Buscar

Correção Simulado de Técnicas De Educação Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Simulado de Técnicas De Educação Ambiental
Sua nota neste simulado 80
1ª) Na época da República (1889 a 1930), o Brasil baseava sua economia na monocultura cafeeira, neste contexto, a educação escolar não se revestia de grande importância e não despertava muito interesse, principalmente, para a maioria da população que se concentrava na zona rural; enquanto, por outro lado, as minorias, constituídas pelas classes média e operária emergentes, procuravam a escola por necessidade de ascensão social ou estabilidade econômica, através dos poucos empregos oferecidos nos centros urbanos. Deste modo, como era o cenário brasileiro de ensino da época?
Uma alta demanda educacional, baixo índice de analfabetismo e diferenças evidentes no perfil social de quem frequentava a escola.
Uma alta demanda educacional, alto índice de analfabetismo e diferenças evidentes no perfil social de quem frequentava a escola.
Uma baixa demanda educacional, alto índice de analfabetismo e diferenças evidentes no perfil social de quem frequentava a escola.
Uma baixa demanda educacional, baixo índice de analfabetismo e poucas diferenças no perfil social de quem frequentava a escola.
Uma baixa demanda educacional, alto índice de analfabetismo e poucas diferenças no perfil social de quem frequentava a escola.
2ª) O que é um ecocidadão?
Um cidadão preocupado com a ecologia.
Alguém que passa os seus princípios ecológicos para os outros.
Aquele que é consciente dos problemas ambientais, dos seus direitos e responsabilidades e dos benefícios da mudança de atitude.
Habitante da cidade que tem o direito de usufruir de seus direitos civis e políticos do Estado em que nasceu.
É alguém com consciência dos seus direitos ambientais.
3ª) (UNINTER) Leia o trecho a seguir: “Um outro elemento-chave a ser observado no projeto da escola primária republicana diz respeito ao papel assumido por essa instituição na formação do caráter e no desenvolvimento de virtudes morais, de sentimentos patrióticos e da disciplina na criança. Mensagens de caráter moralizante e cívico foram amplamente propagadas pela escola pública primária”. SCHUELER, Alessandra Frota Martinez de; MAGALDI, Ana Maria Bandeira de Mello, 2009, p. 45. O início do período republicano trouxe mudanças para o cenário educacional. Considerando esses elementos e o livro-base, assinale a alternativa correta:
Um dos fatos importantes do campo educacional na Primeira República foi a desestruturação dos grupos escolares, principalmente de São Paulo, e a extinção do ensino simultâneo.
O governo republicano despreocupou-se da construção de edifícios e instalações para o ambiente escolar, pois já havia excedente dos mesmos desde o período imperial.
As instituições escolares na Primeira República desvencilharam-se das noções eugenistas e racialistas oriundas dos períodos colonial e imperial e encerraram os preconceitos raciais existentes.
No início do século XX houve uma homogeneidade no campo das ideias educacionais com o domínio da orientação jesuítica para a organização do sistema de ensino nacional.
A escola na Primeira República influenciada pela lógica positivista do período se esforçava para moralizar e civilizar a população e estabelecer uma ordem social necessária para o progresso.
4ª) A sociedade e sua cultura definem os indivíduos como sujeitos do conhecimento e da ação, assim, toda expressão de violência reduz o indivíduo a uma condição de objeto, ou seja, um ser insignificante. Do ponto de vista da ética, este ser:
Não pode ser considerado um cidadão, mas sim um ser irracional, destituído de linguagem e liberdade.
Pode ser considerado um cidadão, um ser racional, constituído de linguagem e liberdade.
É dotado de vontade livre, capaz de interagir com a natureza.
É justo e deve ser colocado dentro da sociedade.
Usa sua capacidade de comunicação para interagir com a natureza.
5ª) Ao ecocidadão cabem direitos e deveres que fazem dele um ser planetário dentro da esfera natural, assim podem ser pontuadas as seguintes ações:
Economizar água, combater o aquecimento global, realizar e incentivar práticas de agricultura ecológica e garantir a poluição sonora e visual.
Reduzir o volume de lixo, tomar banhos demorados, poupar energia e cuidar dos animais.
Agir como um ecoturista, evitar a poluição sonora e visual, gastar energia e realizar e incentivar práticas de agricultura ecológica.
Economizar água, reduzir o volume de lixo, combater o aquecimento global e zelar pela flora.
