Buscar

RELAÇÕES SOCIAIS E CONFLITOS NA ESCOLA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova Online
- RELAÇÕES SOCIAIS E CONFLITOS NA ESCOLA
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
No início da colonização do Brasil, a educação era voltada para qual público?
a ) Inicialmente, a educação brasileira era ofertada para as donas de casa para que pudessem alfabetizar seus filhos.
b ) Inicialmente, a educação brasileira era ofertada para os jovens que quisessem ingressar nas indústrias metalúrgicas.
c ) Inicialmente, a educação brasileira era ofertada para as jovens das classes mais abastadas.
d ) Inicialmente, a educação brasileira era ofertada para os filhos das elites que não tinham dinheiro para viajar para a Europa.
 e ) Inicialmente, a educação brasileira era ofertada com o objetivo de catequizar os povos indígenas e alfabetizar os filhos dos colonos.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
As instituições de ensino não devem fundamentar-se somente em conteúdos curriculares, pois podem perder grandes oportunidades de possibilitar meios para que os estudantes se desenvolvam globalmente, além disso trabalhos educacionais que destoam das necessidades atuais podem:
a ) Atrair a atenção dos estudantes e evitar o desinteresse pela aprendizagem, fazendo com que aprendam mais e melhor, garantido que o que foi aprendido possa ser compartilhado.
b ) Formar cidadãos atualizados aptos para viver na sociedade atual, que compreendam as necessidades do outros e respeitem as diferenças culturais, econômicas e sociais.
c )Colaborar para o desenvolvimento de climas organizacionais desfavoráveis que podem desencadear desconforto entre seus integrantes, além de impedir a criação de ambientes harmoniosos e saudáveis.
d ) Melhorar a aprendizagem dos estudantes e, assim, evitar conflitos escolares que, em geral, são desencadeados quando professores desenvolvem atividades envolventes, que despertam o interesse dos estudantes.
e )Contribuir para a redução dos casos de indisciplina que ocorrem geralmente pelo trabalho centrado na realidade e nos interesses de crianças e adolescentes, possibilitando a participação de todos.
QUESTÃO 3
A Lei n. 15, de 1827, determinou a criação de Escolas de primeiras letras, em que estudantes mais avançados nos estudos se tornavam monitores dos demais. Entre os objetivos desse método estava:
 
a ) Disciplinar os estudantes, não deixando espaço para conversas.
b ) Preparar estudantes para entrar em universidades.
c ) Catequizar os povos indígenas.
d )Alfabetizar os adultos de todo o Brasil.
e ) Formar estudantes para enviá-los à Europa.
QUESTÃO 4
O Transtorno de oposição desafiante (TOD) se caracteriza por comportamentos negativos, hostis e desafiadores. De que modo essas características podem se manifestar?
a )Euforia, depressão, mania e imobilidade.
b )Fobia social, submissão, raiva e timidez.
c )Cumprimento de regras e ordens, solidariedade e mudança rápida de humor.
d )Desatenção, hiperatividade, tristeza e automedicação.
e ) Xingamentos, agressividade, destruição ou arremesso de objetos.
QUESTÃO 5
Quanto mais complexa for uma sociedade, mais regras ela terá. Como ocorre a imposição de regras na sociedade?
a )A imposição de regras envolve um conjunto complexo de teorias da complexidade e da epistemologia genética que foram desenvolvidas por pesquisadores como Edgar Morin e Jean Piaget.
b )A imposição de regras envolve um conjunto complexo de relações econômicas entre os países de primeiro mundo que buscam impor suas vontades aos países periféricos, ou do terceiro mundo, que não teriam condições de determinar suas próprias regras.
c )A imposição de regras envolve um conjunto complexo de situações, pois elas não são dadas naturalmente, mas construídas socialmente a partir das relações sociais concretas, partindo de pessoas ou grupos que possuem interesses de padronizar e legitimar determinada conduta.
d ) A imposição de regras envolve um conjunto complexo de legislações que devem ser cumpridas pelas camadas mais pobres da sociedade para manter a organização das cidades, pois os detentores do poder sabem o que é melhor para todos.
e ) A imposição de regras envolve um conjunto complexo de seres vivos, plantas e animais que buscam defender seus direitos e garantir a proteção ambiental em meio à destruição da natureza que vem ocorrendo nos últimos anos.
QUESTÃO 6
Um meio para resolver conflitos quem vem sendo utilizado por instituições diversas e até mesmo pelo poder judiciário é a mediação. Segundo a Lei Federal n. 13.140/2015, o que é mediação?
a ) Atividade que necessita da presença de um juiz para tomar decisões sobre conflitos escolares, sejam eles entre estudantes ou entre profissionais.
b )Atividade técnica exercida pelo juiz com poder decisório, escolhido pela justiça brasileira, que identifica o problema que está ocorrendo entre os estudantes e toma decisões pelas partes.
 
