e as vezes costuma entrar em conflito para ter aquilo que deseja, usando de meios físicos com os colegas para conseguir o que deseja, tendo que as professoras interferirem. Costuma brincar com todos os brinquedos oferecidos, sempre muito contente, mostrando preferência em brincar no pátio da escola, sempre pedindo para a professora para irem para o local.
Estamos felizes com seu progresso, suas habilidades vêm melhorando a cada dia, está desenvolvendo sua linguagem compreensiva e expressiva através das interações e brincadeiras, entende e diferencia o sim e não, compreende e realiza com sucesso quando algo é lhe solicitado, Ana gosta muito de músicas, reagindo com muita alegria, dançando e se movimentando com os amigos, mas, não demonstra gosto em criar sons com os objetos, porém quando escuta uma música sua primeira reação é dançar, pois gosta muito. Ao realizarmos as atividades durante esse semestre, Ana demonstrou muito interesse e concentração. Nos ambientes e nas atividades propostas ela costuma observar e depois com o incentivo das professoras ela participa e explora cada detalhe, demonstrando gosto em trabalhar sozinha, mas isso não a impede de realizar os trabalhos em grupo. Nas rodinhas de músicas ela participa cantando todas as músicas com bastante alegria e na hora do conto ela presta muita atenção, observando todas as imagens, apresentando um pouco de medo em histórias com fantoches. Gosta muito das atividades com tinta e objetos riscantes, seus desenhos ainda não têm formas, seus rabiscos são coloridos e alegres. Já reconhece algumas cores, mas ainda está em fase de aprendizado referente aos números, quantidades e letras. Sabe-se que, as crianças passam por todas as etapas da motricidade durante a fase do berçário. Movimentos como engatinhar, sentar e andar vão se desenvolvendo através da influência de diversos fatores ambientais externos. Com o desenvolvimento da musculatura, a criança vai adquirindo o controle do seu próprio corpo. Assim os gestos vão ganhando mais sentido, fazendo-se importante adequar o espaço, dar amplitude e deixar a criança livre. Os movimentos da Ana são ágeis e harmoniosos, evidenciando boa motricidade ampla, engatinhando, caminhando e correndo de forma equilibrada. 
Sua alimentação é muito boa, as vezes é mais seletiva com o que quer comer, as professoras sempre incentivam e falam da importância dos alimentos para a saúde. Ana costuma comer com a ajuda das professoras, mas em alguns momentos já mostra autonomia para comer sozinha. Sua higiene é praticada com o auxílio das professoras, como lavar o rosto, boca e escovar os dentes, porém está sendo trabalhado a autonomia. Ana já limpa seu rosto e suas mãos com o papel. No soninho, somente dorme se a professora está do seu lado, após acordar não costuma dormir novamente. 
“O que as crianças aprendem não é resultado automático do que é ensinado. Pelo contrário, deve-se em grande parte à ação das crianças como consequência das suas atividades e dos nossos recursos.” (Loris Malaguzzi)
Enfim, Ana teve momentos significativos neste semestre, onde lhe foi propiciado diferentes oportunidades de interação com crianças, objetos e participou de um processo contínuo de muita aprendizagem, contribuindo para que tenha uma infância saudável e feliz.

Continue navegando