Agir como um ecoturista, realizar e combater práticas de agricultura ecológica e garantir a poluição sonora e visual.
6ª) 20. O fim do Estado Novo se consolidou com a adoção da Constituição de 1946, que, ancorada aos fundamentos do liberalismo democrático, determinava: I. A obrigatoriedade do Ensino Primário. II. A volta do preceito constitucional de que “a educação é para poucos”. III. A legislação sobre as diretrizes e bases da educação nacional à União.
I e III estão incorretas.
II e III estão corretas.
II está incorreta.
I e II estão corretas.
Somente III está correta.
7ª) Em relação ao período colonial brasileiro, assinale a alternativa incorreta.
A população do Brasil, na época em que os jesuítas estiveram presentes no processo educacional brasileiro, trazia características bem opostas à Europa da época: presença da população nativa, da negra e da mestiça, ao lado da classe dominante representada pelo homem branco colonizador.
O ensino público no Brasil fora criado pelos jesuítas, seguindo os princípios missionários da Companhia de Jesus e, ao mesmo, tempo, a política colonizadora do rei de Portugal, D. Pedro III.
Após deixar no Brasil uma educação elitista, autoritária e fechada, os jesuítas foram expulsos, em 1759, com a Reforma Educacional do Marquês de Pombal.
Os jesuítas estiveram intensamente presentes no processo educacional brasileiro por quase dois séculos, o que propiciou a importação de formas e ideias dominantes da cultura medieval europeia para a nascente sociedade brasileira.
O ensino, excluindo-se a catequese que os jesuítas ministraram, durante a Colônia, foi de natureza humanista e completamente vinculado da realidade da vida colonial.
8ª) (FJG, 2008) A educação ambiental vive um momento histórico. A variedade de reflexões permite reconhecer diversidades e convergências. O processo atual de renomeação ou a diversidade de nomenclaturas atribuídas à educação ambiental, tais como: a ecopedagogia, a educação ambiental crítica, transformadora ou alfabetização ambiental, está diretamente relacionado:
À influência de tendências de áreas externas ao campo da educação ambiental como a gestão ambiental.
Ao modismo alcançado pela temática ambiental em diversas áreas de conhecimento, mas que não altera seu conteúdo.
Ao refinamento conceitual deste campo de conhecimento e o estabelecimento de fronteiras que dizem respeito às identidades internas.
À existência de uma “babel” de múltiplas educações ambientais que necessita de padronização.
À proposta de repensar a postura biocêntrica do homem sobre a natureza.
9ª) FJG – Rio, 2008) A Carta de Belgrado é um documento que estabelece seis objetivos da educação ambiental. São eles: conscientização, conhecimento, comportamento, competência, capacidade de avaliação, participação. Com base nestes objetivos, é correto afirmar que a educação ambiental deve:
Sensibilizar e informar os cidadãos para que eles discutam a solução dos problemas ambientais.
Transmitir conteúdos específicos e formar cidadãos conscientes e instruídos sobre a conservação da natureza.
Aplicar conceitos ecológicos da mesma forma em diferentes situações e momentos porque trata de questões universais.
Moldar os cidadãos a um modelo de vida baseado no menor uso dos recursos naturais renováveis.
Anunciar a possibilidade de degradação ambiental da Terra e dar ênfase à restauração dos sistemas ecológicos.
10ª) (Ibmec) Numa demonstração bastante evidente de que os problemas ambientais despertam enorme preocupação em todo o mundo, vários são os encontros realizados para tratar do tema, tais como a ECO-92,no Rio de Janeiro e a Rio+10, em Johanesburgo (África do Sul). Analise as seguintes afirmativas sobre as questões ambientais: I – A chamada “crise ambiental” atinge exclusivamente os países ricos, pois é uma consequência direta da produção industrial, praticamente inexistente nos países pobres; II – As últimas décadas do século passado conheceram uma série de propostas dos países ricos de superação dos problemas ambientais a partir de uma modificação da matriz energética, propostas estas que contaram com o apoio unânime do G-7; III – O aquecimento global, resultante do chamado “efeito estufa”, é um dos mais preocupantes problemas ambientais da atualidade, afinal ele deverá atingir todo o planeta. Assinale:
Se apenas a afirmativa I for correta.
Se apenas a afirmativa II for correta.
Se apenas a afirmativa III for correta.
Se as afirmativas I e II forem corretas.
Se as afirmativas II e III forem corretas.

Continue navegando