Buscar

PARECER JURÍDICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PARECER JURÍDICO
Requerente: EDELVANIA ANDRADE SANTOS
Ementa: ACIDENTE DO TRABALHO; DANO ESTÉTICO; DANOS MORAIS; PAGAMENTO FGTS; LEI Nº 8.213/91; ARTIGO 337; ART. 7º, DA CF, INCISO XXVIII.
Relatório: Edelvania era auxiliar de produção, em uma empresa em Poços de Caldas, Minas Gerais. A reclamante realizava a limpeza de um maquinário, quando teve sua mão esmagada pela máquina, onde acabou perdendo 100% dos movimentos da mão esquerda, e sua capacidade de trabalhar. A reclamante pede o pagamento de danos morais, danos estéticos, o pagamento do FGTS sobre as verbas referentes ao período no qual ficou afastada. A reclamante foi representada pelo escritório Ferreira Guimarães Advogados.
Fundamentação: Com base no ART. 7º, DA CF, Inciso XXVIII; Lei nº 8.213/91
Considera-se admissível a indenização, por dano moral e dano estético, cumulativamente, ainda que derivados do mesmo fato, quando este, embora de regra subsumindo-se naquele, comporte reparação material. Incidência da Súmula 37 do STJ que na sua redação traduz que: são cumuláveis as indenizações por dano material e dano moral oriundos do mesmo fato, indenizável é o dano estético (material) e o dano moral. Este pela dor e constrangimento impostos a autora, por culpa dos agentes, em face da lesão e da deformidade física que passou a portar, aquele pelo próprio defeito, anomalia que ostenta, como no laudo pericial descrito e reparável por uma nova cirurgia, a ser custeada pelo causador, constituindo-se, portanto, dano material. 
Em conformidade com a matéria seguem os julgados:
TRT13 . ATSum . Acidente de Trabalho . 0000146-79.2021.5.13.0013. 3º Vara do Trabalho de Campina Grande do Tribunal Regional do Trabalho 13º Região – Inteiro Teor.
TRT11. ATOrd . Acidente de Trabalho . 0000891-86.2020.5.11.0002 . 7º Vara do Trabalho de Manaus do Tribunal Regional do Trabalho da 11º Região – Inteiro Teor.
TRT2. ATOrd . Acidente de Trabalho . 1000387-25.2020.5.02.0613 . 7º Vara do Trabalho de São Paulo – Zona Leste do Tribunal Regional do Trabalho da 2º Região – Inteiro Teor.
Cumpre observar os artigos 186 do Código Civil que discorre sobre dano moral & art. 949 do Código Civil que discorre sobre dano material.
Conclusão: Com base nas alegações da Reclamante e das provas produzidas, o Reclamado será condenado ao pagamento de Danos Morais, Danos Estéticos e ao pagamento do FGTS pelo tempo que a Reclamante ficou afastada do trabalho.
É o parecer.
NITERÓI-RJ, 01/06/2022.
Nome do(a) Advogado(a)
OAB/RJ nº XXX XX X.

Continue navegando