c )Atividade técnica exercida por terceiro imparcial sem poder decisório, que escolhido ou aceito pelas partes as auxilia e estimula a identificar ou desenvolver soluções consensuais para a controversa.
d ) Atividade que deve ser exercida exclusivamente por pessoas que fizeram concurso para atuar nos conflitos escolares ou nas instituições que atuam com crianças e adolescentes.
e ) Atividade exclusiva das instituições de ensino.
QUESTÃO 7
Os estudos de Jean Piaget, centrados nas estruturas cognitivas do ser humano, ou seja, em como o conhecimento se desenvolve, mostraram que:
a )Os sujeitos aprendem na interação com os meios físico e social, nos quais desenvolvem a comunicação, a mobilidade, a alimentação e a reação diante de acontecimentos do cotidiano.
b )Os sujeitos desenvolvem suas capacidades intelectuais mediante a consolidação das estruturas do pensamento, o que só ocorre por meio da interação com os adultos.
c )O conhecimento é inerente ao próprio sujeito que se desenvolve em quatro estágios (sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal) até a idade de ir para a escola.
d )Embora os sujeitos adquiram habilidades verbal e simbólica no estágio pré-operatório, é somente na fase da puberdade que a aprendizagem pode ser concretizada.
e )Os sujeitos aprendem a partir do momento em que são alfabetizados, pois é somente por volta dos 7 anos de idade que a criança está preparada para interagir com outros sujeitos.
QUESTÃO 8
O Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5) é considerado um documento de referência para o diagnóstico de transtornos mentais. O DSM-5 compreende que os aspectos culturais devem ser considerados para a realização de diagnósticos mais precisos. Por quê?
a )Porque existem limites econômicos e sociais que determinam o que é normal e patológico em relação a determinados comportamentos.
b ) Porque existem limites da complexidade e da hereditariedade que determinam o que é normal e patológico em relação a determinados comportamentos.
c ) Porque existem limites políticos e culturais que determinam o que é normal e patológico em relação a determinados comportamentos.
d )Porque existem limites geográficos e familiares que determinam o que é normal e patológico em relação a determinados comportamentos.
e ) Porque existem limites culturais, sociais e familiares entre o que é considerado normal e patológico em relação a determinados comportamentos.
QUESTÃO 9
O espaço escolar é o local onde ocorre a construção do conhecimento sistematizado, além disso, também se constitui como um ambiente propício à:
a ) Construção do saber, autonomia e de atitudes egocêntricas.
b )Construção do saber, desigualdade e de atitudes protagonistas.
c )Construção do saber, da indiferença e exclusão social.
d )construção do saber, autonomia e desenvolvimento de atitudes protagonistas.
e ) Construção do saber, da impaciência e da discórdia.
QUESTÃO 10
Quais são as principais características do Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)?
a ) Hiperatividade, preguiça, sonolência e falta de iniciativa.
b ) Impulsividade, depressão, ataque de fúria e tentativa de convencimento.
c ) Desatenção, desorganização e hiperatividade ou impulsividade.d ) Desatenção, tristeza, fome e dor.
e ) Desorganização, falta de apetite, vingança e oposição.
Parte inferior do formulário

Outros materiais